Apresentação

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) completa 38 anos em 2018 e é, atualmente, uma das principais responsáveis pela difusão do saber e formação de profissionais no interior da Bahia e Norte de Minas Gerais, sendo uma das principais referências de Ensino Superior do Norte/Nordeste brasileiro. Além de ofertar dezenas de cursos de graduação presencial e semipresencial, a Uesb também possibilita o ingresso em cursos de pós-graduação, como especializações, mestrados e doutorados, de qualidade reconhecida em todo o Brasil.

A Instituição oferece cursos que visam atender às demandas sociais com relação ao ensino de graduação. Anualmente, mais de três mil vagas, distribuídas em 47 cursos de graduação, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, são ofertadas pela Uesb. Metade das vagas é oferecida por meio do Vestibular anual da Instituição. A outra metade é disponibilizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Governo Federal, que leva em conta o desempenho obtido pelos estudantes através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A cada semestre, a Universidade forma centenas de profissionais de nível superior, pesquisadores e professores nos mais variados ramos do conhecimento. A graduação da Uesb em Licenciatura abrange quase todas as áreas para a formação de professores da Educação Básica e atende todas as áreas do conhecimento através dos cursos de Bacharelado: Humanidades e Artes; Ciências Sociais, Negócios e Direito; Ciências, Matemática e Computação; Engenharia, Produção e Construção; Agricultura e Veterinária; e Saúde e Bem-Estar Social.

Nos últimos anos, a Universidade vem trabalhando para consolidar-se também no âmbito da Pós-Graduação. A Uesb ampliou o número de Programas de Pós-Graduação stricto sensu: atualmente, a Instituição oferece 21 cursos de Mestrado e seis cursos de Doutorado. Além disso, disponibiliza cursos de Pós-Graduação lato sensu. Na última década, mais de 60 Especializações foram ofertadas.

Cumprindo o seu papel de ser um espaço de produção de conhecimento, ações relacionadas à inovação e à pesquisa científica vêm crescendo dentro da  Universidade, com a implantação de política de incentivo a ideias inovadoras. Nesta mesma direção, caminha a política de mobilidade estudantil, que vem incentivando muitos alunos a buscarem novas experiências acadêmicas em outras instituições, principalmente, do exterior.

Buscando o desenvolvimento social, a Universidade fortaleceu as atividades extensionistas, atingindo, nos últimos anos, mais de um milhão de pessoas. Por meio da interação com a comunidade, a Uesb propaga conhecimento e possibilita formação humanizada aos seus alunos. A Instituição também conta com políticas relacionadas ao acessos, inclusão e permanência estudantil. São destaques: o Sistema de Cotas, o Programa de Assistência Estudantil e o Atendimento Educacional Especializado.

Para melhor atender à comunidade acadêmica, a Uesb vem ampliando sua infraestrutura, com o aumento de novos espaços e edificações. Com uma área de 1110.543,21 m², a Universidade possui uma estrutura organizada em mais de 70 setores acadêmicos, 166 salas de aula e 218 laboratórios. Com o objetivo de dar melhores condições para que o ensino e a aprendizagem aconteçam de forma plena, as salas têm quadro de vidro, internet livre, equipamentos multimídia e ar-condicionado.

A qualificação do corpo técnico administrativo e do corpo docente é outro grande destaque da Uesb. Profissionais capacitados contribuem para que a Universidade seja reconhecida nacionalmente. Números, como o Índice Geral de Cursos (IGC), que coloca a Uesb entre as melhores Instituições de Ensino Superior do país, é mais um importante indicador positivo que comprova isso. Desde 2014, a Uesb mantém conceito 4, demonstrando a qualidade do ensino ofertado pela Uesb, tanto na graduação como na pós-graduação.