Por dentro da Uesb: Laboratórios são essenciais na formação do estudante

Por Gabriel Góes – Publicada em: 16 de abril de 2024

Simular, testar, experimentar e ensaiar são atividades que podem ser realizadas nos laboratórios, espaços educativos que utilizam da ciência para a formação do estudante. Na Uesb, entre os campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, estão distribuídas mais de 200 dessas instalações, desempenhando funções estratégicas na Instituição. Nelas, são realizadas a maioria das atividades de pesquisa e extensão, sempre fortalecidas pela infraestrutura técnica e científica.

Na Universidade, esses ambientes também podem ser utilizados por demandas externas, como, por exemplo, análises de água, alimentos, solos, classificações de café, parasitas de plantas e animais, entre outros serviços que podem ser oferecidos para a comunidade.

Apoio à pesquisa

Por meio da Resolução do Conselho Universitário, foi regulamentada a concessão de apoio financeiro para execução de projetos e ações de desenvolvimento do ensino, da pesquisa, extensão e da inovação tecnológica. A participação do estudante em ações como essas permitem o fortalecimento e o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais, com a oportunidade de experimentar e manipular conceitos técnicos transmitidos em sala de aula.

Estrutura

Os Laboratórios ficam sob a responsabilidade dos seus departamentos, divididos em áreas de conhecimento. Esses setores são responsáveis por acompanhar o andamento das atividades, bem como a atuação dos professores em cada função, que pode ser exercida também no laboratório. Os discentes possuem o acesso a esses locais por meios dos projetos de pesquisas desenvolvidos ou, ainda, pela necessidade da utilização por ementa das disciplinas.

O intermédio entre esses espaços científicos e a coordenação da Universidade é realizado pela Assessoria de Laboratórios (AssLab), que desempenha funções como: a manutenção de materiais a serem fornecidos, agendamento e recolhimento dos resíduos químicos e biológicos produzidos, alinhar as propostas de trabalho entre os três campi em relação à necessidade de infraestrutura. É por conta dessa rede de apoio que se dá a formação qualificada de profissionais da Universidade.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato com as Coordenações de Laboratórios dos campi de Itapetinga, pelo telefone (77) 3261-8697 e e-mail colabit@uesb.edu.br; Jequié, por meio do (73) 3528-9687 e do clabjq@uesb.edu.br, e Vitória da Conquista, pelo (77) 3425-9333 e através do e-mail asslab@uesb.edu.br.

Mais Informações

Laboratórios
Serviços Prestados
Formulários e Requerimentos