ORIENTAÇÕES AO PESQUISADOR

Todos os trâmites que envolvem a submissão dos projetos são realizados online na Plataforma Brasil. Para realizar a submissão é necessário que o pesquisador realize o cadastro, com o perfil de pesquisador, na plataforma, onde fornecerá alguns dados pessoais.

 

Para mais informações sobre o preenchimento e o trâmite de seu projeto de pesquisa, favor consultar os Manuais de Instruções.

 

A todo protocolo de pesquisa deve corresponder um pesquisador responsável perante o CEP e a instituição, mesmo que seja realizado por uma equipe.

Em projetos multicêntricos deve haver um pesquisador responsável em cada local onde será realizada a pesquisa. A ele compete coordenar e realizar o estudo, zelar pela integridade e bem-estar das pessoas pesquisadas (sujeitos da pesquisa).

A submissão do projeto a um CEP independe do nível da pesquisa, se um trabalho de conclusão de curso de graduação, se de iniciação científica ou de doutorado, seja de interesse acadêmico ou operacional, desde que dentro da definição de “pesquisas envolvendo seres humanos”.

 

IMPORTANTE!

O Pesquisador responsável, na graduação, é o professor orientador de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e de IC (Iniciação Científica). Para a inclusão do aluno como assistente de pesquisa, o próprio aluno deverá fazer o seu cadastro na Plataforma Brasil.
OBS: Alunos de graduação não podem cadastrar o projeto de pesquisa, somente o Pesquisador responsável.
O Pesquisador responsável, na Especialização, no Mestrado e no Doutorado é o próprio aluno.

 

O prazo para a submissão dos projetos na Plataforma Brasil segue conforme a AGENDA de reuniões mensais.