UESB VIRTUAL

CEAD amplia oferta de cursos na modalidade de EaD na UESB
11 de maio de 2023

Diante das demandas por oferta de cursos na modalidade de educação à distância, o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) tem buscado ampliar a oferta de vagas dos cursos existentes e de novos cursos na modalidade a distância para atender a comunidade. Atualmente o CEAD oferta quatro cursos de graduação, a saber: licenciaturas em Pedagogia, Ciência da Computação, Matemática e Física. São ofertados ainda três curso de pós-graduação lato sensu, sendo eles: Gestão Pública Municipal; Gestão em Saúde e Mídias na Educação.

Com base na publicação do Edital 09/2022 da UAB/Capes serão ofertadas novas turmas para os cursos de licenciatura em Matemática, Física e Pedagogia. Além desses, o referido edital também aprovou as propostas para a oferta da licenciatura em Geografia e do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e das especializações em Gestão Educacional e em Ensino de Matemática. A oferta desses cursos está condicionada à aprovação dos projetos pedagógicos pela Uesb.

O início da Educação a Distância na UESB

A Educação a Distância (EaD) na UESB teve início em 2006, mediante consórcio firmado com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para a oferta do curso de Licenciatura em Física. Na ocasião foram disponibilizadas 90 vagas para o Estado da Bahia, em dois polos de apoio presencial situados nas cidades de Jequié e Vitória da Conquista. Em 2007, através da parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), Secretaria de Educação a Distância (SEED), e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a UESB ofereceu a Especialização Lato Sensu Mídias na Educação, representando a primeira iniciativa para formação continuada de professores em exercício na Educação Básica. O curso foi ofertado em três edições no formato modular e contou com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), contemplando diversos municípios dos Territórios de Identidades atendidos pela Universidade.

O credenciamento da UESB na modalidade de educação a distância aconteceu quatro anos depois, em 2010, através da Portaria de Nº 1.369, de 7 de dezembro de 2010, passando a integrar o Programa Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Entre os anos de 2010 a 2022, o setor de educação a distância da UESB continuou ofertando diversos cursos, não somente na forma de Especialização Lato Sensu, como também na forma de Extensão e Graduação, respondendo positivamente a uma demanda de, aproximadamente, 5 mil alunos cursistas beneficiados pela modalidade a distância.

Compõe o rol de ofertas da UESB, na modalidade EaD, os cursos de Licenciaturas em Física, Matemática, Pedagogia e Ciência da Computação, bem como os cursos de Especialização em Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde, Mídias na Educação, Matemática no Ensino Médio e Sociologia no Ensino Médio, conforme dados apresentados no Quadro 01 abaixo.

Cursos EaD de Graduação e Pós-graduação Ofertados na UESB

Fonte: Sisuab 10.2022

Previsão de novas ofertas: Propostas aprovadas pelo Edital 09/2022 da Capes

Fonte: Edital 09.2022 – UAB/Capes

Observação: Segundo o Edital 09/2022, os cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação,  só terão inicio após aprovação nas devidas instâncias da UESB do, respectivo, Projeto Político e Pedagógico – PPC.

Copyright 2020 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

O conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do setor.
EaD UESB