UESB VIRTUAL
UESB VIRTUAL

Mais Notícias


CEAD amplia oferta de cursos na modalidade de EaD na UESB
11 de maio de 2023

 

Diante das demandas por oferta de cursos na modalidade de educação à distância, o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) tem buscado ampliar a oferta de vagas dos cursos existentes e de novos cursos na modalidade a distância para atender a comunidade. Atualmente o CEAD oferta quatro cursos de graduação, a saber: licenciaturas em Pedagogia, Ciência da Computação, Matemática e Física. São ofertados ainda três curso de pós-graduação lato sensu, sendo eles: Gestão Pública Municipal; Gestão em Saúde e Mídias na Educação.

Com base na publicação do Edital 09/2022 da UAB/Capes serão ofertadas novas turmas para os cursos de licenciatura em Matemática, Física e Pedagogia. Além desses, o referido edital também aprovou as propostas para a oferta da licenciatura em Geografia e do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e das especializações em Gestão Educacional e em Ensino de Matemática. A oferta desses cursos está condicionada à aprovação dos projetos pedagógicos pela Uesb.

 

O início da Educação a Distância na UESB

 

A Educação a Distância (EaD) na UESB teve início em 2006, mediante consórcio firmado com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para a oferta do curso de Licenciatura em Física. Na ocasião foram disponibilizadas 90 vagas para o Estado da Bahia, em dois polos de apoio presencial situados nas cidades de Jequié e Vitória da Conquista. Em 2007, através da parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), Secretaria de Educação a Distância (SEED), e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a UESB ofereceu a Especialização Lato Sensu Mídias na Educação, representando a primeira iniciativa para formação continuada de professores em exercício na Educação Básica. O curso foi ofertado em três edições no formato modular e contou com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), contemplando diversos municípios dos Territórios de Identidades atendidos pela Universidade.

O credenciamento da UESB na modalidade de educação a distância aconteceu quatro anos depois, em 2010, através da Portaria de Nº 1.369, de 7 de dezembro de 2010, passando a integrar o Programa Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Entre os anos de 2010 a 2022, o setor de educação a distância da UESB continuou ofertando diversos cursos, não somente na forma de Especialização Lato Sensu, como também na forma de Extensão e Graduação, respondendo positivamente a uma demanda de, aproximadamente, 5 mil alunos cursistas beneficiados pela modalidade a distância.

Compõe o rol de ofertas da UESB, na modalidade EaD, os cursos de Licenciaturas em Física, Matemática, Pedagogia e Ciência da Computação, bem como os cursos de Especialização em Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde, Mídias na Educação, Matemática no Ensino Médio e Sociologia no Ensino Médio, conforme dados apresentados no Quadro 01 abaixo.

 

Cursos EaD de Graduação e Pós-graduação Ofertados na UESB

 

Fonte: Sisuab 10.2022

 

Previsão de novas ofertas: Propostas aprovadas pelo Edital 09/2022 da Capes

 

Fonte: Edital 09.2022 – UAB/Capes

Observação: Segundo o Edital 09/2022, os cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação,  só terão inicio após aprovação nas devidas instâncias da UESB do, respectivo, Projeto Político e Pedagógico – PPC.

 

Copyright 2020 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

O conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do setor.
EaD UESB