UESB VIRTUAL

A democratização do conhecimento no Ensino a Distância da Uesb
29 de agosto de 2023

A democratização do conhecimento no Ensino a Distância da Uesb

O Ensino à Distância (EaD) oferecido pela Uesb tem desempenhado um papel importante na democratização do acesso ao conhecimento e na capacitação de professores. O mundo globalizado possibilitou avanços no modo como as sociedades se relacionam e o acesso às tecnologias digitais causou mudanças também no modo como se transmite a educação.

Embora a era digital seja um evento recente, o conceito de EaD é datado, no Brasil, desde 1904, quando, através das chamadas escolas internacionais, eram oferecidos cursos por correspondência. No país, a Lei nº 9.394/96, instaurada em 1996, tornou oficial o EaD para todos os níveis de ensino. A modalidade foi capaz de proporcionar a democratização ao conhecimento.

O EaD oferecido pela Uesb tem desempenhado um papel importante na democratização do acesso ao conhecimento e na capacitação de professores.

Na Uesb, a Coordenação de Educação, responsável pelo sistema EaD nos campi, tem como finalidade o auxílio no desenvolvimento das atividades educativas a distância, presencial e semipresencial em diversas áreas do conhecimento.  Para o Coordenador Administrativo EaD/UESB e Coordenador Geral Universidade Aberta do Brasil (UAB/UESB), José Carlos Martins Oliveira, o ensino a distância proporciona uma importante característica distinta do modelo presencial: a flexibilidade.

Nessa modalidade, o discente pode definir o seu horário de estudo de acordo com a sua rotina; comodidade e segurança, e o estudante não precisa sair de casa para assistir às aulas. Outra característica é que o modelo semipresencial contribui com uma economia para o aluno no gasto com deslocamento. Estudantes de zonas rurais, por exemplo, passaram a ter a oportunidade de acessar o conteúdo presente em instituições de ensino das cidades.

O aumento de ingressantes no Ensino a Distância, entre 2011 a 2021 foi de 471%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Isso explica as possibilidades da flexibilidade do EAD, o que reflete na vida de alguns discentes. Estudante do curso de Licenciatura em Matemática, Cananda Brito é um desses exemplos. Em um breve relato sobre a sua história e as motivações para realizar o curso, a aluna revelou que sempre foi uma amante dos números, desde o Ensino Fundamental, e que o costume em ensinar os colegas foi um dos principais agentes motivadores para trabalhar em sala de aula.

Com o Ensino à Distância (EaD), Cananda Brito pode concluir o curso superior de Licenciatura em Matemática e trabalhar ao mesmo tempo.

Cananda também acredita que a possibilidade do Ensino a Distância facilita para conciliar os estudos com o próprio trabalho, além de realizar um sonho em estudar na Uesb. Ela explica que trabalha oito horas por dia. “Se eu fosse fazer presencial, eu teria que largar o meu trabalho. Então, como eu faço o EaD, eu posso trabalhar e realizar um sonho. Hoje, eu realizo um sonho, que é fazer Uesb”, explicou.

“Se eu fosse fazer presencial, eu teria que largar o meu trabalho”, explica Cananda.

Coordenador e professor do curso de Licenciatura em Pedagogia, Wermerson Meira, que está à frente do curso de Pedagogia EaD, desde 2016, afirmou que as turmas vêm avançando quantitativamente. “Nós já concluímos uma turma em 2020 com 27 alunos. A entrada era 40, então, nós conseguimos ultrapassar a metade, 50% de aprovados.” No mesmo período foi ofertado o curso de Pedagogia em mais oito polos e atualmente são 162 discentes que estão ativos no curso.

Para aqueles que possuem o interesse na modalidade EaD, os candidatos devem aguardar a publicação de um edital próprio para o processo seletivo dos seguintes cursos: licenciatura para docentes do ensino básico, que não possuem formação superior; segunda licenciatura, destinada aqueles que possuem licenciatura em área distinta de sua atuação em sala de aula; formação pedagógica, para professores da rede pública de educação básica que possuem curso superior, sem habilitação em licenciatura.

O crescimento do Ensino Semipresencial tem contribuído para o acesso à educação superior no Brasil, permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de se capacitar e se qualificar. Na Uesb, essa modalidade educacional tem se mostrado uma ferramenta importante para a democratização do conhecimento e a formação de professores, contribuindo para o desenvolvimento educacional do país.

Informações sobre essa modalidade na Uesb, pode ser obtida aqui.

Copyright 2020 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

O conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do setor.
EaD UESB