Como publicar

 

FORMAS DE PUBLICAR

I – Concurso Público de Obras Artístico-Literárias da UESB (Prêmio Professora    Zélia Saldanha)

O Concurso para publicações de obras artístico-literárias da UESB, instituído no ano de 1999, tem por objetivo difundir obras inéditas, em língua portuguesa, de autores naturais e/ou domiciliados na Mesorregião Centro-Sul da Bahia. Poderão ser selecionadas, anualmente, para produção, divulgação e publicação, com recursos da UESB, 04 (quatro) obras literárias, sendo uma para cada modalidade a seguir especificada: a) literatura infantil ou infantojuvenil; b) contos ou crônicas; c) romance ou dramaturgia;
d) poesia.

Requisitos para participação:  é aberto a todos os literatos e pesquisadores da área de cultura e arte, naturais e/ou domiciliados na Mesorregião Centro-Sul da Bahia.

 

II – Livros técnico-científicos

Quando o período de inscrição estiver em vigor, as propostas de publicação de livros deverão ser encaminhadas para a Edições UESB, pessoalmente ou pelos protocolos dos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, da seguinte forma:

 

Ficha de Inscrição*

Cópia

Nº de páginas

(limite)

Nomes de autores ou organizadores

Duas vias
Uma cópia encadernada em espiral ou semelhante e uma em CD-ROM
170 (cento e setenta)
Não pode constar em nenhuma parte da obra.

* Formulário disponível para os itens II e III no link Editais.

Observações:

a)  Nesta fase de submissão não serão aceitos dedicatória, agradecimentos ou outro texto que possa revelar nomes que identifiquem a autoria da proposta;

– Enviar para o e-mail da Edições UESB: edicoesuesb@uesb.edu.br o sumário da obra.

 

ORIENTAÇÃO EDITORIAL (PARA OS PROJETOS DE LIVROS SELECIONADOS)

 

Serão publicados trabalhos inéditos, de caráter técnico-científico, em volume único, oriundos ou não de teses ou de dissertações.

No caso de livros coletivos, os originais devem apresentar todos os textos completos. É importante frisar que a obra coletiva deve apresentar uma padronização no que tange à redação dos textos, ao uso de notas bibliográficas e de rodapé, à apresentação dos autores, além de uma disposição equilibrada dos textos, evitando-se a constituição de um mosaico de textos de temáticas afins. Também é recomendável, quando for possível, a elaboração (pelo organizador da coletânea) de uma bibliografia unificada, comum a todos os capítulos, que deverá substituir as bibliografias isoladas.

Os trabalhos que concorrerão à publicação deverão ter passado por cuidadosa revisão de linguagem, geralmente efetuada por especialista da área. As cópias dos textos não devem conter informações que possam identificar os autores. Os trabalhos serão remetidos a consultores/pareceristas externos, mantidos no anonimato.

A Edições UESB não publica livros no formato originalde dissertação ou tese. Tais produções deverão ser reformuladas pelo autor antes de serem submetidas à apreciação editorial. Na transposição da dissertação ou tese para o formato livro, os autores deverão preocupar-se em apresentar um texto fluido, mas enxuto no que tange às referências bibliográficas e notas de rodapé, com redação uniforme. É preciso que se leve em conta que a dissertação ou tese são textos elaborados, a priori, para serem lidos e julgados por pesquisadores altamente especializados na temática desenvolvida nas pesquisas. O livro, além de buscar um público mais amplo, deve apresentar um posicionamento do autor e não mais uma opinião a ser julgada por uma banca. Nesse sentido, comentários que poderiam parecer óbvios para os especialistas a quem a tese ou dissertação se destina — e que não constariam dela — devem, necessariamente, ser incluídos em um livro. Por outro lado, citações, referências ou digressões — colocadas em uma tese ou dissertação para demonstrar erudição ou domínio sobre esta ou aquela bibliografia mais especializada — são desnecessárias em um livro.

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

 

Estrutura do texto

Os trabalhos deverão ser apresentados com:

– entrelinhas: 1,5

– fonte: Times New Roman, tamanho 12

– margens: 2,0

– tamanho do papel: A4

 

Notas e referências

As notas explicativas e de rodapé deverão ser digitadas em tamanho 10.

As referências deverão aparecer no final do texto ou ao final de cada capítulo em se tratando de coletânea.

O sistema de citação é por autor-data e as notas de rodapé deverão ater-se às explicações essenciais para a compreensão do texto. Todas as fontes citadas no trabalho deverão ser referenciadas no final, obedecendo-se às normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 10520), tomando-se, por exemplo, as indicações abaixo:

 

Ex. 1: (Silva, 1993)

Ex. 2: Segundo Ferreira (1910)…

 

Citações no texto, até três linhas, deverão aparecer entre aspas. Citações que excederem três linhas deverão ser destacadas em fonte tamanho onze, em espaço simples, e alinhadas à direita, com recuo de quatro centímetros.

Tabelas, quadros, figuras e gráficos, enumerados sequencialmente, deverão ser feitos em preto e branco, de acordo com as normas em vigor.

 

PRODUÇÃO

 

Uma vez aprovada pelo Comitê Editorial, a obra é incluída na programação da Edições UESB. O autor é notificado da decisão da publicação do livro, o que deverá ocorrer num prazo mínimo de seis meses e máximo de 18 meses após sua inclusão no planejamento editorial, a depender da disponibilidade da Editora.

 

Composição e capa

 

A composição da obra, inclusive criação da capa, editoração, definição de formato, entre outros procedimentos técnicos, será de responsabilidade da Edições UESB. Nesse sentido, é recomendável que o proponente procure a Edições UESB para subsídios e sugestões antes de providenciar quaisquer serviços, sobretudo aqueles relacionados à arte da capa.

 

Utilização de imagens

 

As imagens e fotos gravadas em CD-ROM deverão, em função de tratamento posterior, ser entregues em extensão jpeg ou tiff, no formato 100%, com, no mínimo, 300 dpi de resolução. Caso o responsável assim deseje, as imagens poderão ser escaneadas diretamente pela Edições UESB, bastando entregar os originais à Editora. Também será de responsabilidade do proponente a verificação quanto a eventuais direitos autorais relativos às imagens. Caberá à Edições UESB decidir a melhor técnica de impressão das imagens no livro, em função dos custos e de uma avaliação custo-benefício.

Ver modelo do Edital de 2013 no link Editais.

 

III – Livros técnico-científicos em coedição ou em parcerias com outras instituições

 

OBS.: Edital específico publicado anualmente. Seguem abaixo linhas gerais dessa modalidade.

Refere-se a publicação de obras que, em função de cronograma e/ou disponibilidade de recursos, serão assumidas parcialmente pela Edições Uesb e publicadas com a participação de um ou mais parceiros editoriais.

Caberá ao responsável pela obra estabelecer os primeiros contatos com o futuro parceiro da Edições Uesb, que deve ser indicado no ato da inscrição.

 A Edições Uesb aceita como parceiros coeditores e/ou patrocinadores, instituições que possam se configurar como pessoa jurídica, ou órgãos e programas da própria Uesb.

O fechamento da negociação deverá ficar a cargo da Edições Uesb que definirá, juntamente com a instituição parceira, as cotas de exemplares para cada instituição e autores, a divisão das tarefas de editoração e composição, o projeto gráfico e demais procedimentos a serem estabelecidos entre as partes.

Ver Edital de 2013 no link Editais.

IVRegulamento Nº 02 – Da publicação de livros custeados pelo(s) autor(es), organizador(es) e/ou órgãos financiadores. Ver no link Editais.