PRAZO PARA SUBMISSÃO PRORROGADO
Período: 15/09/24 à 03/11/24
Data final para divulgação dos trabalhos aprovados: 25/11/2024
Modalidades: Pesquisas concluídas e Relatos de Experiência.
Eixos Temáticos
Ementas dos Eixos Temáticos
Exploração de pesquisas e práticas pedagógicas voltadas ao público do Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo uma educação inclusiva que valorize a diversidade, respeite as diferenças e potencialize o desenvolvimento integral de todos os estudantes.
O presente eixo compreende produções científicas e práticas, as quais versem sobre educação de surdos, ensino de Libras como L1 e/ou L2, bem como propostas/ações educacionais que garantam inclusão e q acessibilidade das pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
O objetivo deste eixo é contribuir com o debate acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com ênfase na formação dos profissionais da educação frente ao paradigma da inclusão escolar. Abrange a perspectiva histórica e conceitual da evolução na educação especial, e pressupostos legais de educação especial no contexto político educacional brasileiro. Desse modo, aborda também as experiências vivenciadas no contexto da formação continuada dos profissionais da educação e sua atuação prática no cotidiano da escola.
Estudo das políticas públicas voltadas à educação especial na perspectiva inclusiva, analisando diretrizes nacionais e internacionais, marcos legais, e práticas de gestão que promovem a inclusão de estudantes com deficiência. Discussão sobre o papel das instituições, gestores e educadores na implementação dessas políticas, visando a garantia de acesso, permanência, participação e aprendizagem de todos os estudantes no ambiente escolar.
Compreende estudos sobre práticas pedagógicas no âmbito da educação inclusiva, abrangendo os diversos ambientes da educação especial.
O presente eixo busca discutir os serviços de apoio e escolarização prestados ao público alvo da educação especial. Questões como adaptações e adequações curriculares, suporte pedagógico especializado, salas de recursos multifuncionais, Centros de apoio Especializado e rede de intersetorialidade. Discute ações que promovam a equidade educacional e apoio prestado aos educandos.
7.Família, Movimentos Sociais e Acessibilidade
Análise da relação entre família, movimentos sociais e acessibilidade, com foco no papel da família na promoção de direitos das pessoas com deficiência. Discussão sobre a atuação dos movimentos sociais na luta pela acessibilidade e inclusão, bem como o impacto dessas ações nas políticas públicas. Reflexão sobre os desafios e as potencialidades das parcerias entre família, sociedade civil e instituições para garantir a participação plena das pessoas com deficiência em todos os contextos sociais.
8. Altas Habilidades / Superdotação – AH/SD
Esse eixo aborda estudos sobre a compreensão histórica da área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e suas definições. Concepções de AH/SD. Estudo da legislação e das políticas públicas relativas à pessoa com AH/SD. Características cognitivas e socioafetivas da pessoa superdotada. Processo de identificação e avaliação. Estudo dos programas e práticas educacionais para atender as necessidades de estudantes com AH/SD.
Copyright 2021 © - Desenvolvido pela ASCOM / CHP
Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB | Itapetinga • Jequié • Vitória da Conquista
O conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do(s) responsável(áveis) pelo evento.