I Congresso de Educação Especial na Perspsectiva Inclusiva do Sudoeste da Bahia

Submissão de Trabalhos

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Período: 15/09/24 à 31/10/24

Data final para divulgação dos trabalhos aprovados: 25/11/2024

Modalidades: Pesquisas concluídas e Relatos de Experiência.

Eixos Temáticos 

  1. Inclusão Escolar: Pesquisas e Práticas Pedagógicas Junto ao PAEE
  2. Educação de Surdos, Aprendizagem, Acessibilidade E Inclusão
  3. Formação de Profissionais em Educação Especial
  4. Políticas Públicas e Gestão em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
  5. Recursos Pedagógicos e Didáticos de Acessibilidade
  6. Serviços de Apoio à Escolarização do PAEE
  7. Família, Movimentos Sociais e Acessibilidade
  8. Altas Habilidades e Superdotação na Escola Regular 

Ementas dos Eixos Temáticos

  1. Inclusão Escolar e Práticas Pedagógicas

Exploração de pesquisas e práticas pedagógicas voltadas ao público do Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo uma educação inclusiva que valorize a diversidade, respeite as diferenças e potencialize o desenvolvimento integral de todos os estudantes.

  1. Educação de Surdos, Aprendizagem, Acessibilidade e Inclusão

O presente eixo compreende produções científicas e práticas, as quais versem sobre educação de surdos, ensino de Libras como L1 e/ou L2, bem como propostas/ações educacionais que garantam inclusão e q acessibilidade das pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

  1. Formação de Profissionais em Educação Especial:

O objetivo deste eixo é contribuir com o debate acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com ênfase na formação dos profissionais da educação frente ao paradigma da inclusão escolar. Abrange a perspectiva histórica e conceitual da evolução na educação especial, e pressupostos legais de educação especial no contexto político educacional brasileiro. Desse modo, aborda também as experiências vivenciadas no contexto da formação continuada dos profissionais da educação e sua atuação prática no cotidiano da escola.

  1. Políticas Públicas e Gestão em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Estudo das políticas públicas voltadas à educação especial na perspectiva inclusiva, analisando diretrizes nacionais e internacionais, marcos legais, e práticas de gestão que promovem a inclusão de estudantes com deficiência. Discussão sobre o papel das instituições, gestores e educadores na implementação dessas políticas, visando a garantia de acesso, permanência, participação e aprendizagem de todos os estudantes no ambiente escolar.

  1. Recursos Pedagógicos e Didáticos para Acessibilidade

Compreende estudos sobre práticas pedagógicas no âmbito da educação inclusiva, abrangendo os diversos ambientes da educação especial.

  1. Serviços de Apoio à Escolarização do Público do Atendimento Educacional Especializado

O presente eixo busca discutir os serviços de apoio e escolarização prestados ao  público alvo da educação especial. Questões como adaptações e adequações  curriculares, suporte pedagógico especializado, salas de recursos multifuncionais, Centros de apoio Especializado e rede de intersetorialidade. Discute ações que promovam a equidade educacional e apoio prestado aos educandos.

     7.Família, Movimentos Sociais e Acessibilidade

Análise da relação entre família, movimentos sociais e acessibilidade, com foco no papel da família na promoção de direitos das pessoas com deficiência. Discussão sobre a atuação dos movimentos sociais na luta pela acessibilidade e inclusão, bem como o impacto dessas ações nas políticas públicas. Reflexão sobre os desafios e as potencialidades das parcerias entre família, sociedade civil e instituições para garantir a participação plena das pessoas com deficiência em todos os contextos sociais.

     8. Altas Habilidades / Superdotação – AH/SD

Esse eixo aborda estudos sobre a compreensão histórica da área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e suas definições. Concepções de AH/SD. Estudo da legislação e das políticas públicas relativas à pessoa com AH/SD. Características cognitivas e socioafetivas da pessoa superdotada. Processo de identificação e avaliação. Estudo dos programas e práticas educacionais para atender as necessidades de estudantes com AH/SD.

 


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