O Seminário de Ciências Sociais

Promovido pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais, em parceria com o Colegiado do Curso de Ciências Sociais, o Seminário de Ciências Sociais do Sudoeste da Bahia surgiu com a finalidade de fomentar o debate sobre a compreensão da presente realidade social, estabelecendo um diálogo com as demais áreas de conhecimento e envolvendo a sociedade civil. É uma oportunidade de discussão e integração de ideias e conceitos que circulam pela grande área das Ciências Sociais – Sociologia, Antropologia e Ciência Política –trazendo sempre um tema contemporâneo, abordado a partir de uma análise crítica e apurada.

O I Seminário de Ciências Sociais do Sudeste da Bahia, em 2018, com o tema “O lugar das Ciências Sociais e da Educação no Brasil” teve como ponto de partida a luta histórica pela permanência da disciplina Sociologia nos currículos do Ensino Médio e o lugar desses saberes críticos na contemporaneidade. Além de se debruçar sobre o debate educacional, o evento apresentou um panorama da reflexão produtiva das Ciências Sociais no contexto sociorregional. Promoveu ainda discussões sobre o ensino de Sociologia e suas nuances, proporcionando momentos importantes de troca de experiências.

Este II Seminário de Ciências Sociais do Sudoeste da Bahia, cujo tema é “As Ciências Sociais no Brasil Hoje”, a realizar-se de 24 a 27 de setembro do corrente ano, no Campus da UESB de Vitória da Conquista, propiciará uma reflexão crítica acerca do debate atual sobre o contexto da crise brasileira. O II Seminário oferecerá Conferências, Mesas Temáticas, Grupos de Trabalho, Minicursos e Exposições, envolvendo professores, pesquisadores e discentes das Ciências Sociais e áreas afins, numa extensa programação (ver aqui).