Apresentação

As redes de empresas são vistas como alternativas de fortalecimento de uma sociedade produtiva, no contexto do desenvolvimento regional, sobretudo enquanto geração de renda e valorização do coletivo. Enquanto forma de organização, possuem grande potencial para a transformação de realidades desiguais, ao passo que viabilizam a inclusão econômica e social das pessoas e o consequente avanço de uma sociedade.

Dando continuidade aos estudos sobre redes de empresas, iniciado em 2008, a correlação entre os elementos acima citados possibilita identificar uma realidade até então, pouco explorada. Trata-se de debater o papel que uma cidade média como Vitória da Conquista exerce, enquanto influência na sua região, de forma a promover nesta na promoção e fomento de relativo grau de qualidade de vida à sua população, por meio do estímulo à criação, manutenção e difusão de empresas que atuam em forma de redes.

Pretende-se, assim, realizar nos dias 18 e 19 de outubro de 2017 o I Ciclo de Estudos de Debates sobre Cidades Médias e Redes de Empresas, que possibilitará à comunidade local e micro-regional a participação na discussão sobre a relação entre cidades médias e redes de empresas, promover o incremento da produção científica acerca desta temática, além de promover o intercâmbio de conhecimento através da participação de docentes e pesquisadores de outras instituições.