Professores Convidados

CELI NELZA ZULKE TAFFAREL

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e, Pós–Doutorado na Universidade de Oldenburg, Alemanha, (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia, ex-presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE (Gestões 1987-1989 e 1989-1991). Ex-secretária Geral do ANDES-SN (Gestão 2002-2004). Ex-diretora da Faculdade de Educação da UFBA (Gestão 2008-2012). Pesquisadora de Produtividade da UFBA. Tem experiência na área de Ciências do Esporte, com atuação nas problemáticas significativas, a saber: formação de professores, produção do conhecimento cientifico, políticas públicas e trabalho pedagógico. A ênfase na Educação Física e Esporte é atuando principalmente nas seguintes áreas: Ciências da Saúde com ênfase nas bases e fundamentos da Educação Física e Esporte e, nas Áreas de Ciências Humanas com ênfase nos temas Trabalho Pedagógicas, Formação de Professores, Produção do Conhecimento, Políticas Públicas de Educação Física e Esporte. A ênfase na Educação é com Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.

CELIA REGINA VENDRAMINI

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de pesquisa TMT – Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho. Foi coordenadora do GT Trabalho e Educação da ANPEd no período de 2015 a 2017. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no período de 2010 a 2012. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), Mestrado (1992) e Doutorado (1997) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/SP, Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (2005) e pela Cornell University (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos migratórios e escolarização, movimentos e classes sociais, educação do campo. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq.

MARIZE SOUZA CARVALHO

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais e Bacharelado em Antropologia, Especialização em Hebeatria (adolescência) e Metodologia do Ensino Superior, Mestrado em Educação (2005) e Doutorado em Educação (2011), pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo – GEPEC/FACED/UFBA. Ex-consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD na Secretaria de Alfabetização Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Tendo trabalhado ao longo dos anos com as temáticas: Políticas Públicas; Educação do Campo; Educação e Movimentos Sociais; Formação de Professores e Educação Profissional.

ARLETE RAMOS DOS SANTOS

Pós-doutorado em Educação e movimentos sociais do campo pela UNESP, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e doutorado em doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão educacional, administração escolar, burocracia estatal e privada, organização o trabalho pedagógico, educação do campo, Educação de Jovens e Adultos, políticas educacionais e movimentos sociais do campo. É membro da equipe de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e faz parte do Colegiado Estadual do Pronera.

MARIA DEUSA FERREIRA DA SILVA

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (1995), com Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP Rio Claro(1999) e Doutora em Educação – Linha de Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2010). Pós-Doutorado em Educação Matemática -UNESP Rio Claro (2016). Professora Titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – Campus de Vitória da Conquista (BA). Atua na área de Matemática, com ênfase no ensino de Cálculo Diferencial e Integral e na área de Educação Matemática desenvolvendo pesquisas nas seguintes linhas: História da Matemática, Tecnologias Digitais no Ensino e Formação de Professores de Matemática.

SILVANO DA CONCEIÇÃO

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Possui Mestrado em Ciências Sociais (com ênfase em Relações Sociais, Poder e Cultura) – 2004 – e Graduação em Ciências Sociais – 2000 -, ambos pela Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com Linha de Ação em Educação do Campo, em convênio com a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID UESB/CAPES). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem atuado nos seguintes temas: comunidades quilombolas, diversidade étnica, educação, políticas públicas e identidade.

JOSÉ RICARDO MARQUES DOS SANTOS

Graduado em Ciências Sociais pela universidade federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Ciências Sociais pela universidade federal de São Carlos (UFSCar). Atuou como professor de sociologia e antropologia das Faculdades Frutal (MG) de 2007 a 2010, professor da Faculdades Barretos (SP) em 2007 e entre 2012 e 2014. Exerceu atividade como chefe de divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da cidade de São Carlos, de 2010 a 2012. É membro do núcleo de estudos Afro-Brasileiros da UFScar. Atualmente é doutorando em Sociologia no programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos e professor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

LETÍCIA SANTOS AZEVEDO

Mestra em Educação e Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Graduada em Pedagogia /UESB; coordena o Círculo de Estudo e Pesquisa sobre sobre Educação do/no Campo (CEPEC), colaboradora do projeto de pesquisa Literatura Infantil e relações étnico-raciais: qual o seu lugar nas escolas de educação infantil e ensino fundamental I em Itapetinga-BA?, colaboradora do Programa Ludoteca: um espaço de práticas interdisciplinares em educação. Possui experiência nas áreas de Docência no Ensino Superior, Formação de Professores, Gestão escolar, Coordenação pedagógica, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. Desenvolve pesquisa e extensão nos seguintes temas: Educação do/no Campo, Educação Ambiental, Formação de Professores para Educação do/no Campo, estudos culturais e relações étnico-raciais. Professora Substituta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), leciona as disciplinas Metodologia do Ensino da História; Metodologia do Ensino da Geografia e Educação no Campo.