16, 17 e 18 de novembro de 2022
TÍTULO | EMENTA/DATAS/HORÁRIOS | COORDENADORES | ||
Marxismo e Teoria da História | Teoria da história e marxismo. A tese da ruptura epistemológica na obra de Marx e o debate sobre determinações e sobredeterminações nos processos históricos. Marxismo, economicismo e o lugar da política na teoria marxista. A relação entre de modo de produção, formação social e modo de vida.
17 e 18 de novembro, das 9 às 12 horas. |
Cristiano Ferraz |
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História Indígena e do Indigenismo na Bahia : entre pesquisas, saberes e afetos | O presente minicurso buscará discutir as múltiplas relações entre História Indígena e do Indigenismo, Educação e Cultura que tomem as experiências indígenas em nossos território, especialmente no Planalto da Conquista, como perspectiva de análise. O que se pretende com o minicurso é (re)significar a compreensão da História do Bahia, por meio de reflexões sobre a temática indígena, numa perspectiva interdisciplinar, possibilitando o encontro entre professores/pesquisadores de diversas áreas do conhecimento
16, 17 e 18 de novembro, das 10 às 12 horas. |
Renata Ferreira de Oliveira,
Karine Silva Porto
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Cinema, História da África e Ensino de História: problematizações teóricas e pedagógicas | O minicurso faz uma abordagem teórica sobre a relação do cinema com a produção do conhecimento. A partir dessa perspectiva, trabalha aspectos, características e trajetória do cinema africano. Com esses elementos, estabelece um debate acerca das possibilidades e caminhos da utilização do cinema na Educação Básica, com enfoque para o recurso de mediação do cinema africano no Ensino de História.
16, 17 e 18 de novembro, das 10 às 12 horas |
Jorgeval Andrade Borges,
Felipe da Silva Borges |
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Literatura fala de História: o uso de Ariano Suassuna, Jorge Amado e José Lins do Rego no Ensino de História | O minicurso faz uma discursão teórica a respeito da literatura brasileira de cunho regionalista, com foco no contexto nordestino. Nessa perspectiva, trabalha com dois autores modernistas e um autor contemporâneo, buscando elucidar aspectos de interpretações históricas contidos nas obras selecionadas dos três autores elencados: Ariano Suassuna, Jorge Amado e José Lins do Rego. A partir desse enfoque problematiza a necessidade e os procedimentos pedagógicos para se trabalhar essa literatura no ensino de História da Educação Básica.
16, 17 e 18 de novembro, das 10 às 12 horas. |
Jorgeval Andrade Borges,
Ian Vinicius Freire Novais
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Aula Histórica: espaço de interação, experimentação e pesquisa na educação básica | A aula de História vista como um espaço de interação, experimentação e pesquisa na educação básica. A construção de saberes e fazeres ligados à ciência histórica por meio do uso de diversas fontes. Critérios de construção para atividades didáticas e pesquisa em sala de aula por meio da relação dialética entre alunos e professores.
17 e 18 de novembro, das 9 às 12 horas. |
Nallyne Celene Neves
Izis Pollyana Teixeira |
Introdução ao pensamento de Marx
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Karl Marx e a crítica da economia política. O método em Marx e os fundamentos de uma nova visão de mundo. O conceito marxista de ser humano. Outros conceitos importantes: capital, capitalismo, valor, mais-valor, lucro e trabalho. 17 e 18 de novembro, das 9 às 12 horas. |
Marcos Tavares |