Minicursos/Oficinas

16, 17 e 18 de novembro de 2022

TÍTULO EMENTA/DATAS/HORÁRIOS COORDENADORES
Marxismo e Teoria da História Teoria da história e marxismo. A tese da ruptura epistemológica na obra de Marx e o debate sobre determinações e sobredeterminações nos processos históricos. Marxismo, economicismo e o lugar da política na teoria marxista. A relação entre de modo de produção, formação social e modo de vida.

17 e 18 de novembro, das 9 às 12 horas.

 

Cristiano Ferraz

História Indígena e do Indigenismo na Bahia :  entre pesquisas, saberes e afetos O presente minicurso buscará discutir as múltiplas relações entre História Indígena e do Indigenismo, Educação e Cultura que tomem as experiências indígenas em nossos território, especialmente no Planalto da Conquista, como perspectiva de análise. O que se pretende com o minicurso é (re)significar a compreensão da História do Bahia, por meio de reflexões sobre a temática indígena, numa perspectiva interdisciplinar, possibilitando o encontro entre professores/pesquisadores de diversas áreas do conhecimento

16, 17 e 18 de novembro, das 10 às 12 horas.

Renata Ferreira de Oliveira,

Karine Silva Porto

 

Cinema, História da África e Ensino de História: problematizações teóricas e pedagógicas O minicurso faz uma abordagem teórica sobre a relação do cinema com a produção do conhecimento. A partir dessa perspectiva, trabalha aspectos, características e trajetória do cinema africano. Com esses elementos, estabelece um debate acerca das possibilidades e caminhos da utilização do cinema na Educação Básica, com enfoque para o recurso de mediação do cinema africano no Ensino de História.

16, 17 e 18 de novembro, das 10 às 12 horas

Jorgeval Andrade Borges,

Felipe da Silva Borges

Literatura fala de História: o uso de Ariano Suassuna, Jorge Amado e José Lins do Rego no Ensino de História O minicurso faz uma discursão teórica a respeito da literatura brasileira de cunho regionalista, com foco no contexto nordestino. Nessa perspectiva, trabalha com dois autores modernistas e um autor contemporâneo, buscando elucidar aspectos de interpretações históricas contidos nas obras selecionadas dos três autores elencados: Ariano Suassuna, Jorge Amado e José Lins do Rego. A partir desse enfoque problematiza a necessidade e os procedimentos pedagógicos para se trabalhar essa literatura no ensino de História da Educação Básica.

16, 17 e 18 de novembro, das 10 às 12 horas.

Jorgeval Andrade Borges,

Ian Vinicius Freire Novais

 

Aula Histórica: espaço de interação, experimentação e pesquisa na educação básica A aula de História vista como um espaço de interação, experimentação e pesquisa na educação básica. A construção de saberes e fazeres ligados à ciência histórica por meio do uso de diversas fontes. Critérios de construção para atividades didáticas e pesquisa em sala de aula por meio da relação dialética entre alunos e professores.

 17 e 18 de novembro, das 9 às 12 horas.

Nallyne Celene Neves

Izis Pollyana Teixeira

Introdução ao pensamento de Marx

 

Karl Marx e a crítica da economia política. O método em Marx e os fundamentos de uma nova visão de mundo. O conceito    marxista de ser humano. Outros conceitos importantes: capital, capitalismo, valor, mais-valor, lucro e trabalho.

17 e 18 de novembro, das 9 às 12 horas.

    Marcos Tavares