Exibição de Filmes

Mostra: Entre lentes e fuzis – O cinema anti-imperialista de Santiago Álvarez

Santiago Álvarez (1919-1998) é o mais consagrado documentarista da Cuba pós-revolucionária. A despeito do seu ingresso tardio no cinema, com 44 anos, foi um profícuo realizador audiovisual. Ao longo da sua carreira, assinou a direção de 500 cinejornais, 84 documentários, além de um longa-metragem e um curta ficcional. Dentre os principais temas do seus filmes, destacam-se a denúncia dos abusos do imperialismo estadunidense frente aos povos oprimidos e as lutas anti-imperialista empreendidas pelos povos oprimidos do mundo. A Mostra  Entre lentes e fuzis – O cinema anti-imperialista de Santiago Álvarez reúne uma série de filmes, da década de 1960, que denunciam o imperialismo e celebram o heroísmo terceiro-mundista.

 

Local:

Teatro Glauber Rocha

 

Programação:

16/11/2022, 18:30h – Rir do Inimigo 

LBJ (Documentário, 17m, P&B, 1968)

Sinopse: Amarga sátira que utiliza as iniciais do Presidente Lyndon B. Johnson para traçar um paralelo com três significativos assassinatos: “L” para Martin Luther King, “B” para Bobby Kennedy e “J” para John F. Kennedy. O curta implica Johnson nas três mortes, retratando sua presidência como a culminação de uma história de corrupção sócio-política. (filmow.com)

 

17/11/2022, 18:30h – Ho Chi Minh: um herói do Terceiro Mundo

79 Primaveras (Documentário, 25m, P&B, 1969)

Sinopse: O filme é um réquiem para Ho-Chi-Minh, poeta, guerrilheiro e estadista, que morreu aos 79 anos em setembro de 1969. O filme, realizado em meio a guerra de libertação vietnamita, reflete sobre a liderança de Tio Ho, como é conhecido pelos vietnamitas, e sua vida de luta contra o Imperialismo.

 

18/11/2022, 18:30h – As canções e a Revolução

O tigre saltou e matou, mas morrerá… morrerá… (Documentário, 15m, P&B)

Sinopse: Documentário-resposta ao golpe militar no Chile financiado pela CIA e associados, e também uma homenagem ao cantor e militante Victor Jara, uma das milhares de vítimas do regime fascista de Augusto Pinochet. (filmow.com)

Now! (Documentário, 5m, P&B).

Sinopse: O filme utiliza a canção Now! (Jule Styrne/Betty Comden/Adolph Green), interpretada por Lena Horne, cuja letra denuncia a opressão ao povo afro-estadunidense e agita a população para a luta. A partir de arquivos fílmicos e fotográficos, Álvarez cria uma montagem dinâmica de imagens em justaposição com o texto da canção.