Informações iniciais sobre o evento

Justificativa

A realização do evento visa a criar e fortalecer redes de conhecimento em nível local, nacional e internacional, possibilitando a abertura para a recepção de estudantes e professores de outras regiões do Brasil e de países estrangeiros, fortalecendo os grupos de pesquisas, a realização de cooperação de pesquisa, segundo diferentes concepções e realidades culturais, assim como consolidando um modo próprio de produção do conhecimento que articula diferentes tradições, envolvendo universidades e centros de pesquisas locais, regionais, nacionais e internacionais. Mostra para os visitantes de outras localidades o modo particular de conhecer a educação em nossa região e Estado da Bahia, mas também socializa concepções e paradigmas da educação contemporânea seguindo as tradições consolidadas de centros de pesquisa e objetiva desenvolver articulação entre as experiências de pesquisa e pós-graduação de países da América Latina, Europa e África.

Contribuição para profissionais envolvidos no evento

Os participantes poderão estabelecer debates com pesquisadores de nacionais e estrangeiros a partir de seus próprios temas de pesquisa;

Aprofundar o debate das temáticas de pesquisa que se entrecruzam nas relações entre teoria e empiria;

Divulgar suas próprias experiências de estudos científicos com pesquisadores de diferentes regiões do país e do exterior;

Incentivar o interesse pela realização de pesquisa e a formação de futuros pesquisadores;

Fortalecer grupos de pesquisa do PPGEd/UESB e de outras instituições do Brasil e do exterior.

Finalidade do evento

De início, esta proposta tem por finalidade desenvolver ações integradas de internacionalização, visando à articulação entre o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UESB) e as experiências nacionais e de outros países da América Latina, Europa e África. Tem como meta: solidificar e ampliar a cooperação acadêmica com programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado situados no estado da Bahia e outras instituições nacionais e internacionais, visando a consolidar as linhas de pesquisa do Programa. Assim, constituem-se objetivos deste evento:

– Realizar a 8ª edição nacional e 4ª internacional do seminário Gepráxis, consolidando a experiência das primeiras edições do evento e reafirma sua versão internacional;

– Socializar resultados, concepções e paradigmas sobre pesquisas educacionais no Brasil com a participação de convidados de outras universidades no Brasil e do exterior;

– Oportunizar o estabelecimento de redes de pesquisas envolvendo professores e alunos do PPGEd com outras universidades do Brasil e em outros países;

– Disseminar resultados de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB);

– Publicar trabalhos socializados durante o evento mediante os anais, a saber, os trabalhos dos palestrantes convidados, assim como os trabalhos selecionados para apresentação nos grupos de trabalhos.

Histórico de edições anteriores do evento

O Seminário Gepráxis teve sua primeira edição em maio de 2006, fruto de experiências de pesquisas de grupo de professores da UESB contando com participação de palestrantes de diferentes instituições do Brasil. Houve sessões de comunicação científica e a publicação de anais impressos em 2008, 2010, 2012 e 2015. Houve a publicação de um livro em 2008 e outro em 2010, contando com a ampla participação de estudantes de diferentes cursos de graduação, de pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior. Com a criação do PPGEd, em 2012, o Seminário Gepráxis foi transferido para ser realizado sob a responsabilidade deste Programa. Em 2015, segunda edição do evento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, este absorve pesquisadores de outros países e recebe a denominação de V Seminário Nacional e I Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional.  Em 2017, com a realização da VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, o evento contou com a presença de pesquisadores de todas as regiões do Brasil, envolvendo quase todos os estados do país em atividades de apresentação de trabalho científicos distribuídos em 26 (vinte e seis) sessões de comunicação. Contou com palestras e conferências de pesquisadores renomados de 9 (nove) estados do Brasil (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo) e de 7 (sete) países, além do Brasil (Argentina, Cabo Verde, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Venezuela). Foram realizadas 2 (duas conferências – de abertura e de encerramento), 8 (oito) mesas temáticas, um encontro de egressos do PPGEd/UESB, lançamento de 32 (trinta e dois) livros, incluindo editoras brasileiras e estrangeiras, várias sessões de atividades culturais.

Em 2019, com a realização da VII Seminário Nacional e III Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, o evento contou com a presença de pesquisadores de todas as regiões do Brasil, envolvendo quase todos os estados do país em atividades de apresentação de trabalho científicos distribuídos em 53 (cinquenta e três) sessões de comunicação. Contou com palestras e conferências de pesquisadores renomados de 8 (oito) estados do Brasil (Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), envolvendo, portanto, todas as regiões do Brasil, e de 6 (seis) países, além do Brasil (Espanha, Guiné Bissau, Inglaterra, Portugal, Uruguai e Venezuela). Foram realizadas 2 (duas conferências – de abertura e de encerramento), 8 (oito) mesas temáticas, um encontro de egressos do PPGEd/UESB, lançamento de 28 (vinte e oito) livros, incluindo editoras brasileiras e estrangeiras, várias sessões de atividades culturais.

Anais das edições anteriores: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/issue/current