Eixos Temáticos e Normas

EIXOS TEMÁTICOS:

Eixo Temático 01 – Estado, Política e Gestão Educacional
(email: gepraxis.2024.eixo1@gmail.com)

Eixo Temático 02 – Educação e Diversidade
(email: gepraxis.2024.eixo2@gmail.com)

Eixo Temático 03 – Linguagem e Processos de Subjetivação
(email: gepraxis.2024.eixo3@gmail.com)

Eixo Temático 04 – Conhecimento e Práticas Escolares
(email: gepraxis.2024.eixo4@gmail.com)

Eixo Temático 05 – Educação de Pessoas Jovens, Adultas e idosas
(email: gepraxis.2024.eixo5@gmail.com)

Eixo Temático 06 – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Alfabetização, Leitura e Escrita
(email: gepraxis.2024.eixo6@gmail.com)

Eixo Temático 07 – Didática, Currículo e Formação de Professores
(email: gepraxis.2024.eixo7@gmail.com)

Eixo Temático 08 – Sociologia da Educação, Filosofia da Educação e História da Educação
(email: gepraxis.2024.eixo8@gmail.com)

Eixo Temático 9 – Educação do Campo, Movimentos Sociais e Relações com a Natureza
(email: gepraxis.2024.eixo9@gmail.com)

Eixo Temático 10 – Educação, Ensino e Saúde
(email: gepraxis.2024.eixo10@gmail.com)

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

 

  • Serão publicados trabalhos, no formato de artigo, resultantes de estudos, de pesquisas, de relatos de experiências, concluídos ou em andamento, relacionados com as temáticas definidas para o seminário, apresentados conforme normas mais recentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor: NBR 6022 – Artigo em publicação periódica impressa; NBR 6023 – Referências; NBR 10520 – Citações em documentos.
  • Serão aceitos, para análise com vistas à publicação, trabalhos de docentes da Educação Básica, da Educação Superior, de outros espaços educativos formais e não-formais (movimentos sociais, organizações não-governamentais, entre outros) e de discentes de graduação e de pós-graduação.
  • Cada trabalho encaminhado (apenas pelo autor) para o e-mail de seu respectivo eixo será objeto de apreciação pelo Conselho Científico que decidirá pela aprovação ou não do trabalho.
  • A lista de trabalhos aceitos será publicada na home page do evento até a data indicada no cronograma.
  • Os trabalhos devem ser encaminhados para o e-mail do evento devidamente formatado em word no template, com identificação de autoria (a comissão organizadora do evento se encarrega de fazer uma cópia sem identificação para ser encaminhada aos pareceristas). (template – clique aqui).
  • Cada trabalho poderá ter até 4 (quatro) autores.
  • Todos os autores precisam se inscrever no evento.
  • Não há limite de trabalhos por autor.
  • As tabelas, quadros e gráficos, enumerados sequencialmente, deverão ser feitos em preto e branco, por meio de recursos do Word, de acordo com as normas em vigor.
  •  Os trabalhos encaminhados deverão obedecer ao formato de artigo, contendo entre 10 e 15 páginas, sem contar referências.
  • Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de análise dos trabalhos apresentados.
  • Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento (com ISSN 2596-7613). Anais das edições anteriores (clique aqui).
  • Os autores deverão submeter seus artigos a uma revisão cuidadosa de linguagem antes de efetivarem a inscrição.
  • Só serão encaminhados para o Conselho Científico os trabalhos que atenderem às normas de formatação e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  • Os trabalhos devem ser digitados no editor de textos do Microsoft Word (compatível com Word 97-2003) em:
    • Papel tamanho A4 (21cm x 29,7 cm);
    • Margem direita e inferior com 2 cm;
    • Margem esquerda e superior de 3 cm;
    • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
    • Letra Times New Roman, fonte 12, para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas, que devem conter fonte 10 e as notas de rodapé que devem estar também com fonte 10;
    • Alinhamento justificado.
    • Título – centralizado, em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito.
    • Resumo – contendo no máximo 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 11, em espaço simples, apresentado depois do nome do autor, afastado deste por um espaço (1,5).
    • Palavras-chave – no máximo três e devem ser apresentadas logo após o resumo, afastadas por um espaço simples, em ordem alfabética e separadas por ponto. Os termos Resumo e Palavras-chave devem estar em negrito e seguidos por dois pontos.
    • As citações, as notas e as referências devem seguir as normas da ABNT em vigor.
    • As citações devem estar de acordo com as normas recentes da ABNT, usando o sistema autor-data.
    • As referências devem ser apresentadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas. Alinhadas somente à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.
    • Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto, o mais próximo possível dos parágrafos em que são mencionados.