XX Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira

Apresentação

Ao longo de quase duas décadas de existência o ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, desenvolve ações no campo da educação, relações étnicas, relações raciais, estudos de gênero e interseccionalidades, articulando a tríade ensino, pesquisa e extensão como base elementar dos seus objetivos.

A Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, evento que completa sua 20º edição esse ano, é uma das ações realizadas anualmente pelo ODEERE. Em 2024, com o tema “Movimentos contracoloniais: etnicidades e amefricanização dos currículos”, a XX Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira intenta discutir perspectivas epistemológicas que subvertem a lógica colonial e possibilitam a construção de currículos e práticas educacionais pautadas na categoria político-cultural da amefricanidade.

Com uma programação composta por palestras, mesas, conferências, minicursos, grupos de trabalho e apresentações artísticas o evento tem como expectativa reunir pesquisadoras/es, estudantes, docentes e pessoas interessadas pelas temáticas e, com isso, possibilitar o intercâmbio e difusão dos conhecimentos produzidos.

A XX Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira acontece de 16 a 20 de Novembro de 2024 juntamente com o VI Colóquio Internacional de Educação das Relações Étnicas, o VII Encontro de Religiões de Matriz Africana, o VII Fórum de Educação: Leis 10.639/03 e 11.645/08 Gênero, Diversidade sexual, o VII Encontro Estadual de Educação das Relações Étnicas, o II Festival das Artes: ancestralidades em movimento & o IV Congresso Internacional de Educação, Língua, Cultura e Território – CIELCULTT.

Objetivos do evento:

  1. Discutir perspectivas epistemológicas contracolonais que possibilitam currículos e práticas educacionais a luz da amefricanidade;
  2. Reunir estudantes, pesquisadoras/es de âmbito nacional e internacional, professoras/es e pessoas interessadas nas discussões sobre educação, relações étnicas, relações raciais, estudos de gênero e interseccionalidades;
  3. Debater sobre a produção e difusão dos conhecimentos contracoloniais produzidos dentro e fora dos espaços acadêmicos.
  4. Intercambiar de forma interdisciplinar com as diversas áreas dos conhecimentos, discussões das categorias de análises dos dois GT’s propostos no evento.

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