Resultados

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

EIXO 1 – Política e Gestão da Educação Básica e Ensino Superior.
Sala: Sala 01 – Módulo de Educação
Coordenador: Dra. JUSSARA TÂNIA S. MOREIRA-UESB Monitores:   Erika Doria e Silas Oliveira
Dia: 3 de agosto de 2018. Horário: das 14h às 17h.

  TÍTULO DO TRABALHO AUTORES (AS) E COAUTORES (AS)
1 A GESTÃO DA ESCOLA COMO FOCO DO “COMPROMISSO DE GESTÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO” NA BAHIA. Cymone Martins Cotrim Teixeira
2 AS POLÍTICAS DE ACESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DO IMPEACHMENT DE 2016.

 

Maisa Oliveira Melo Ferraz

Luanda Lopes Batista

Siméia Oliveira Nunes Bezerra

3 NOVA QUESTÃO SOCIAL? BREVE ANÁLISE SOBRE AS REVERBERAÇÕES DO NEOLIBERALISMO NA POLÍTICA EDUCACIONAL SUPERIOR BRASILEIRA. Marilia Do Amparo Alves Gomes

Ennia Débora Passos Braga Pires

Geovania Fagundes Ribas

Lorrane Andrade Machado Sousa

4 OS IMPACTOS DA DESCONTINUIDADE DE POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL PARA OS DISCENTES EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA DA UESB.

 

Siméia Oliveira Nunes Bezerra

Luanda Lopes Batista

Maisa Oliveira Melo Ferraz

Iracema Oliveira Lima

5 A POLÍTICA DAS FAMÍLIAS: ANÁLISE DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ. Marilia Do Amparo Alves Gomes

Ennia Débora Passos Braga Pires

Silvânia Brito Araújo

Geovania Fagundes Ribas

6 REFORMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO PÓS-GOLPE DE 2016. Abília Ana de Castro Neta

Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro

Juliana da Silva Moura

Berta Leni Costa Cardoso

7  

O EAD COMO ALTERNATIVA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL.

 

Cássio Marcilio Matos Santos
8 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA O ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL. Arlete Rocha Miranda Dória

Silvânia Brito Araújo

Zenaide Viana Soares Fortunato

Mônica Medina Santos Almeida Neves

9 MAIS FUTURO: DIÁLOGOS SOBRE A QUALIDADE DA POLÍTICA DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL. Beatriz Dos Santos Pinheiro Cangussu

Cinthia de Oliveira Soares

Silas Oliveira Santos

Daelcio Ferreira Campos Mendonça

10  

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO: MEDIAÇÃO PARA UMA GESTÃO PARTICIPATIVA.

Soane Santos Silva

Ennia Débora Passos Braga  Pires

Fernanda Ribeiro Paz

Jusceleide Moreira de Souza

11  

REFLETINDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS ESCOLAS DO CAMPO A PARTIR DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS.

Valéria Prazeres dos Santos

Arlete Ramos dos Santos

 

12 POLÍTICA CULTURAL E LEI 13.006/14: EXPERIÊNCIA DO CINEMA NA ESCOLA A PARTIR DA LEI DE OBRIGATORIEDADE. Mônica Medina Santos Almeida Neves

Arlete Rocha Miranda Dória

Zenaide Viana Santos Fortunato

13 SOBRE NEOLIBERALISMO, DEMOCRATIZAÇÃO E POLÍTICAS DE EQUIDADE NO ACESSO E PERMANÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. Ari Fernandes Santos Nogueira

Iracema Oliveira Lima

Simeia Oliveira Nunes Bezerra

14 RELATO DE EXPERIÊNCIAS: VIVENCIAS E REFLEXÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Marileuda Fernandes do Nascimento Santos

Anne Rocha da Silva

Roselane Duarte Ferraz

 

15 O ACESSO E A PERMANÊNCIA NA UESB NO CONTEXTO DO SISU (SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA). Marta Lorena Lima Brito

Elson de Souza Lemos

Daniel Cardoso Alves

16 DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS (2002-2018) Luanda Lopes Batista

 

EIXO 2 – Políticas de formação de docentes e dirigentes educacionais.

Sala: Sala 02 – Módulo de Educação
Coordenador:  Ms. LETÍCIA SANTOS AZEVEDO-UESB      Monitores: Larissa de Oliveira e Ludmila Batista
Dia: 3 de agosto de 2018. Horário: das 14h às 17h.

  TÍTULO AUTORES (AS) E COAUTORES (AS)
1 O PNE 2014-2024: FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. Ivanei De Carvalho Dos Santos

Elisângela Andrade Moreira Cardoso

Arlete Ramos Dos Santos

2 O PARFOR E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: A FALÊNCIA DO REGIME DE COLABORAÇÃO E A DESVALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE. Regina Menezes Alves

Leila Pio Mororó

Andrea Alcantara Aguiar

3 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA SALA DE BERÇÁRIO. Ana Lúcia Francisca Dos Santos

Elisângela Santos Pereira

Joana Mirna Medeiros Santos

Núbia Pereira Paiva

4 O ENSINO DE HISTÓRIA E A VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA PARA A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA LOCAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ITAPETINGA-BA. Thaís Dias De Almeida

Erislaine Matos Da Silva

Gemima Silva Da Macedo

Letícia Santos Azevedo

5 DESAFIOS E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO NA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR. Fernanda Ribeiro Paz

Ennia Débora Passos Braga Pires

Soane Santos Silva

6 ENTRE JOGOS E BRINCADEIRAS: A FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Narajane De Jesus de Souza Barreto

Erislaine Matos Da Silva

Jorsinai De Argolo Souza

7 POLÍTICA, POLÍTICA PÚBLICA E POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: UMA BREVE REVISÃO DE CONCEITOS. Erislaine Matos da Silva

Jaqueline Rodrigues Dias

Daelcio Ferreira Campos Mendonça

8 POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Erislaine Matos da Silva

Joana Caroline De Souza Martins

Narajane De Jesus de Souza Barreto

Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus

9 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PNAIC. Andreia Cristina Freitas Barreto

Edcleide da Silva Pereira Novais

Jaciara de Oliveira Sant’ Ana Santos

Almerita Silva Alves Santos

10  

DA UNIVERSIDADE PARA O CHÃO DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

Andréa Silva Matos Gomes

Caroline Estefane de Matos Santos

Maurício Maciel Pires

Edmacy Quirina de Souza

11 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR UMA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO HISTÓRICO-CRÍTICA. Vera Lúcia Fernandes de Brito

Daniela Oliveira Vidal da Silva

Claudio Pinto Nunes

12 PRÁTICA PEDAGÓGICA E OS DESAFIOS DO ALFABETIZAR LETRANDO. Marlene Silva Borges

Emiliana Oliveira Rocha Dos Santos

Rosilene Aparecida Barreto Martins

13 EDUCAÇÃO E TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: PERSPECTIVAS E FORMAÇÃO DE DOCENTES. Antônio Domingos Moreira

Rosilene Aparecida Barreto Martins

Bárbara Lourena de Sousa Santos Oliveira

14 A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO PIBID SOBRE SUA EFICÁCIA COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL. Felipe Sanches Rodrigues

Matheus Carvalho dos Santos

Erica Margarida Dias

Daelcio Ferreira Campos Mendonça

15 POR UMA GEOGRAFIA CRÍTICA NO CONTEXTO DE SALA DE AULA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. Bruna dos Santos Santana

Dediane Alves Silva

Letícia Santos Azevedo

16  

A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID.

 

Jaqueline Rodrigues Dias

Erislaine Matos da Silva

Daelcio Ferreira Campos Mendonça

17 OS DESAFIOS HISTÓRICOS DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E A CONQUISTA DA LEI 11.738/2008. Jaqueline Rodrigues Dias

Daelcio Ferreira Campos Mendonça

18 UMA REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE. Francine Santos Gomes

Josué Leite dos Santos

19 A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA OS AVANÇOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CAMPO. Rosilene Aparecida Barreto Martins

Antônio Domingos Moreira

Emiliana Oliveira Rocha dos Santos

Marlene Silva Borges

20 A LITERATURA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Joana Carolina de Souza Martins

Katiane Oliveira Xavier

Jorsinai de Argolo Souza

21 O DESENVOLVIMENTO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), NA UESB, CAMPUS DE ITAPETINGA-BA. Jasmym Alves França

Larissa de Oliveira Soterio Lopes

Ludimila Batista Santos

Daelcio Ferreira Campos Mendonça

22  

DE QUE FORMA A PARFOR TEM CONTRIBUIDO PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, INSERIDOS NO PROGRAMA, QUE ATUAM NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA.

 

Eliane Gomes Oliveira de Carvalho

Maiany Souza da Silva

Fernanda Eloisa Henrique de Moraes Alves

Liliane Gomes de Carvalho Rocha

23 PIBID: UM SUPORTE DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA, PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Pricila Rosa Rocha

Núbia Pereira Paiva

24 O MOVIMENTO E A LITERATURA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL Maiane Da Silva Oliveira

Vagner Souza Costa,

Caroline Estefane de Matos Santos,

Jorsinai de Argolo Souza

25 RESSIGNIFICANDO A IDENTIDADE DE UM LUGAR: O ENSINO DA HISTÓRIA EM INTERFACE COM OS MONUMENTOS HISTÓRICOS DE ITAPETINGA Caroline Estefane de Matos Santos

Julia Felícia da Silva Oliveira

Evellin Amorim Viana

Letícia Santos Azevedo

26 DA FORMAÇÃO DOCENTE À IDENTIDADE CULTURAL DA CRIANÇA: Compreendendo nosso papel na formação dos pequenos e o papel deles em nossa identidade docente. Adelice Ferreira Borges

Juliana Santana Borges

Nubia Pereira Paiva

27 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O ENCANTAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Jaine Pereira dos Santos

Taís Alves Barboza

Núbia Pereira Paiva

28 ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE: CONHECENDO O MUNDO MÁGICO DO NORDESTE COM A CHAPEUZINHO DE COURO Priscila Ribeiro

Núbia Paiva

 

EIXO 3 – Política de Planejamento, Currículo e Avaliação educacional.

Sala: Sala 03 – Módulo de Educação
Coordenador: Ms. ELSON DE SOUZA LEMOS-UESB Monitores: Jasmim França e Jaqueline Dias                         
Dia: 3 de agosto de 2018. Horário: das 14h às 17h.

  TÍTULO DO TRABALHO AUTORES (AS) E COAUTORES (AS)
1 O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO

PEDAGÓGICO DA REALIDADE DOS EDUCANDOS DA EJA.

Rivailda Tavares Damascena

Edcleide Da Silva Pereira Novais

2 OS DISCURSOS DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO NA ELABORAÇÃO E

DIVULGAÇÃO DA BNCC.

Luzia De Marilac Pereira Castro
3 CURRÍCULO, ESPAÇO ESCOLAR E O ENSINO MÉDIO. Ana Paula Queiroz de Araújo Santana

Valéria Prazeres dos Santos

Cândida Maria Santos Daltro Alves

4 POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA:

ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DAS METAS DO PLANO MUNICIPAL DE

EDUCAÇAO (PME), COM PRAZO DE CONCLUSÃO NO ANO 2016.

Miraldo Sousa Ferreira

Caroline Estefane de Matos Santos

Daelcio Ferreira Campos Mendonça

5  

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS PÚBLICAS

E PRIVADAS DE ITAPETINGA/BA.

Hilheno Oliveira Miranda
6 INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA

EDUCAÇÃO INFANTIL.

Arlete Rocha Miranda Dória

Lianne Macedo Soares

7 POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO LIVRO DIDÁTICO: CONTEXTUALIZANDO A REALIDADE

CAMPESINA.

Katiane Oliveira Xavier

Ueslei Souza Santos

Daelcio Ferreira Campos Mendonça

8 OS IMPACTOS DO PAR NOS MUNICÍPIOS DE VITÓRIA DA CONQUISTA,

ILHÉUS E ITABUNA (2013 – 2017).

Julita Lopes Carvalho

Alba Valéria Freitas Dutra

9 REPRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA: A COPA DO MUNDO DA RÚSSIA 2018

COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Anne Da Silva Rocha

Marileuda dos Santos Fernandes

Aluzinete Vieira

Letícia Santos Azevedo

 

EIXO 4 – Direitos humanos, diversidade e inclusão social.

Sala: Sala 04 – Módulo de Educação
Coordenador: Dra. EDMACY QUIRINA DE SOUZA-UESB Monitores: Luana Lavinsky e Rose dos Santos
Dia: 3 de agosto de 2018.   Horário: das 14h às 17h.

  TÍTULO DO TRABALHO AUTORES (AS) E COAUTORES (AS)
1 A IMPORTÂNCIA DA ROTINA EM UMA INSTITUIÇÃO DEEDUCAÇÃO INFANTIL. Mariana Santos Sirino

Beatriz Souza Dias

Geiliana Ferreira Oliveira

Adenilson Souza Cunha Júnior

2 A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM DO TRABALHO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA LER/DORT NOS PROFESSORES DO ENSINO INFANTIL. Fernanda Oliveira Santos Trocoli

Iury Oliveira Santos

3 PROCESSOS EDUCATIVOS: A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS PRODUTORES RURAIS DO PAU BRANCO NO MUNICÍPIO DE RIACHO DE SANTANA-BA. Antônio Domingos Moreira

Arlete Ramos Dos Santos

Rosilene Aparecida Barreto Martins

Bárbara Lourena de Sousa Santos Oliveira

4 A MAGIA DA LITERATURA INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO COM ARTE E CRIATIVIDADE. Beatriz Souza Dias

Mariana Santos Sirino

5 ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REAÇÕES DAS CRIANÇAS DURANTE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR. Beatriz Souza Dias

Geiliana Ferreira Oliveira

Mariana Santos Sirino

6 UNIVERSIDADE PARA TODOS: APLICAÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ATRAVÉS DO CAMPUS DA UESB, NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA. Gabriel Silva Santos Muniz

Nathalia Costa dos Santos

Jeane Campos Silva

Edenilda Ribeiro Santos

7 REFLEXOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA. Geovania Fagundes Ribas

Ennia Débora Passos Braga Pires

Ednaldo Silva Gomes

Maísa Oliveira Melo Ferraz

8  

DESAFIOS DE UMA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS NEOLIBERAIS.

 

Geovania Fagundes Ribas

Ennia Débora Passos Braga Pires

Marília Do Amparo Alves Gomes

Silvânia Brito Araújo

9 UM COMPARATIVO DE PRÁTICAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DO DEFICIENTE ADOTADAS EM DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA, BAHIA. Jeane Campos Silva

Santos, E. R

Santos, N. C

Muniz, G. S. S

10 PRÉ-VESTIBULAR QUILOMBOLA DE VITÓRIA DA CONQUISTA: TRAJETÓRIA, LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE IGUALDADE RACIAL. Franley De Souza Santana
11 LEI 13.146/2015: PELO DIREITO DO INDIVÍDUO COM DEFICIÊNCIA DE SER SUJEITO DE DIREITO. Juesceleide Moreira de Souza

Sibele Shirley da Silva Moura Nery

Soane  Santos Silva

Fernanda Ribeiro Paz

12 A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO INFANTIL DA CIDADE DE ITAPETINGA. Luana Pedreira Lavinsky

Rosielia Pereira dos Santos,

Ataíde Anjos Santos Viana,

Daelcio Ferreira Campos Mendonça

13 A TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA. Emiliana Oliveira Rocha dos Santos

Berta Leni Costa Cardoso

Soane Santos Silva

Marlene Silva Borges

14 ATUAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE ESCOLAR (PNATE) NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA. Geisa Sales Oliveira

Jozelma Ulisses

Edinilton Lemos De Souza

15 A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL: CRIANÇA NEGRA NA LITERATURA INFANTIL: (IM) POSSIBILIDADES DE AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DO CAMPO ACOMPANHADAS PELO PIBID Marileuda Fernandes do Nascimento Santos

Adélia Santos Porto

Railton De Souza Silva

Daelcio Ferreira Campos Mendonça

16 BRINCANDO DE APRENDER: EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Alécia Martins Gama

Cleciane Alves Paiva Rabelo

José Benedito Andrade de Oliveira

Núbia Paiva

17 ANIMAJUNINO – UM CONTO DE SÃO JOÃO Alan Seixas da Silva

Érica Barreto de Oliveira

Válber Viana