Publicação dos Trabalhos

TRABALHOS APROVADOS PARA O II SEMPEGE – Confira informações para apresentação.

APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS DOS EIXO 01 AO 05

SALA 1

Link de acesso: https://meet.google.com/efp-wrxu-xzr

Coordenador: Prof. Odair Ledo Neves

Apoio: Stefanie Caires Fonsceca

Dia: 18/11/2022

Horário: 08h às 11h

ORDEM TÍTULO AUTORES
1.         A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A POLÍTICA DE ACESSO NO PERÍODO PANDÊMICO ISADORA LEMOS SILVA E CAROLLAINE PEREIRA DOS SANTOS
2.         POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALFABETIZAÇÃO: DESDOBRAMENTOS PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA TAMYZA ALINE SILVA DOS SANTOS
3.         CENTRO DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR PARA A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUAÍRA/SP ÍRIS PROCÓPIO DIAS SANTANA
4.         A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DOCUMENTOS OFICIAIS ARLENE ROSA SANTANA E ELIZANIA COSTA SILVA
5.         A CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR NA BNCC: O DIREITO À APRENDIZAGEM COM BASE NA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS RAQUEL DA SILVA  REIS, ROSIELE PEREIRA DOS SANTOS E KAROLINE KETERY ALVES
6.         GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHO ESCOLAR: A OFENSIVA NEOLIBERAL E O ENFRAQUECIMENTO DOS ESPAÇOS DELIBERATIVOS DA SOCIEDADE CIVIL CAIO CÉSAR GOMES DE MOURA
7.         COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA MUSICALIZAÇÃO PRESENTES NO PME SÃO GERIDAS NO COLÉGIO BATISTA PASTOR SAMUEL DE OLIVEIRA SANTOS NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA? CAIO EDUARDO DE CARVALHO FERRAZ E KARINE CAMPOS CELESTINO
8.         EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AVANÇOS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DO PME DE SEABRA CLAUDILSON SOUZA DOS SANTOS E ANGÉLICA ROSA DOS ANJOS
9.         IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA: AVANÇOS E IMPASSES A PARTIR DO PME DE SEABRA CLAUDILSON SOUZA DOS SANTOS, ELISIANE DE ALMEIDA SANTOS E LUDIMILA REIS DE SOUZA
10.      ABANDONO E EVASÃO DE ESTUDANTES DE ALGUMAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE JEQUIÉ-BA JÚNIOR MARCELO QUEIROZ E MARIA DE CÁSSIA PASSOS BRANDÃO
11.      A GESTÃO EDUCACIONAL NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) WINNER SANTOS

YURE OLIVEIRA

12.      A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BAHIA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) THAÍS RAMOS ALVES
13.      DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE À PERMANÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FERNANDA ELOISA DE MORAES

ANA PAULA

WANESSA ALMEIDA SANTOS

14.      NOVO ENSINO MÉDIO EM NOVA OLINDA-CE EM 2022: NOTAS REFLEXIVAS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA POLLYANA SUELLEN RODRIGUES

EDILÂNIO RODRIGUES MACÁRIO

 

 

 

 

 

 

SALA 2

Link de acesso: https://meet.google.com/zto-zhbz-azr

Coordenador: Profa. Ma. Naiara Serafim Santos Mota

Apoio: Maira Fernandes de Jesus

Dia: 18/11/2022

Horário: 08h às 11h

ORDEM TÍTULO AUTORES
POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA EM FUNÇÃO DAS

LICENCIATURAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

 

 

  ESTHER PESSOA COSTA

YAN ROBERTO SANTOS OLIVEIRA

NIVALDO VIEIRA SANTANA

FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID

 

 

 EDILÂNIO RODRIGUES MACÁRIO

MARIA ALDEJANE LOPES SILVA

A POLÍTICA DE FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESCONTINUIDADES E DISPUTAS DE PROJETOS

 

 

ANTONIO PEREIRA DE CARVALHO

DALVANI MAGNAVITA FERRAZ

LEILA PIO MORORÓ

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA EM SERRA DO RAMALHO/BAHIA: POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E GARANTIA DE DIREITOS  INAIARA ALVES ROLIM

LUCIANA SILVA OLIVEIRA

SHIRLEY GONÇALVES DE SOUZA

A FORMAÇÃO DAS EQUIPES GESTORAS PARA A (RE) ELABORAÇÃO DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS: UM OLHAR PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

 

 ADRIANA ROCHA DE SOUZA MIRANDA
A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) SOB A ÓTICA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS BAIANA  EDU ARAUJO CARDOSO
ANÁLISES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: A FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL NA ÚLTIMA DÉCADA BRUNA SOBROZA DA SILVA; KARINE MORGAN
OS (DES)CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL ANTÔNIO PEREIRA DE CARVALHO
A CONSTRUÇÃO MEMORIAL NO PROCESSO AVALIATIVO: UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – CAMPUS ARAPIRACA JÚNIO MYKAEL BARBOSA ARAUJO
A DISCIPLINA DE HISTÓRIA E O NOVO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A SUA IMPLEMENTAÇÃO EM NOVA OLINDA – CE EDILÂNIO RODRIGUES MACÁRIO

MARIA ALDEJANE LOPES SILVA

LEITURA VIRTUAL COM CRIANÇAS: TROCAS INTERATIVAS MARGARETH CORREIA FAGUNDES COSTA

AGNA SOUZA DE OLIVEIRA CARDOSO

ANA LUIZA SOUZA DA SILVA

 

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO: PERSONIFICANDO A ESCOLHA ATRAVÉS DO ENCONTRO ENTRE O EU, O DESEJO E O MUNDO AMANDA DOURADO CURCIO

DÉBORA EVELLYN MACEDO DOS SANTOS SILVA

CARMEN VIRGÍNIA MORAES DA SILVA

 

SALA 3

Link de acesso: https://meet.google.com/tcy-ocdd-ugj

Coordenador: Profa. Ma. Darluce Andrade de Queiroz Muniz

Apoio: Karoline Kétery Alves Barbosa

Dia: 18/11/2022

Horário: 14h às 17h

ORDEM TÍTULO AUTORES
1.       ASPECTOS DA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO E AS PESSOAS IDOSAS EM UMA UNIVERSIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA NA TERCEIRA DÉCADA DO MILÊNIO

 

EDILÂNIO RODRIGUES MACÁRIO

MARIA ALDEJANE LOPES SILVA

2.       AWÊ É LUTA, É DE GUERRA É A NOSSA TRADIÇÃO”: OS CÂNTICOS E DANÇAS DO AWÊ ENQUANTO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COLETIVO DOS PATAXÓ NO MONTE PASCOAL

 

JOSÉ LUIS CAETANO
3.       DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA/BA

 

LILIANE ALMEIDA SILVA

 

4.       ESCREVIVÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS QUILOMBOLAS COM

DEFICIÊNCIA: REDE COLETIVA EM CONSTRUÇÃO

 

ELIETE FAGUNDES DE JESUS RODRIGUES

ANA LÚCIA GOMES DA SILVA

 

5.       FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL:UM TRABALHO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS

 

NÁGILA GAMA SANTANA

 

6.       O GESTOR ESCOLAR E AS CONTRIBUIÇÕES A RESPEITO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL

 

LARISSA OLIVEIRA SILVA

POLLIANE SANTOS  CAETANO

7.       PARTICIPAÇÃO DO PODER PÚBLICO NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DAS APAES

 

MARIA CRISTINA DOS SANTOS OLIVEIRA

NUBIA MARIA BEZERRA DE CASTRO RIBEIRO

 

8.       OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA ESCOLA

 

JENYFFER NOVAIS OLIVEIRA E RAFAELA MATOS DIAS

 

 

9.       O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM.

 

JULIANA FERREIRA DE SOUSA

 

10.    NA DEFESA DA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA PROMOÇÃO DO RESPEITO AOS ANIMAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA GABRIELE MARISCO

DAIANA KELLY MORAES LISBOA

11.    ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO REALIZADO COM ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO LOHANA OLIVEIRA LEITE

PALOMA LIMA VIANA

CARMEN VIRGÍNIA MORAES DA SILVA

12.    COMO É O FUTURO QUE EU DESEJO PRA MIM?: RELATO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM DIÁLOGO COM O PSICODRAMA GABRIEL MAX DA SILVA OLIVEIRA

MARIANA BATISTA DE MORAES

CARMEN VIRGÍNIA MORAES DA SILVA

 

 

 

SALA 4

Link de acesso: https://meet.google.com/cwc-xwqq-zio

Coordenador: Profa. Queziane Martins da Cruz

Apoio: Larissa de Oliveira Silva

Dia: 18/11/2022

Horário: 14h às 17h

ORDEM TÍTULO AUTORES
1.         REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DE CRIANÇ JÁ AS E ADOLESCENTES COM ALBINISMO DENTRO DAS PERSPECTIVAS DOS DIREITOS HUMANOS

 

NIVALDO VIEIRA DE SANTANA

 

2.         PROCESSO DE INCLUSÃO NAS REDES DAS CRECHES DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-

BA

 

MANUELLE SANTOS ALVES BARRETO

 

3.         VIVÊNCIAS NA EEMTI PADRE LUÍS FILGUEIRAS A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADES NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) EM 2017

 

EDILÂNIO RODRIGUES MACÁRIO

 

4.         QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: ANSEIOS E DIFICULDADES

 

JUNIO MYKAEL

 

5.         EFETIVIDADE DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAESCOLA MUNICIPAL VITORINO JOSÉ ALVES: IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA LEI NO 13.146/2015

 

MANOEL MOREIA DO CARMO

RICARDO DAMASCENO MOURA

6.         EDUCAÇÃO E ACESSIBILIDADE: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA DEFICIÊNCIA FÍSICA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

 

ANANDA LIMA ROCHA E LUANA EUZÉBIO DA SILVA
7.         CONSTRUINDO JANELAS NA MATURIDADE: A UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE LAÍS  SANTANA DE JESUS

]EVELY OLIVEIRA  DE JESUS

 

8.         EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL

 

 

EDMEIRE  PIRES OLIVEIRA

CLAUDIA  BARBOSA DE FARIA

9.         QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: ANSEIOS E DIFICULDADES

 

EDILÂNIO RODRIGUES MACÁRIO

MARIA ALDEJANE LOPES SILVA

10.      AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA COMO  APRENDIZAGEM OU DA APRENDIZAGEM? WOLMER ELIUD NEVES JÚNIOR
11.      AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL JAILANE ANDRADE FONTES

MAIANE SOUZA FREIRES

DAELCIO FERREIRA CAMPOS MENDONÇA

EDMACY QUIRINA DE SOUZA

12.      A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE SAÚDE DA ESCOLA E A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SANDY RIBEIRO PEREIRA DA SILVA

DAELCIO FERREIRA CAMPOS MENDONÇA

 

 

 

 

SALA 5

Link de acesso: https://meet.google.com/scm-iwxn-cte

Coordenador: Profº Jodielson da Silva Pereira

Apoio: Thais Ramos Alves

Dia: 18/11/2022

Horário: 14h às 17h

ORDEM TÍTULO AUTORES
 A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA: ENTRE O REAL E O IDEAL IBEANE CAMPOS MOREIRA E  IRACEMA LIMA DE  OLIVEIRA
A PESQUISA FENOMENOLÓGICA EM EDUCAÇÃO KLYVIA LARISSA DE ANDRADE SILVA VIEIRA
CONFABULAÇÃO LUCIMAURO DA SILVA PALLES, FERNANDA NASCIMENTO DE MELO LIMA E ZENILDA SANTOS SILVA
EQUID@DE PARA INCLUIR LUCIMAURO DA SILVA PALLES, FERNANDA NASCIMENTO DE MELO LIMA E ZENILDA SANTOS SILVA
MÃES UNIVERSITÁRIAS: DESAFIOS ENCONTRADOS AO SE  TORNAR MÃE NA VIDA ACADÊMICA ANDRESSA LUCAS SALLES E LETÍCIA SANTOS AZEVEDO
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-EAD NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID- 19  SHEILA DE ARAÚJO PAIVA E IRACEMA LIMA DE OLIVEIRA
ORÇAMENTO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS BAIANAS NA PANDEMIA DA COVID-19: CORTES E CONTINGENCIAMENTOS ANE STHAFFANY FARIAS ALENCAR E IRACEMA LIMA DE OLIVEIRA
APRENDIZAGEM DIALÓGICA COMO NECESSIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA DEBORA BASTOS PEREIRA NEVES
O CRESCIMENTO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO EM ANGOLA: REFLEXÕES E IMPACTOS WILIAM REIMÃO MACHADO PINTO
CONCEITO DE IDEIAS QUE POVOAM PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NA ESCOLA JOSÉ ENOQUE DE BARROS EM GIRAU DO PONCIANO-AL ANA KARLLA DA SILVA

JÚLIO BISPO DOS SANTOS JÚNIOR

ANALFABETISMO FUNCIONAL: ANÁLISE SOBRE O ASSUNTO NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA DE 2015 A 2021 DAVID ISRAEL DE SOUZA TELES

CLAUDIO ANTUNES DOS SANTOS JÚNIOR

DAELCIO FERREIRA CAMPOS MENDONÇA

 

ORIENTAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DOS ANAIS POSTERIORMENTE:

1 – Após apresentação por meio de Comunicação Oral do Resumo Ampliado, para publicação dos Resumos nos Anais do Evento será necessário que os autores façam todas as revisões expostas no final da carta de aceite do trabalho, sugeridas pelo parecerista;

2 –  É obrigatória ainda uma revisão geral de ortografia e normas da ABNT em todos os trabalhos. Relembramos que o teor geral do Resumo Ampliado é de responsabilidade dos autores;

3 – Será feita uma nova avaliação dos trabalhos, por comissão científica específica, e SOMENTE serão publicados, nos Anais do Evento, os trabalhos TOTALMENTE revisados pelos autores e reenviados, em PDF, diagramado no Template/Modelo – disponível para download neste site – com identificação dos autores, até o dia 30 de novembro de 2022.