TRABALHOS APROVADOS PARA O II SEMPEGE – Confira informações para apresentação.
APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS DOS EIXO 01 AO 05
SALA 1
Link de acesso: https://meet.google.com/efp-wrxu-xzr Coordenador: Prof. Odair Ledo Neves Apoio: Stefanie Caires Fonsceca Dia: 18/11/2022 Horário: 08h às 11h |
||
ORDEM | TÍTULO | AUTORES |
1. | A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A POLÍTICA DE ACESSO NO PERÍODO PANDÊMICO | ISADORA LEMOS SILVA E CAROLLAINE PEREIRA DOS SANTOS |
2. | POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALFABETIZAÇÃO: DESDOBRAMENTOS PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA | TAMYZA ALINE SILVA DOS SANTOS |
3. | CENTRO DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR PARA A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUAÍRA/SP | ÍRIS PROCÓPIO DIAS SANTANA |
4. | A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DOCUMENTOS OFICIAIS | ARLENE ROSA SANTANA E ELIZANIA COSTA SILVA |
5. | A CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR NA BNCC: O DIREITO À APRENDIZAGEM COM BASE NA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS | RAQUEL DA SILVA REIS, ROSIELE PEREIRA DOS SANTOS E KAROLINE KETERY ALVES |
6. | GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSELHO ESCOLAR: A OFENSIVA NEOLIBERAL E O ENFRAQUECIMENTO DOS ESPAÇOS DELIBERATIVOS DA SOCIEDADE CIVIL | CAIO CÉSAR GOMES DE MOURA |
7. | COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA MUSICALIZAÇÃO PRESENTES NO PME SÃO GERIDAS NO COLÉGIO BATISTA PASTOR SAMUEL DE OLIVEIRA SANTOS NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA? | CAIO EDUARDO DE CARVALHO FERRAZ E KARINE CAMPOS CELESTINO |
8. | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AVANÇOS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DO PME DE SEABRA | CLAUDILSON SOUZA DOS SANTOS E ANGÉLICA ROSA DOS ANJOS |
9. | IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA: AVANÇOS E IMPASSES A PARTIR DO PME DE SEABRA | CLAUDILSON SOUZA DOS SANTOS, ELISIANE DE ALMEIDA SANTOS E LUDIMILA REIS DE SOUZA |
10. | ABANDONO E EVASÃO DE ESTUDANTES DE ALGUMAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE JEQUIÉ-BA | JÚNIOR MARCELO QUEIROZ E MARIA DE CÁSSIA PASSOS BRANDÃO |
11. | A GESTÃO EDUCACIONAL NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) | WINNER SANTOS
YURE OLIVEIRA |
12. | A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BAHIA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) | THAÍS RAMOS ALVES |
13. | DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE À PERMANÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | FERNANDA ELOISA DE MORAES
ANA PAULA WANESSA ALMEIDA SANTOS |
14. | NOVO ENSINO MÉDIO EM NOVA OLINDA-CE EM 2022: NOTAS REFLEXIVAS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | POLLYANA SUELLEN RODRIGUES
EDILÂNIO RODRIGUES MACÁRIO
|
SALA 2
Link de acesso: https://meet.google.com/zto-zhbz-azr Coordenador: Profa. Ma. Naiara Serafim Santos Mota Apoio: Maira Fernandes de Jesus Dia: 18/11/2022 Horário: 08h às 11h |
||
ORDEM | TÍTULO | AUTORES |
POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA EM FUNÇÃO DAS
LICENCIATURAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
|
ESTHER PESSOA COSTA
YAN ROBERTO SANTOS OLIVEIRA NIVALDO VIEIRA SANTANA |
|
FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID
|
EDILÂNIO RODRIGUES MACÁRIO
MARIA ALDEJANE LOPES SILVA |
|
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DESCONTINUIDADES E DISPUTAS DE PROJETOS
|
ANTONIO PEREIRA DE CARVALHO
DALVANI MAGNAVITA FERRAZ LEILA PIO MORORÓ |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA EM SERRA DO RAMALHO/BAHIA: POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E GARANTIA DE DIREITOS | INAIARA ALVES ROLIM
LUCIANA SILVA OLIVEIRA SHIRLEY GONÇALVES DE SOUZA |
|
A FORMAÇÃO DAS EQUIPES GESTORAS PARA A (RE) ELABORAÇÃO DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS: UM OLHAR PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
|
ADRIANA ROCHA DE SOUZA MIRANDA | |
A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) SOB A ÓTICA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS BAIANA | EDU ARAUJO CARDOSO | |
ANÁLISES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: A FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL NA ÚLTIMA DÉCADA | BRUNA SOBROZA DA SILVA; KARINE MORGAN | |
OS (DES)CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL | ANTÔNIO PEREIRA DE CARVALHO | |
A CONSTRUÇÃO MEMORIAL NO PROCESSO AVALIATIVO: UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – CAMPUS ARAPIRACA | JÚNIO MYKAEL BARBOSA ARAUJO | |
A DISCIPLINA DE HISTÓRIA E O NOVO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A SUA IMPLEMENTAÇÃO EM NOVA OLINDA – CE | EDILÂNIO RODRIGUES MACÁRIO
MARIA ALDEJANE LOPES SILVA |
|
LEITURA VIRTUAL COM CRIANÇAS: TROCAS INTERATIVAS | MARGARETH CORREIA FAGUNDES COSTA
AGNA SOUZA DE OLIVEIRA CARDOSO ANA LUIZA SOUZA DA SILVA
|
|
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO: PERSONIFICANDO A ESCOLHA ATRAVÉS DO ENCONTRO ENTRE O EU, O DESEJO E O MUNDO | AMANDA DOURADO CURCIO
DÉBORA EVELLYN MACEDO DOS SANTOS SILVA CARMEN VIRGÍNIA MORAES DA SILVA |
SALA 3
Link de acesso: https://meet.google.com/tcy-ocdd-ugj Coordenador: Profa. Ma. Darluce Andrade de Queiroz Muniz Apoio: Karoline Kétery Alves Barbosa Dia: 18/11/2022 Horário: 14h às 17h |
||
ORDEM | TÍTULO | AUTORES |
1. | ASPECTOS DA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO E AS PESSOAS IDOSAS EM UMA UNIVERSIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA NA TERCEIRA DÉCADA DO MILÊNIO
|
EDILÂNIO RODRIGUES MACÁRIO
MARIA ALDEJANE LOPES SILVA |
2. | AWÊ É LUTA, É DE GUERRA É A NOSSA TRADIÇÃO”: OS CÂNTICOS E DANÇAS DO AWÊ ENQUANTO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COLETIVO DOS PATAXÓ NO MONTE PASCOAL
|
JOSÉ LUIS CAETANO |
3. | DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA/BA
|
LILIANE ALMEIDA SILVA
|
4. | ESCREVIVÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS QUILOMBOLAS COM
DEFICIÊNCIA: REDE COLETIVA EM CONSTRUÇÃO
|
ELIETE FAGUNDES DE JESUS RODRIGUES
ANA LÚCIA GOMES DA SILVA
|
5. | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL:UM TRABALHO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS
|
NÁGILA GAMA SANTANA
|
6. | O GESTOR ESCOLAR E AS CONTRIBUIÇÕES A RESPEITO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL
|
LARISSA OLIVEIRA SILVA
POLLIANE SANTOS CAETANO |
7. | PARTICIPAÇÃO DO PODER PÚBLICO NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DAS APAES
|
MARIA CRISTINA DOS SANTOS OLIVEIRA
NUBIA MARIA BEZERRA DE CASTRO RIBEIRO
|
8. | OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA ESCOLA
|
JENYFFER NOVAIS OLIVEIRA E RAFAELA MATOS DIAS
|
9. | O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM.
|
JULIANA FERREIRA DE SOUSA
|
10. | NA DEFESA DA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA PROMOÇÃO DO RESPEITO AOS ANIMAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | GABRIELE MARISCO
DAIANA KELLY MORAES LISBOA |
11. | ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO REALIZADO COM ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO | LOHANA OLIVEIRA LEITE
PALOMA LIMA VIANA CARMEN VIRGÍNIA MORAES DA SILVA |
12. | COMO É O FUTURO QUE EU DESEJO PRA MIM?: RELATO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM DIÁLOGO COM O PSICODRAMA | GABRIEL MAX DA SILVA OLIVEIRA
MARIANA BATISTA DE MORAES CARMEN VIRGÍNIA MORAES DA SILVA |
SALA 4
Link de acesso: https://meet.google.com/cwc-xwqq-zio Coordenador: Profa. Queziane Martins da Cruz Apoio: Larissa de Oliveira Silva Dia: 18/11/2022 Horário: 14h às 17h |
||
ORDEM | TÍTULO | AUTORES |
1. | REFLEXÕES SOBRE A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DE CRIANÇ JÁ AS E ADOLESCENTES COM ALBINISMO DENTRO DAS PERSPECTIVAS DOS DIREITOS HUMANOS
|
NIVALDO VIEIRA DE SANTANA
|
2. | PROCESSO DE INCLUSÃO NAS REDES DAS CRECHES DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-
BA
|
MANUELLE SANTOS ALVES BARRETO
|
3. | VIVÊNCIAS NA EEMTI PADRE LUÍS FILGUEIRAS A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADES NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) EM 2017
|
EDILÂNIO RODRIGUES MACÁRIO
|
4. | QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: ANSEIOS E DIFICULDADES
|
JUNIO MYKAEL
|
5. | EFETIVIDADE DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAESCOLA MUNICIPAL VITORINO JOSÉ ALVES: IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA LEI NO 13.146/2015
|
MANOEL MOREIA DO CARMO
RICARDO DAMASCENO MOURA |
6. | EDUCAÇÃO E ACESSIBILIDADE: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA DEFICIÊNCIA FÍSICA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
|
ANANDA LIMA ROCHA E LUANA EUZÉBIO DA SILVA |
7. | CONSTRUINDO JANELAS NA MATURIDADE: A UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE | LAÍS SANTANA DE JESUS
]EVELY OLIVEIRA DE JESUS
|
8. | EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL
|
EDMEIRE PIRES OLIVEIRA
CLAUDIA BARBOSA DE FARIA |
9. | QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR: ANSEIOS E DIFICULDADES
|
EDILÂNIO RODRIGUES MACÁRIO
MARIA ALDEJANE LOPES SILVA |
10. | AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA COMO APRENDIZAGEM OU DA APRENDIZAGEM? | WOLMER ELIUD NEVES JÚNIOR |
11. | AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL | JAILANE ANDRADE FONTES
MAIANE SOUZA FREIRES DAELCIO FERREIRA CAMPOS MENDONÇA EDMACY QUIRINA DE SOUZA |
12. | A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE SAÚDE DA ESCOLA E A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA | SANDY RIBEIRO PEREIRA DA SILVA
DAELCIO FERREIRA CAMPOS MENDONÇA |
SALA 5
Link de acesso: https://meet.google.com/scm-iwxn-cte Coordenador: Profº Jodielson da Silva Pereira Apoio: Thais Ramos Alves Dia: 18/11/2022 Horário: 14h às 17h |
||
ORDEM | TÍTULO | AUTORES |
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA: ENTRE O REAL E O IDEAL | IBEANE CAMPOS MOREIRA E IRACEMA LIMA DE OLIVEIRA | |
A PESQUISA FENOMENOLÓGICA EM EDUCAÇÃO | KLYVIA LARISSA DE ANDRADE SILVA VIEIRA | |
CONFABULAÇÃO | LUCIMAURO DA SILVA PALLES, FERNANDA NASCIMENTO DE MELO LIMA E ZENILDA SANTOS SILVA | |
EQUID@DE PARA INCLUIR | LUCIMAURO DA SILVA PALLES, FERNANDA NASCIMENTO DE MELO LIMA E ZENILDA SANTOS SILVA | |
MÃES UNIVERSITÁRIAS: DESAFIOS ENCONTRADOS AO SE TORNAR MÃE NA VIDA ACADÊMICA | ANDRESSA LUCAS SALLES E LETÍCIA SANTOS AZEVEDO | |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-EAD NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID- 19 | SHEILA DE ARAÚJO PAIVA E IRACEMA LIMA DE OLIVEIRA | |
ORÇAMENTO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS BAIANAS NA PANDEMIA DA COVID-19: CORTES E CONTINGENCIAMENTOS | ANE STHAFFANY FARIAS ALENCAR E IRACEMA LIMA DE OLIVEIRA | |
APRENDIZAGEM DIALÓGICA COMO NECESSIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA | DEBORA BASTOS PEREIRA NEVES | |
O CRESCIMENTO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO EM ANGOLA: REFLEXÕES E IMPACTOS | WILIAM REIMÃO MACHADO PINTO | |
CONCEITO DE IDEIAS QUE POVOAM PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NA ESCOLA JOSÉ ENOQUE DE BARROS EM GIRAU DO PONCIANO-AL | ANA KARLLA DA SILVA
JÚLIO BISPO DOS SANTOS JÚNIOR |
|
ANALFABETISMO FUNCIONAL: ANÁLISE SOBRE O ASSUNTO NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA DE 2015 A 2021 | DAVID ISRAEL DE SOUZA TELES
CLAUDIO ANTUNES DOS SANTOS JÚNIOR DAELCIO FERREIRA CAMPOS MENDONÇA |
ORIENTAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DOS ANAIS POSTERIORMENTE:
1 – Após apresentação por meio de Comunicação Oral do Resumo Ampliado, para publicação dos Resumos nos Anais do Evento será necessário que os autores façam todas as revisões expostas no final da carta de aceite do trabalho, sugeridas pelo parecerista;
2 – É obrigatória ainda uma revisão geral de ortografia e normas da ABNT em todos os trabalhos. Relembramos que o teor geral do Resumo Ampliado é de responsabilidade dos autores;
3 – Será feita uma nova avaliação dos trabalhos, por comissão científica específica, e SOMENTE serão publicados, nos Anais do Evento, os trabalhos TOTALMENTE revisados pelos autores e reenviados, em PDF, diagramado no Template/Modelo – disponível para download neste site – com identificação dos autores, até o dia 30 de novembro de 2022.