Justificativa

A proposição de realização do I Seminário Interdisciplinar de Formação Docente e Práticas Pedagógicas (I SIFDPP), não constitui uma ideia nova no curso de Pedagogia, especialmente entre os docentes da Área de Estágio. Trata-se de uma ação que já vinha acontecendo em outros momentos como atividades vinculadas às Disciplinas de Estágio.

Ao longo dos anos, a articulação para realização deste evento nunca foi um ato solitário, pois contou com parcerias importantes o que sempre o constituiu em um Seminário de caráter interdisciplinar, fomentando e problematizando temáticas, marcadas pela interrelação entre teoria e prática, pelas mudanças nas políticas educacionais e pelos avanços  das pesquisas e conhecimentos direcionados para a formação de professores e para as práticas pedagógicas.

Nesse sentido, o I SIFDPP, configura-se como uma proposta resultante da articulação das iniciativas de professores pesquisadores desta instituição amparados na memória e práxis já existentes, no sentido de alavancar uma nova constituição e dinâmica para o seminário de Estágio, tornando-o mais abrangente e trazendo para seu entorno um número maior de professores pesquisadores,  ressignificando as atividades nele desenvolvidas.

O I SIFDPP constitui-se, portanto,  o lócus por excelência para reflexão da formação docente e práxis pedagógica. A formação docente faz-se mediante a reflexão sobre a identidade deste profissional.  Isto implica dizer que, essa identidade mostra-se mais complexa por revelar-se de maneira singular e múltipla num processo de metamorfose constante, através do qual o indivíduo que se desvela, deixa evidenciar as múltiplas tentativas de conciliar, diferenças e semelhanças na busca de formar-se e atuar profissionalmente, onde o processo é constituído sob a influência histórico-psico-social.

Sendo assim, a realização do I SIFDPP, será de grade valia para toda comunidade acadêmica da UESB/Itapetinga e constituirá em mais um instrumento de qualificação do trabalho desta instituição enquanto promotora e vanguardista no desenvolvimento regional e na formação de profissionais qualificados para o mundo do trabalho e especialmente para o exercício da cidadania.