O Local

Vitória da Conquista é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população, conforme o IBGE, em 16 de outubro de 2011, é de 310.129 habitantes, o que a torna a terceira maior cidade do estado e do interior do Nordeste juntamente com Caruaru (excetuando – se as regiões metropolitanas).

Localizada no sudoeste baiano e a 509 km de Salvador, Vitória da Conquista é a terceira maior cidade do estado com uma área de 3.743 km² e população de mais de 300 mil habitantes, distribuídos entre a sede da cidade e os 11 distritos rurais.

 

Culturalmente a cidade é rica em músicos, instrumentistas, artistas plásticos, compositores e artesãos que divulgam suas obras nas feiras mensais, nas festas populares e nas casas noturnas da cidade. O município, que está situado a mil metros de altitude, chama a atenção por registrar as temperaturas mais amenas do estado, chegando aos 10 ºC no inverno e sendo, por isso, conhecida como a “Suíça Baiana”.

É uma cidade de clima frio na maior parte do tempo. Isso obriga aos visitantes a se preocuparem em trazer para a cidade botas, casacos, roupas mais quentes para a nossa noite.

Foto: João Daniel Barros; Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Graças ao clima mais frio, a cidade ganhou um Festival de Inverno, que anima turistas e conterrâneos durante os meses de julho e agosto com muito diversidade musical.

O turismo ecológico também ganha destaque em Vitória da Conquista, localizada em pleno Parque Municipal da Serra do Periperi, que tem cerca de 1.300 hectares de trilhas, riachos e vegetação nativa.

Além das baixas temperaturas, a cidade também reserva outros atrativos como:

A Praça Tancredo Neves, antes denominada Jardim das Borboletas. Um espaço que abrigou circos mambembes, desfiles escolares e comícios, hoje é um local visitado por centenas de turistas e é considerada a praça mais bonita do interior da Bahia, contemplada pela diversidade natural e por opções de entretenimento, como a Música na Praça e o Natal da Cidade.

Foto: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

Foto: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

A Reserva Florestal do Poço Escuro é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade. Oferece aos turistas uma opção de lazer em plena serra. São quatro trilhas, que variam entre 1 e 2 km de extensão e aproximam o visitante da natureza com total infraestrutura.

Endereço: R. B Santos, 240 – Cruzeiro, Vitória da Conquista – BA

Foto: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

Foto: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

O Cristo de Mário Cravo, no alto da Serra do Periperi, possui feições nordestinas prestando uma homenagem ao povo sertanejo, que sofre com secas, fome, pobreza e trabalho duro, além fornecer uma vista privilegiada da cidade.

Endereço: Cruzeiro, Vitória da Conquista – BA

Foto: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

Foto: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

O Museu Regional de Vitória da Conquista foi fundado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e busca preservar, recuperar e divulgar a memória e o patrimônio histórico-cultural de Vitória da Conquista e região.

Endereço: Praça Tancredo Neves, 109 -141 – Centro, Vitória da Conquista – BA

Foto: Diário News Bahia

O Teatro Municipal Carlos Jehovah foi inaugurado em 1982. Recebeu este nome em homenagem ao teatrólogo e poeta Carlos Jehovah de Brito Leite, fundador e diretor do Grupo de Teatro Avante Época, Casa da Cultura e outras entidades culturais de Vitória da Conquista.

Endereço: Centro, Vitória da Conquista – BA

Foto: Blog do Anderson

O Teatro Glauber Rocha é um espaço bastante eclético, e faz parte da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ele atende à comunidade universitária, bem como os projetos de cultura e extensão, que envolvem a comunidade externa.

Endereço: Estrada do Bem Querer, km 4, Vitória da Conquista – BA

Foto: Diário News Bahia\

A Arquidiocese de Vitória da Conquista é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a sé metropolitana da província eclesiástica de Vitória da Conquista. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé arquiepiscopal está na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, no centro da cidade de Vitória da Conquista.

Endereço: Rua Frei Egídio, 4 – Centro, Vitória da Conquista – BA

Foto: Blog do Anderson

O Estádio Municipal Lomanto Júnior foi inaugurado em 1966 e é considerado um dos mais bonitos e arborizados da Bahia. O Estádio é um dos espaços que sediam o Campeonato Baiano da 1ª Divisão, que, entre outros times da capital e do interior do estado, tem a participação dos times conquistenses, Vitória da Conquista e Serrano.

Endereço: Av. Luís Eduardo Magalhães – Candeias, Vitória da Conquista – BA

Foto: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista