Apresentação

É com grande satisfação e alegria que a Semana Acadêmica de Filosofia (Sefil) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) realiza, neste ano, sua 10ª edição.

Com o tema Filosofia e Ciências: rupturas e aproximações”, a X Semana Acadêmica de Filosofia da UESB será realizada presencialmente no campus de Vitória da Conquista. A longo prazo, o este evento tem se consolidado como um espaço acadêmico formal e alternativo à formação em sala de aula, no qual discentes, docentes e demais interessados, não se restringindo apenas ao Curso de Licenciatura Plena em Filosofia da UESB, mas a toda comunidade acadêmica (interna e externa) e a comunidade geral, possam apresentar, discutir e debater resultados e inquietações inerentes e pertinentes aos seus processos formativos e existenciais.

O tema desta edição tem como objetivo central aprofundar uma discussão acerca da Filosofia e de sua relação com as Ciências. Nos últimos tempos, a sociedade contemporânea tem passado por grandes transformações políticas, econômicas, sociais, ideológicas, etc., e tem testemunhado o ressurgimento do pensamento anticientífico e negacionista. Adicionalmente, as fake news e as (meta)narrativas passaram, infelizmente, a fazer parte do cotidiano, principalmente no contexto da última pandemia do novo Coronavírus. Por essa razão, é necessária uma discussão mais séria e profunda acerca do papel da Filosofia e das Ciências diante do cenário desolador pelo qual a sociedade mundial e, em especial, a brasileira passa.

Assim, o tema se apresenta com uma singular importância não apenas no contexto acadêmico, mas também para o contexto social no qual a Universidade se insere. Dada a dimensão da temática, a X Semana Acadêmica de Filosofia se torna assim um espaço de discussão com o horizonte ampliado para que o curso de Filosofia e os demais cursos desta instituição possam refletir sobre a atual importância da Filosofia, das Ciências e de suas relações na conjuntura contemporânea. Os problemas atualmente enfrentados podem ser abordados de diversas formas, privilegiando, sobretudo, a interdisciplinaridade da Filosofia.

Pelo menos até o século XVII, não havia uma linha muito nítida que separava a Filosofia das demais Ciências. A partir da Filosofia Moderna, essa linha foi se tornando cada vez mais nítida, consolidando-se assim o enorme feudo que as separa. Não obstante, não são raras as múltiplas relações entre essas duas disciplinas, o que indicia que ambas tiveram, têm e terão papeis relevantes ao longo do passado, presente e futuro. E, no contexto atual, devido as últimas grandes transformações sociais e com os frequentes ataques às instituições acadêmicas e democráticas, é cada vez mais salutar colocar a Filosofia e as Ciências no centro da discussão e debater seus papeis dentro da academia e também da sociedade, como forma de enfrentar e combater a mentalidade anticientífica e negacionista tão presente na sociedade brasileira atual. Além disso, em contexto de mídias sociais, inundação de informações, fake news, (meta)narrativas e potentes rupturas democráticas e institucionais, podem a Filosofia e as Ciências contribuir com o debate para esclarecer e propor formas de se posicionar diante do caos (des)informativo da contemporaneidade. E a Universidade, enquanto uma instituição social, constitui-se com um espaço legítimo e seguro, por excelência, para empreender tais discussões, enriquecendo a formação acadêmica, profissional e pessoal dos seus discentes, docentes, técnicos-administrativos e da comunidade em geral.

É, neste contexto, que a Comissão Organizada da X Sefil convida a todos para fazer parte de mais uma edição.