Normas para Publicação

PERÍODO DE SUBMISSÃO:

16 de setembro a 29 de setembro de 2019

INSCRIÇÃO:

Os trabalhos deverão ser enviados para o endereço de e-mail: semecon.comissaocientifica@uesb.edu.br.

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

- Validação dos artigos submetidos: 30 de setembro a 1 de outubro de 2019
- Avaliação dos artigos pela Comissão de Científica: 2 de outubro a 15 de outubro de 2019
- Divulgação dos artigos aprovados por Grupos de Trabalho: 18 de outubro de 2019
- Divulgação da programação dos Grupos de Trabalho: 23 de outubro de 2019

I – DISPOSIÇÕES GERAIS:

A Semana de Economia busca oferecer oportunidades a graduandos e graduados de todos os cursos, docentes e pesquisadores que desenvolvam estudos relacionados às áreas indicadas nos grupos de trabalho, a fim de apresentar publicamente os resultados finais de suas pesquisas. Leia com atenção todo o texto aqui apresentado, pois ao enviar seu artigo o autor declara ter pleno conhecimento de todas as regras que regem a submissão e seleção de artigos para o evento, bem como as regras para apresentação dos artigos selecionados.

II - INFORMAÇÕES GERAIS

2.1 - A submissão aceitará apenas a submissão de artigos completos;
2.2 - Os trabalhos serão recebidos pelo Comitê Científico, que observará o cumprimento das regras, a seguir apresentadas. A não observância dos critérios estabelecidos impedirá a aceitação do artigo para avaliação:

2.2.1 - cada trabalho deverá ter, no máximo, 03 (três) autores.
2.2.2 - o artigo completo deverá ter entre 10 (dez) e 20 (vinte) páginas;
2.2.3 - os trabalhos devem ser enviados no modelo de arquivo disponibilizado no item 3.1;
2.2.4 - no processo de submissão devem ser enviados 2 (dois) arquivos como prevê o item 3.2;

2.3 - Os artigos deverão ser inéditos (não apresentados em outros eventos), sendo que o ineditismo é de inteira responsabilidade do autor;
2.4 - O Sistema de Seleção dos trabalhos será Blind Review (anonimato). Os artigos serão avaliados, pelos pareceristas, nos seguintes aspectos:

  • a) relevância do tema;
  • b) resumo;
  • c) linguagem;
  • d) estrutura do texto (introdução, metodologia, desenvolvimento, conclusão) quanto à forma e ao conteúdo exigido e adequação às normas da ABNT.
2.5 - No ato da submissão do(s) artigo(s), o autor(a) deverá indicar a modalidade de apresentação (apresentação oral ou apresentação em painel). Também deverá indicar o Grupo de Trabalho no qual seu artigo se encaixa apresentados a seguir:
  • GT 1 – Estado, Economia do Setor Público, Políticas Públicas, Tecnologias Sociais;
  • GT 2 – Economia Brasileira, Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico e Economia Internacional;
  • GT 3 – Economia Baiana e Desenvolvimento Regional;
  • GT 4 – Economia Política e História do Pensamento Econômico;
  • GT 5 – Economia do trabalho, Economia Solidária, Cooperativismo;
  • GT 6 – Economia Rural, Meio Ambiente e Sustentabilidade;
  • GT 7 – Economia Industrial, Microeconomia, Inovação;
  • GT 8 – Sindicalismo, Movimento Estudantil e Movimentos Sociais;
  • GT 9 – Gestão e Finanças;
  • GT 10 – Ensino de Economia: experiências, metodologias, avaliações, etc.;
  • GT 11 – Criptomoedas e as novas abordagens da Economia Monetária;
  • GT 12 – Quarta Revolução Industrial e seus impactos na economia brasileira
2.6 - Os artigos aprovados serão apresentados nas modalidades Painel e Oral, em data e horário posteriormente divulgados pelo Comitê Científico;
2.7 - É importante ressaltar que os Grupos de Trabalho nos quais serão apresentados os artigos na modalidade oral ocorrerão simultaneamente, no mesmo dia e horário;
2.8 - O Comitê científico da Semana de Economia/UESB reserva-se no direito de readequar a categoria temática do trabalho, se aprovado, se for o caso;
2.9 - O conteúdo científico e ético dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores;
2.10 - Orientações e dúvidas sobre este edital podem ser dirimidas através do seguinte e-mail: semecon.comissaocientifica@uesb.edu.br;
2.11 - Os casos omissos serão decididos pelo Comitê Científico.

III – DA NORMATIZAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS

3.1 - Os artigos completos deverão ser submetidos no arquivo padrão, apresentado a seguir:
LINK DO TEMPLATE PARA ARTIGO COMPLETO
3.2 - Os artigos completos devem ser enviados em dois arquivos, no padrão dos arquivos:

3.2.1 – ARQUIVO 1 (SEM IDENTIFICAÇÃO - para a avaliação em sistema de Blind Review). Em formato PDF, contendo apenas o artigo completo, sem os nomes dos autores, sem a filiação institucional ou qualquer informação que permita aos avaliadores identificar os autores;
3.2.2 – ARQUIVO 2 (COM IDENTIFICAÇÃO - para compor os Anais do evento). Em formato DOC (ou DOCX), contendo o trabalho completo, os nomes dos autores e suas filiações institucionais.

3.3 - Formatação do artigo completo:

3.3.1 – Deve estar inserido no arquivo Template acima supracitado;
3.3.2 - O artigo completo deverá contar com resumo de até 200 palavras e três palavras-chave; ter entre 10 (dez) e 20 (vinte) páginas (incluindo resumo, apêndices, anexos e referências, bem como tabelas, gráficos, quadros e demais ilustrações, se for o caso); fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. É de inteira responsabilidade dos autores a correção ortográfica e gramatical;
3.3.3 - As notas explicativas devem ser inseridas em nota de rodapé (em corpo 10, espaço simples), se for o caso. As referências devem ser apresentadas ao final do texto. Na citação, a chamada pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável deve ser grafada em letras minúsculas (exceto as siglas) e, quando a chamada ocorrer entre parênteses, deve ser grafada em letras maiúsculas. Especificar, no texto, o ano e a(s) página(s), da fonte de consulta, nas citações diretas. Nas citações indiretas, é obrigatório especificar o ano da fonte de consulta, mas a indicação da(s) página(s) é opcional;
3.3.4 - A citação direta, no texto, de até três linhas deve estar contida entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. A citação direta, no texto, com mais de três linhas deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, em espaço simples, com letra menor (tamanho 11) e sem as aspas.

IV – DO ENVIO DO TRABALHO

4.1 – Os artigos completos deverão ser enviados para o e-mail: semecon.comissaocientifica@uesb.edu.br até o dia 29 de setembro de 2019;
4.2 – O(s) artigo(s) completo(s) deverá ser submetido apenas pelo e-mail em dois arquivos (com e sem identificação), conforme indicação no item 3.2;
4.3 – Após o envio do artigo completo, em até 05 (cinco) dias o Comitê Científico enviará notificação de confirmação de recebimento e encaminhamento para avaliação, caso atenda aos requisitos estabelecidos;
4.4 – Caso o autor não receba notificação no tempo acima mencionado, este deverá entrar em contato pelo e-mail: semecon.comissaocientifica@uesb.edu.br o mais rápido possível para solucionar o problema;
4.5 – Os artigos serão analisados por uma Comissão Científica designada pelo Comitê Científico e será composta por professores do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) bem como pesquisadores de outras instituições;
4.6 – Os artigos selecionados pelo Comitê Científico serão divulgados no mesmo e-mail utilizado pelo autor(a)/co-autor(a) para a submissão (o e-mail do autor) e posteriormente no site do evento;
4.7 – Os resultados finais da seleção dos artigos não serão passíveis de recursos.

V – DAS APRESENTAÇÕES

5.1 – Os Artigos Completos serão apresentados na forma oral ou em painel, a critério do autor(a), a ser indicado na submissão do artigo (no arquivo Template);
5.2 – Os (as) autores(as) dos trabalhos serão comunicados quanto à data e local da apresentação;
5.3 – Para proporcionar um amplo debate nos grupos de trabalho em que serão apresentados os artigos na forma oral, cada autor(a) responsável pela apresentação dos seus artigos aprovados, receberá antecipadamente outro artigo para debatê-lo no dia da apresentação;
5.4 – Todos os artigos selecionados serão apresentados nas dependências do Campus de Vitória da Conquista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB;
5.5 – As apresentações deverão ser realizadas nas datas e horários estabelecidos, não sendo permitidas mudanças sem o consentimento prévio da Comissão Organizadora;
5.6 – APRESENTAÇÃO ORAL: a metodologia de funcionamento dos Grupos de Trabalhos será enviada antecipadamente para os autores(as) que apresentarão trabalhos;

5.6.1 – No dia da apresentação, o autor/coautor deverá comparecer no local da apresentação indicado na programação com antecedência de pelo menos 15 (quinze) minutos.

VI – DOS ANAIS DO EVENTO

6.1 – Os trabalhos aprovados, e que forem apresentados (na forma oral ou painel), serão publicados nos anais do evento (ISSN 2595-8984) ;
6.2 – A previsão de publicação dos anais na página do evento será de até 1 (um) mês após a sua realização.

VII – DA PUBLICAÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS

7.1 - Farão jus à publicação nos Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas os dois artigos, aprovados e apresentados na forma oral na categoria de “Artigo Completo”, com maior nota de avaliação e, em caso de empate, com maior aderência à temática geral do evento;
7.2 - Informações sobre a Revista Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPAAD), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da UESB, podem ser acessadas através do site da revista: http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa.