MINICURSOS

Minicurso 1
Título: Questões de Fonética e Fonologia na alfabetização em contextos típico e atípico

Ministrantes: Marian dos Santos Oliveira  e  Vera Pacheco

Este minicurso abordará questões de fonética e fonologia presentes no processo de alfabetização tanto em contexto típico quanto atípico, em especial de escolares com Síndrome de Down.

 

Minicurso 2
Título:  O sistema de escrita para língua de sinais SEL: uma proposta para alfabetização de surdos em sua língua natural

Ministrante: Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira

O estatuto de língua natural das línguas de sinais: caráter linear e tridimensionalidade do significante, o princípio da arbitrariedade e a iconicidade nas línguas de sinais, gramaticalização/lexicalização. O fundamento para construção de um sistema de escrita alfabética em Libras: a estrutura articulatória do sinal. Como funciona o sistema de escrita para línguas de sinais SEL. Desafios ainda a superar: classificadores e ações construídas.

 

Minicurso 3
Título: O texto como ponto de partida/chegada para o ensino da língua

Ministrante: Claudionor Alves

O minicurso partirá da ideia da utilização do texto como objeto de ensino dos diversos níveis da língua baseando-se nos pressupostos da Linguística Textual

 

Minicurso 4
Título: Metalinguagem e Alfabetização: o papel da consciência fonológica

Ministrante: Maria Regina Maluf e Denise Viana

 

Minicurso 5
Título: A perspectiva da Complexidade aplicada aos estudos de desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Ministrante: Maria de Fátima de Almeida Baia

Neste curso, falarei sobre o terceiro momento das Ciências Cognitivas, a Teoria de Sistemas Adaptativos Complexos (THELEN; SMITH, 1994; KELSO, 1995; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008, MORIN, 2011, 2015). Em específico, discutirei os conceitos fundamentais da teoria, a saber, auto-organização, atratores, não linearidade, variabilidade e representação não estática, aplicados ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

 

Minicurso 6
Título: Representações de professores a respeito da leitura e da escrita na escola

Ministrante: Maria Vitória da Silva

Representações de professores a respeito da leitura e da escrita na escola. Diálogo entre a teoria das representações, a literatura que discute a formação de professores, a leitura e a escrita. A leitura e escrita como processos complexos, contínuos e plurais.

 

Minicurso 7
Título: Rastreio e diagnóstico de aspectos em caso de escolares nas séries iniciais com dificuldades de aprendizado

Ministrante: Patrícia Freitas Martins

Competências do professor e do especialista no processo de rastreamento e diagnóstico de patologias envolvidas no aprendizado inicial da leitura e da escrita. Esse minicurso buscará responder questões importantes nessa etapa de ensino como: quando é caso de intervenção ou simples processo de aprendizado? Quais ferramentas disponíveis para rastrear e intervir? Ademais, enfatizaremos a importância do diagnóstico e da intervenção precoce.

 

Minicurso 8
Título: O desafio da leitura compreensiva no processo de apropriação de sistemas de escrita

Ministrante: Ronei Guaresi e Cristiane Vieira Costa

Este minicurso abordará desafios que se impõem ao aprendiz no desenvolvimento das competências de ler e escrever, em especial o desafio da compreensão leitora, especialmente sua relação com fluência leitora (componentes velocidade e acurácia de conversão grafofonêmica).

 

Minicurso 9
Título: O Letramento na Educação Infantil na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Ministrante: Rosângela Alves de Oliveira Santos

Este minicurso vai abordar sobre as especialidades do letramento, os usos sociais da linguagem e da comunicação, na perspectiva da BNCC.