Apresentação

A VII Semana Acadêmica de Filosofia traz como temática “Subjetividade e Pós-Modernidade: Abordagens Multidisciplinares”. Assim, o evento pretende ser um espaço de profícuo debate e discussão no qual as diferentes áreas do conhecimento possam intercambiar ideias que analisam a subjetividade no contexto pós-moderno ou o contrapondo com a modernidade, criando um diálogo com a Filosofia.

O próprio conceito de “Pós-Modernidade” se mostra complicado, uma vez que entre os autores não há uma unanimidade. A partir de Jean-François Lyotard, em seu livro “Condição Pós-Moderna”, a conceituação da pós-modernidade se dá em um contexto de pretensa desconfiança de que a razão científica moderna contribui para a evolução da humanidade e do caráter ambíguo das produções técnico-científicas. Tais desconfianças já possuíam raízes fincadas em alguns filósofos contemporâneos, a exemplo de Friedrich Nietzsche, Arthur Schopenhauer, Sören Aabye Kierkegaard e Sigmund Freud. Estes desacreditavam na centralização de uma racionalidade no sujeito e na sua autonomia.

Nessa perspectiva, a principal característica da pós-modernidade, de acordo com Lyotard, é a não mais aceitação das metanarrativas, isto é, os discursos totalizantes que se baseiam na centralidade da razão ou na aceitação de que esta última favorecia a emancipação do homem. Por isso, na pós-modernidade, vários aspectos da vida social são o principal enfoque e, em vez de uma metanarrativa, há a visão fragmentada da vida e, logo, também do próprio indivíduo. É neste contexto que surge uma série de questões ligadas à política de identidades.

Diante disso, como a subjetividade se coloca diante dessa visão fragmentada? Ou como a subjetividade pode ser compreendida nessa perspectiva? Assim, o principal objetivo do evento é debater questões filosóficas e multidisciplinares no contexto da modernidade e da pós-modernidade. Portanto, o espaço do evento servirá para que as diversas áreas do conhecimento possam enriquecer o debate acerca da subjetividade e da pós-modernidade e da relação de uma para com a outra.

Nesta edição, contaremos com a presença do Professor Dr. Daniel Omar Perez, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Professora Dra. Carlota María Ibertis, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além desses, contaremos também com a colaboração dos professores que estão lotados na área de Filosofia do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista.

O evento é uma iniciativa dos discentes do Curso de Filosofia da UESB, campus de Vitória da Conquista, em parceria com a UESB, o DFCH, o Colegiado do Curso de Filosofia e o Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias (IFNSV). A comissão organizadora do evento convida a todos a participar do evento, na tentativa de construir um espaço pleno para debater as questões que envolvem a subjetividade e a pós-modernidade. Haverá no evento conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalho. Acompanhe nossas páginas nas redes sociais: Facebook e Instagram.