Eixos Temáticos

Marketing, sociedade e emancipação:

Estudos desenvolvidos no campo do macromarketing com base na perspectiva crítica das teorias e das práticas mercadológicas. Esse eixo busca compreender os efeitos nocivos das atividades mercadológicas sobre a sociedade, as organizações e as pessoas, de maneira a promover reflexões para construção do bem-estar social. Serão bem vindos trabalhos que discutam sobre:

  • ● Sociedade em Redes, Competição e Bem-Estar Social
  • ● Estudos Neocoloniais em Marketing
  • ● Patologias e Comportamento do Consumidor
  • ● Marketing e Ativismo Social
  • ● Consumo (In)consciente e Responsabilidade Ambiental
  • ● História, Cultura e Memória em Marketing
  • ● Proteção e Defesa do Consumidor e Práticas Mercadológicas
  • ● Práticas Mercadológicas Alternativas (produção e consumo colaborativo)
Marketing em ambientes contemporâneos:

O propósito desse eixo é analisar práticas de marketing em ambientes contemporâneos. Esses campos de estudos se configuram como tendências de pesquisas em marketing e aborda aspectos que transcendem ao tradicional composto de marketing (4P’s) e incluem a gestão do relacionamento com clientes (maior aproximação da empresa com os clientes, tratando o cliente da maneira que ele deseja ser tratado), marketing em rede (criando redes entre clientes, fornecedores e demais parceiros), inovação em marketing (utilizando estratégias e práticas de marketing modernas e inovando nas práticas relacionais), marketing de experiências (buscando gerar sempre uma experiência positiva com os stakeholders), marketing digital (ferramentas do ambiente digital para se comunicar e relacionar) e marketing centrado no ser humano (relacionando as questões emocionais e racionais dos clientes). Serão bem vindos trabalhos que discutam sobre:

  • ● Marketing de Relacionamento
  • ● Customização e Co riação
  • ● Empatia em marcas- Gestão de marcas com empatia e com propósito
  • ● Marketing de experiência
  • ● Marketing Digital
  • ● Marketing Sustentável
  • ● Shared Medical Decision Making
  • ● Marketing inclusivo
  • ● Marketing Social
  • ● Responsabilidade Social Corporativa
  • ● Emdomarketing ou Marketing interno
  • ● Marketing para o setor público
  • ● Marketing de Causas ou Charity Marketing
  • ● Marketing Etnico
  • ● Marketing territorial