Apresentação

O Encontro de Marketing Crítico é um evento de formação acadêmica e profissional, de amplitude regional, pensada e desenvolvida no âmbito do Observatório de Marketing da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (OM-UESB). O evento tem como finalidade proporcionar um espaço de discussão, reflexão e aprendizagem sobre o pensamento e as
práticas do marketing na Região Sudoeste Bahia.

A abordagem crítica da gestão é um assunto que tem sido amplamente debatido pela comunidade científica da administração, já há algum tempo. O Brasil tem uma tradição em estudos críticos da gestão desde década de 1970 com os trabalhos de Alberto Guerreiro Ramos, Maurício Tragtenberg, Fernando Prestes Motta, José Henrique de Farias, entre outros. No mundo euroamericano, essa discussão tem início na década de 1990 com o movimento denominado Critical Management Studies (CMS) e com a coletânea organizada por Alvesson Willmontt (1992). Na área do Marketing, essa discussão ganha destaque com a edição especial do Journal of Marketing (1983), discutindo as implicações dos estudos críticos de gestão nas teorias e práticas mercadológicas.

Nesta quinta edição, o Encontro de Marketing Crítico traz como tema norteador o Marketing na Era das Redes Sociais: Coisificação, Manipulação e Fantasias. O objetivo é promover uma reflexão sobre a atuação dos indivíduos, organizações e sociedade na era das redes sociais, no que diz respeito ao pensamento e as práticas mercadológicas. O evento será realizado em formato ON-LINE nos dias 18, 19 e 20 de outubro e contará um conjunto de atividades, tais como: palestras, painéis temáticos, oficinas e apresentação de trabalhos científicos. Nesse sentido, convidamos a comunidade acadêmica e profissional para submissão de seus trabalhos, conforme as normas estabelecidas.