INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHO

 

Realização do evento: 20, 21 e 22 de novembro de 2019

Inscrição para os combos 1, 2 e 3: até dia 10 de novembro de 2019

Inscrição em apenas um (1) minicurso (somente nos combos 2 ou 3 – vagas limitadas): até dia 10 de novembro de 2019

Inscrição somente como ouvinte: até a realização do evento

Divulgação das listas de trabalhos aprovados para serem apresentados nas modalidades Comunicação Oral e Pôster e emissão de cartas de aceite: até dia 13 de novembro de 2019

Opções e taxas:

 

 


Normas de Inscrição

As formas de participação no X SPEL são duas: com apresentação de trabalho e sem apresentação de trabalho. As modalidades de inscrição no evento, indicados nos quadros  acima (COMBO 1, COMBO 2, COMBO 3 e OUVINTE)  estão condicionadas às categorias dos participantes.

As propostas de trabalho poderão ser submetidas para serem apresentadas na modalidade Comunicação Oral, nas sessões dos Simpósios Temáticos, ou na forma de Pôster, em sessões relacionadas aos Simpósios Temáticos, até o dia 10/11/2019.

Os temas dos simpósios foram  definidos pelo Colegiado pleno do Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGLin.

Os coordenadores dos Simpósios Temáticos são professores-pesquisadores do PPGLin.

A modalidade  Comunicação Oral  é destinada à apresentação de  trabalhos que apresentam resultados de pesquisa individuais ou em coautoria (grupo de pesquisa). Poderão apresentar nessa modalidade: professores universitários e pesquisadores (doutores, pós-doutores e pós-doutorandos, mestres) e estudantes de pós-graduação (doutorandos e mestrandos).

A modalidade Pôster é destinada à apresentação de  trabalhos que apresentam resultados de pesquisa individuais ou em coautoria (grupo de pesquisa). Poderão apresentar trabalhos nessa modalidade:  professores universitários e pesquisadores (doutores, pós-doutores e pós-doutorandos, mestres), estudantes de pós-graduação (doutorandos, mestrandos), estudantes de graduação (desde que o trabalho seja em coautoria com o orientador), professores do ensino básico e outros profissionais.

Antes de fazer a inscrição, leia com atenção as normas que envolvem a sua participação.

 


Normas de Elaboração e Submissão de Trabalhos

As propostas de Comunicações Orais e os Pôsteres deverão seguir as normas previstas para a submissão de trabalho.

Os trabalhos submetidos  serão avaliados pela Comitê Científico que observará os seguintes aspectos: relevância do conteúdo científico, cumprimento das normas de submissão  e, no caso das Comunicações Orais, afinidade temática com o Simpósio  Temático para o qual foi realizada a inscrição.

Os autores que tiverem os seus trabalhos aprovados serão notificados por e-mail até o dia 15/11/2019;

A  Comissão Organizadora do evento viabilizará  sala, monitor, projetor e notebook para os Simpósios Temáticos e espaço e suporte de banner para a sessão de Pôster. 

Para a elaboração do trabalho, siga as orientações:

I) Faça o download do Template Trabalho X SPEL e prepare o texto com base nesse documento, no qual há exemplos e orientações (que devem ser apagados quando os dados reais do seu trabalho forem inseridos).

II) Configurações gerais

– Tamanho do arquivo: 1MB.
– Tamanho da folha: A4.
– Entrelinhas: simples.
– Fonte: Arial, tamanho 10, com exceção das Referências Bibliográficas, que poderão ter o tamanho da fonte 9.
– Língua: Portuguesa ou Inglesa.
– Limite de páginas: 3.
– É permitido colocar Imagem, gráfico ou tabela, mas não é obrigatório. Caso utilize alguma dessas opções, seguir orientação obrigatória da ABNT.
– Não inclua imagens que possuem direitos autorais

III) Os órgãos e agências de fomento sempre indicaram que os beneficiários de apoios (bolsas – IC, mestrado, doutorado, pós-doutorado, PQ, estágio sênior, treinamento no exterior -; auxílios p/ participação em eventos nacionais e internacionais, intercâmbios nacionais e internacionais; auxílios financeiros a projetos de pesquisa; auxílio financeiro professor visitante) deveriam mencionar o nome do órgão ou agência em todas as publicações que resultaram de estudos comtemplados por algum tipo de apoio. Mas nem todos os beneficiários dos diferentes apoios se sentiam na obrigação de fazer a devida citação.

Em setembro de 2018, por meio da PORTARIA Nº 216, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018, a CAPES tornou, oficialmente, obrigatório, o agradecimento. A referida portaria dispõe:

Art. 1º Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido.

Art. 2º Para fins de identificação da fonte de financiamento fica autorizada a utilização do código 001 para todos os financiamentos recebidos.

Art. 3º Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.
“This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”.

A partir dessa portaria, entendendo a importância do apoio dos órgãos de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico do país e com base na recomendação do PPGLin, sugere-se que autores de trabalhos que receberam/recebem algum tipo de apoio de outros órgão de fomento e da Instituição a que está afiliado agradeçam da mesma forma que daqueles que receberam da Capes.  Assim, 

a) quem recebeu/recebe algum tipo de apoio da CAPES, conforme Portaria 216, de 04/09/2018, deverá agradecer com o seguinte texto:

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”.

b) Quem recebeu/recebe apoio do CNPq poderá agradecer com o seguinte texto adaptado:

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq (Brasil)”.

c) Quem recebeu/recebe apoio da FAPESB ou de agência de outro estado do Brasil poderá agradecer com o seguinte texto adaptado:

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB/Brasil) ou de outra agência.”

d) Quem recebeu/recebe apoio da Instituição a que está afiliado poderá agradecer com o seguinte texto adaptado o user adaptado:

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – (UESB/Brasil) ou outra instituição.”

e) Quem recebeu/recebe apoio da Capes e de outras agências e da Instituição a que está afiliado poderá agradecer com o texto indicado pela CAPES, seguido de citação do nome de outros órgãos e agências de fomento e/ou do nome da Instituição onde foi desenvolvido o trabalho e que também deu apoio, como exemplificado, a seguir:

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”. Além da Capes, este trabalho foi realizado com o apoio: do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB/Brasil) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – (UESB/Brasil).”

IV) Para o trabalho que tenha vários autores, APENAS um dos coautores (o que apresentará o trabalho) precisará se inscrever e pagar a taxa na modalidade Combo 1 ou Combo 2 (em que consta apresentação de Comunicação Oral ou Pôster), e submeter o trabalho à análise. Os demais coautores podem se inscrever no Combo 3 ou como OUVINTES.

 


Inscrição

No ato de inscrição, o participante deverá anexar o comprovante de pagamento, no final da ficha de inscrição .

O pagamento deverá ser realizado por meio de depósito identificado ou transferência bancária no Banco do Brasil.

O comprovante de depósito/transferência para pagar inscrições como ouvinte e em minicursos deve ser anexado em todos os formulários.

Os arquivo word (contendo o trabalho), nomeado com as iniciais do autor que submeterá o trabalho, deverá ser anexado ao final da ficha de inscrição. Se o trabalho tiver vários autores, anexar apenas na ficha do coautor que apresentará o trabalho.

Abaixo, constam as 4 modalidades de inscrição. Escolha uma e faça sua inscrição!

   

Ficha de Inscrição COMBO 1, CLIQUE AQUI


    

Ficha de Inscrição COMBO 2, CLIQUE AQUI


    

Ficha de Inscrição COMBO 3, CLIQUE AQUI



   

Ficha de Inscrição OUVINTES, CLIQUE AQUI


 

Avaliação e seleção dos trabalhos

O Comitê Científico avaliará e selecionará os trabalhos que serão apresentados nas sessões dos Simpósios Temáticos e na Sessão de Pôster.

Trabalhos aprovados, mas não selecionados para apresentação na modalidade Comunicação Oral serão encaminhados para apresentação nas sessões de Pôster.

Será recusado o trabalho enquadrado em um ou mais itens a seguir:

a) Trabalho já publicado;
b) Trabalho de revisão bibliográfica;
c) Trabalho sem o número da autorização legal para execução da pesquisa, expedido por Comitê de Ética, quando for o caso;
d) Trabalho sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo nome do simpósio, nomes dos autores, título etc;
e) Trabalho fora das normas apresentadas no modelo;
f) Trabalho com parecer de recusa quanto ao mérito científico pelos membros do Comitê Científico.