Projetos de Pesquisa

Identidades Profissionais: Um Estudo de Narrativas Autobiográficas de (Futuros) Professores de Matemática (2023 – atual)

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar os movimentos de constituição da identidade profissional de (futuros) professores de matemática da cidade de Vitória da Conquista, com o intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: Que narrativas os (futuros) professores de matemática elaboram sobre seu processo de constituição da identidade profissional? Como eixo teórico norteador, será utilizado um referencial que contempla temas centrais da discussão: formação de professores de matemática, identidade profissional, formação inicial e narrativas autobiográficas. O estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, com base na pesquisa (auto)biográfica, que permitirá que sejam construídas narrativas autobiográficas a partir da realização de entrevistas narrativas e grupos de discussão com discentes do curso de Licenciatura em Matemática da UESB e docentes da Educação Básica e Superior. Os dados produzidos serão analisados com base nos pressupostos da análise compreensiva-interpretativa. Espera-se que os resultados contribuam para a compreensão do movimento de constituição da identidade profissional do (futuro) professor de matemática, tendo em vista que esse é um campo emergente de investigação.

Nossos Parceiros

gaipem@uesb.edu.br