Projetos e Programas de Extensão

Laboratório de Ensino de Matemática – Labomat (2020 – atual)

O Laboratório de Ensino de Matemática (Labomat) tem como proposta realizar ações que visam articular o ensino, a pesquisa e a extensão no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática. Frente a isso, a presente proposta tem como objetivo refletir sobre o papel do Laboratório de Ensino de Matemática na formação do professor, por intermédio do desenvolvimento de seminários, cursos, oficinas e grupos de estudos, visando contribuir com os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Mais especificamente, criar um ambiente para discussões e problematizações de temáticas relacionadas a Matemática e a Educação Matemática e; promover uma aproximação entre a universidade e a comunidade, propiciando um espaço de diálogo, respeito as diferenças e produção de conhecimento. Como aportes teóricos e metodológicos, nos embasamos na perspectiva da educação dialógica de Paulo Freire, como um processo transformador, emancipatório e democrático e, também, no campo de pesquisa da Educação Matemática, no que tange as contribuições da formação de professores, das metodologias de ensino e estratégias didático-pedagógicas para os Laboratórios de Ensino de Matemática. Dessa forma, espera-se que a efetivação das ações possibilitem a ruptura para com os moldes tradicionais de ensino, uma vez que, descristalizar as concepções sobre o ensino de Matemática é uma tarefa coletiva, de educandos e educadores, unidos em processo crítico e reflexivo de transformação sócio-histórico-cultural.

Nossos Parceiros

gaipem@uesb.edu.br