Projetos e Programas de Extensão

O livro didático de Matemática e a implementação da BNCC: possibilidades e desafios (2020 – 2021)

Esta proposta de extensão pretende oferecer uma formação colaborativa pautada na metodologia reflexão-planejamento-ação-reflexão do professor, em que buscaremos discutir e refletir sobre estratégias de ensino da Matemática, especialmente descrever e analisar as possíveis dificuldades e desafios enfrentados pelos professores de Matemática em relação a implementação da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Os encontros de formação a ser implementados estão baseados na pesquisa colaborativa, isto é, os professores das escolas, voluntariamente, acompanham o projeto seguindo a metodologia reflexão-planejamento-ação-reflexão do professor (RePARe), cuja dinâmica pauta-se no processo dialético da Reflexão-Planejamento-Ação-Reflexão, formando um movimento espiralar crescente e que se torna mais largo, em termos de conhecimento, em cada volta percorrida, embasado nos movimentos de ação, reflexão e planejamento fundamentando a sua ação docente em sala de aula.

Nossos Parceiros

gaipem@uesb.edu.br