Galápagos

Derrubando os muros da academia: o poder da divulgação científica

Olá, leitores!! Sejam muito bem vindos à primeira publicação em nosso blog. Não poderíamos começar de forma que não fosse falando sobre o que nos move: a Divulgação Científica. Então, nada melhor do que conversarmos hoje sobre Ciência, sociedade e a ponte que deve ser construída entre o conhecimento científico e as pessoas fora das Universidades e centros de pesquisa.

Para começarmos, vamos definir o que a Ciência é. Da forma mais simples, a Ciência é um conjunto de observações, que foram estudadas e explicadas racionalmente como fenômenos ou fatos. O segundo passo dessa discussão é entender que: é impossível desatar o nó entre Ciência e Sociedade. A história da Ciência, com suas grandes descobertas e avanços, é marcada pelos contextos sociais, políticos e religiosos de diferentes épocas.

Você pode se perguntar: por que a Ciência é atacada tantas vezes durante a história?

A Ciência caminha sempre em direção ao avanço e o bem da sociedade. E o avanço nem sempre está alinhado com as crenças e as posições políticas. Se a Ciência, então, por tantas vezes tomou o caminho oposto aos contextos sociais, seria mais fácil silenciá-la.

Vamos a um paralelo com a atualidade:

O mundo está enfrentando a maior crise sanitária das últimas décadas. De um lado temos a Ciência, indicando os caminhos que devem ser seguidos para que possamos passar por isso o mais rápido possível e da melhor forma. Do outro lado temos a política, gritando pela economia e pela manutenção dos cargos públicos. O resultado desta batalha é preocupante: a invalidação e o questionamento do conhecimento científico por líderes políticos de várias partes do mundo.

Você pode ainda perguntar: mas por que a sociedade nunca defendeu a Ciência?

Há cinco séculos, o conhecimento científico não era acessível à maioria das pessoas. Apenas pessoas “cultas” (e ricas, obviamente) tinham acesso ao conhecimento científico. A elite que dominava a Ciência criou resistência à popularização do conhecimento. Nessa época já existiam artistas otimistas e divulgadores científicos, como Leonardo da Vinci (1452-1519) que dizia que “o dever do homem da ciência é a comunicação”.

E ainda que hoje o conhecimento científico já não seja tão elitizado como séculos atrás, os cientistas cometeram um grande erro: não sair de sua zona de conforto para conversar com a sociedade. Após tantos anos sem que a Ciência fosse atacada de forma tão forte, os cientistas passaram a se concentrar em suas pesquisas e deixaram de lado a Divulgação Científica. A lacuna então foi suprida por oportunistas, fortalecendo os movimentos terraplanista, anti-vacinas, e inúmeras pseudociências.

Com a falta de confiança na Ciência crescendo e o apoio popular em baixa, os cientistas se viram encurralados. A única saída era romper os muros da academia e correr atrás do prejuízo. Embora ainda estejamos longe de ter um trabalho amplo na área de Divulgação Científica, necessitamos da coragem e disponibilidade dos cientistas, do apoio social e governamental. A verdade é que já estamos atrasados para um compromisso inadiável, o da ciência para todos.

Para dar uma forcinha nessa tarefa, disponibilizamos aqui um cordel que resume toda essa história da divulgação científica de forma leve e divertida, que pode ser compartilhado entre seus amigos e familiares. E se você for professor, é uma ótima opção para discutir sobre Ciência em sala de aula.

Clique na imagem para fazer o download do cordel.

Texto por Matheus Galvão Brito e Msc. Tainah Cruz Moreira — publicado em abril de 2020

Imagem “Brain” por @mariperodini

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia