Galápagos

A Ciência precisa de você!

Aposto que a imagem que a grande maioria tem de um cientista é aquele velho com cara de louco, cabelos desgrenhados, de jaleco em um laboratório, com um monte de frascos com líquidos coloridos e esfumaçantes. Infelizmente essa é a ideia do cientista maluco perpetuada pelos filmes, séries de TV e desenhos ao longo de muitos anos e que já é tão marcante no imaginário popular. Talvez hoje com a exposição na mídia pela pandemia, esse estereótipo seja o de alguém de jaleco pipetando em um laboratório ou olhando num microscópio, em busca de uma cura para o vírus. E se eu te disser que a Ciência é muito maior e mais acessível do que você imagina? E se você pudesse contribuir para avançar o progresso da Ciência trabalhando em conjunto com vários cientistas?

Já ouviu falar em Ciência Cidadã? Essa ideia foi introduzida na década de 1990 por Rick Bonney, um grande ornitólogo (quem estuda as aves) americano, e por Alan Irwin, um sociólogo britânico. Embora utilizassem o mesmo termo, as ideias eram diferentes. Na visão de Bonney, a Ciência Cidadã envolvia a cooperação entre cientistas e cidadãos na realização de pesquisas e no avanço do conhecimento científico em várias áreas. Para Irwin, a Ciência Cidadã deveria ser um novo paradigma de visão da Ciência, não mais enclausurada dentro das universidades, mas em contato direto com a população que a financia, prestando contas dos seus avanços e convidando a comunidade a conhecer os seus propósitos.

Hoje podemos dizer que a Ciência Cidadã é um misto destas duas ideias, é trazer o cidadão comum a conhecer a ciência que é feita dentro das universidades e, além disso, convidá-lo a ser um colaborador deste processo. Um dos exemplos mais bem sucedidos de Ciência Cidadã vem justamente do Laboratório de Ornitologia de Cornell, uma renomada universidade americana, onde o Rick Bonney era coordenador e iniciou um imenso projeto de coleta de dados de aves americanas por observadores amadores (birdwatchers). Milhares de entusiastas da observação de aves em todo os Estados Unidos começaram a fornecer dados observacionais de diversas espécies a ornitólogos. Em pouco tempo uma enorme base de dados estava formada, pronta para ser explorada e gerar conhecimento através de novas pesquisas.

E não é só a ciência quem ganha neste processo. Em troca dos dados fornecidos, os participantes deste projeto recebiam treinamentos de forma que pudessem executar uma observação baseada em uma metodologia científica bem definida, tinham acesso a material de estudo sobre as espécies de sua região, sua importância ecológica e necessidade de preservação, dicas técnicas de observação, até mesmo equipamentos como binóculos, guias de campo, etc. E ainda a parte mais legal, na minha opinião, o contato constante com os melhores pesquisadores da área, encontros regulares em eventos de observação, além de uma enorme comunidade de pessoas engajadas e apaixonadas pelo assunto que acabam se tornando grandes amigos. A importância da Ciência Cidadã na obtenção de dados observacionais é inegável, diversos estudos tem comprovado sua eficácia ao longo destes mais de 40 anos, inclusive auxiliando na descoberta de inúmeras novas espécies. Já imaginou descobrir e dar um nome uma nova espécie?

Talvez o maior efeito desta ideia seja a influência que ela causa nos participantes, principalmente os mais jovens, inspirando muitos deles a buscarem uma carreira profissional como cientistas. Esse, que vos escreve, é um exemplo disso, apesar de não ser nada jovem (risos). Há pouco mais de cinco anos, conheci a observação de aves através de amigos, em pouco tempo estava tão envolvido com a atividade que, um ano depois, decidi que queria ser Biólogo, e aqui estou eu hoje praticamente formado (dedos cruzados) e muito grato a esses passarinhos por, literalmente, transformarem minha visão de mundo e meu futuro profissional. E o mais interessante, hoje não trabalho com Aves na minha atual linha de pesquisa, doido né? Sou geneticista e trabalho com análise de dados genômicos de animais domésticos. E mesmo assim até hoje continuo fazendo minhas observações, listas, fotografias e gravações de cantos, contribuindo para a ornitologia enquanto Cientista Cidadão, mesmo sendo um cientista profissional de outra área, e isso é muito legal!

A Ciência Cidadã ultrapassa fronteiras, lhe permite transitar em diversas áreas do conhecimento e ser um participante ativo contribuindo de fato pra o progresso científico. Existem inúmeros projetos bacanas dos quais você pode fazer parte e colaborar, pra citar alguns aqui do Brasil, se você gosta de aves, a Save Brasil e o Wiki Aves querem sua ajuda. Quer conhecer mais sobre grandes felinos? Oiaaonça! Quer ajudar a tornar nossas rodovias mais seguras para os animais silvestres? O Sistema Urubu vai adorar ter você como voluntário. Tem projetos para todos os gostos, tamanhos e idades. Espero ter aguçado sua curiosidade um pouquinho, e que você também se junte ao time e venha fazer ciência com a gente! Boas pesquisas!

Texto escrito por Paulo Barros – publicado em agosto de 2020.

Imagem Destaque: Ornithologist por Dmitrij

Imagem 1: Old scientist por Anton Fritsler

Imagem 2: Paulo Barros

Imagem 3: future scientist por Siddhita upare

Bonney et al, (2015). Can citizen science enhance public understading of science?

Hub da Ciência Cidadã: https://sibbr.gov.br/cienciacidada/projetos.html

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia