Galápagos
Notícias

Por que é difícil tratar o câncer?


Já parou para pensar por que o câncer é tão difícil de tratar? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é considerado a segunda causa mais comum de morte no mundo. Essa doença foi observada há muito tempo em fósseis de hominídeos e múmias humanas. Primeiro descrito por Egípcios e médicos Gregos, o câncer se manifestou ao longo da história humana, afetando de crianças a idosos.

O câncer desenvolve-se quando os processos normais de controle da atividade celular falham e uma célula mutante origina um grupo de células com características anormais, formando assim o tumor. Pode surgir em qualquer parte do corpo. Alguns órgãos são mais afetados do que outros e cada órgão pode ser atingido por diferentes tipos de tumor.

Certas estratégias terapêuticas podem ser aplicadas quando um paciente é diagnosticado com um tipo de câncer. No entanto, o tratamento de alguns ainda permanece sendo um desafio. Os tumores têm características diversas tanto na composição genética, molecular quanto na interação com o sistema imunológico. Na verdade, a diversidade do câncer, sua evolução e o local onde ele se instala têm funções-chave no desenvolvimento, na resposta ao tratamento e recorrência (quando o câncer volta a se manifestar após o tratamento) da doença.

Não podemos desconsiderar também que cada caso é um caso. Cada câncer pode ter um remédio específico (ou mais, quando utilizam combinações) para tratamento e ele pode ter efeito distinto entre os indivíduos. Dois pacientes com o mesmo tipo de câncer, por exemplo, podem responder de formas diferentes ao mesmo remédio utilizado na quimioterapia. É muito mais complexo do que imaginamos!

É importante considerar a influência dos hábitos diários, alimentação, cultura e meio ambiente no desenvolvimento do câncer. Muitos estudos têm sido realizados a fim de entender o impacto desses hábitos no surgimento da doença, mas são fatores ainda difíceis de quantificar e controlar em um cenário real ou em laboratório.

Com o avanço das pesquisas e da tecnologia, os cientistas têm reportado muitos estudos inovadores com respeito ao diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de câncer. Novos tratamentos, como a imunoterapia – que tem o objetivo de potencializar a ação do sistema imunológico no combate a doenças como o câncer, tem se mostrado eficaz, mas também apresenta efeitos distintos entre os pacientes. Com isso, podemos observar o grande desafio que é tratar o câncer e porque muitas pesquisas são voltadas para esta área. E não esqueçamos: apoiar a Ciência é garantir avanços para nossa vida, seja na saúde, educação, meio ambiente, tecnologia e nas diversas áreas do conhecimento!


Texto escrito por Msc. Verena Silva Santos – publicado em novembro de 2020


Imagem Destaque/1: World Cancer Day illustration por tubik

Imagem 2: 12 simple ways to fight cancer round 8 por Benoit Drigny 


Disponível em: https://www.who.int/health-topics/cancer#tab=tab_1

Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer

The global challenge of cancer.  Nature Cancer 1, 1–2 (2020).

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva-INCA. Dieta, nutrição, atividade física e câncer: uma perspectiva global : um resumo do terceiro relatório de especialistas com uma perspectiva brasileira. Rio de Janeiro, 2020.

INSTITUCIONAL


CONTATO


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Rua José Moreira Sobrinho, s/n
Bairro Jequiezinho – CEP 45.208 – 091
Campus Jequié


Telefone
(73) 3528-9661

Portal da Transparência da UESB