Galápagos

O CCG voltou… em modo remoto!

Depois de um ano atípico em que nos dedicamos à Divulgação Científica pelas redes sociais, decidimos que era o momento de tentarmos fazer dar certo uma ideia: o clube em modo remoto. Tivemos bons resultados com o trabalho online em 2020, mas faltava algo. Faltavam as tardes de planejamento e as discussões dos sábados.

Tentamos algumas vezes criar iniciativas remotas assim que entramos em quarentena ano passado, mas a surpresa da suspenção das atividades presenciais e o despreparo para o mundo virtual foram grandes obstáculos. Os meses seguintes foram essenciais para entendermos que o Clube é o que é, não pelos likes nas redes sociais, mas sim pela troca com os clubistas. Fazer divulgação científica da maneira que nós sabemos fazer de melhor: cara a cara. Não tem problema nenhum em admitir que nos aventuramos em um caminho e percebemos que, na verdade, nossa rota é outra. E isso também é o mais legal da Divulgação Científica: existem inúmeros caminhos. E existe gente boa trilhando cada um deles.

Finalizamos 2020 com uma certeza: em 2021 o CCG estaria de volta… em modo remoto. E dessa vez seria diferente das nossas tentativas anteriores. Estávamos preparados para enfrentar o virtual, sem a surpresa e com a coragem. Começamos a nos programar e planejar tudo com antecedência, nos reavaliamos como equipe, definimos metas alcançáveis e objetivos reais. Identificamos os erros das tentativas que não deram certo, e aprendemos com eles. Estávamos cheios de receio de não dar certo, mas cheios de vontade de tentar.

Recebemos algumas mensagens de outros coordenadores de clubes pelo Brasil para conversar sobre como fazer dar certo um Clube de Ciências no virtual. Se você é professor e/ou coordenador de um Clube de Ciências, continue esse texto, pois a partir de agora começo a contar como construímos a nossa ideia (que até o momento tem dado certo!).

Primeiro, percebemos que precisávamos parecer presentes de verdade. Então, estar com a câmera ligada foi a primeira decisão, para que os alunos possam nos ver e ouvir. Nada melhor do que dois sentidos, e não apenas um. O segundo passo foi construir um ambiente propício para desenvolver as ideias. Definimos qual plataforma de reunião iríamos usar, assim como a sala de aula virtual e outras plataformas digitais para nossas atividades. O pensamento inicial sempre foi: assim como temos uma sala reservada e os laboratórios para nossas reuniões, no remoto também precisamos de um espaço para chamar de nosso. O terceiro ponto: tornar tudo visual. Da mesma maneira que os alunos se encantam ao entrar no laboratório e ver um microscópio e as vidrarias, nós queríamos que eles fixassem os olhos nas imagens e nas apresentações durante as reuniões. Então, tentamos tornar tudo visual. Discussões que antes eram feitas sem auxílio de slides, agora são. Resultados de atividades que antes eram apenas apresentados oralmente, agora são ilustrados.

Esses são os três princípios básicos que adotamos para o CCG em modo remoto. Somando isso com tudo o que já havíamos construído como equipe e como projeto, temos obtido um excelente feedback. Nossas reuniões, que foram planejadas para 2 horas de duração, chegam a durar quatro horas. Até mesmo passamos a começar mais cedo para tentar encerrarmos no horário, mas ainda assim nos prolongamos. Os clubistas perguntam, debatem e interagem como nem imaginávamos que aconteceria. As reuniões já começaram a render demandas de temas e convidados. E estamos apenas começando!

Espero poder voltar daqui há alguns meses e continuar esse relato com um resultado tão bom quanto ele parece ser promissor agora. Até o momento, o CCG tem sido a prova de que o virtual funciona, mesmo com suas limitações.

O Clube Galápagos, em seus poucos anos de existência, já mudou e se reinventou muitas vezes. É bonito acompanhar mais um desses momentos. Como disse um amigo: “o Clube é vivo!” e nós estamos tendo a certeza de que sim. O CCG tem encontrado seu caminho e sua forma de permanecer existindo e funcionando bem, como desde o início. Seja no presencial ou no virtual: o futuro é Galápagos!

Imagem Destaque: Immersed Illustration por Nugraha Jati Utama

Imagem 1: Online study por Sushama Patel