Galápagos

Vilões não tão vilões assim…

Toda história precisa de um vilão ou, pelo menos, um antagonista, afinal de contas eles que fazem a história tomar forma e criam a motivação que no fim irá guiar o mocinho. Existem todo tipo de vilão, mas será que todos os vilões estavam errados no fim das contas? Segue uma lista de vilões não tão vilões assim. Nós acreditamos que tudo não passou de uma falta de diálogo. E vocês, tentilhões?

E vamos de Marvel para começar bem nossa lista. “Pantera Negra” é um filme de 2018 que conta a história do príncipe de um país fictício chamado Wakanda, e acompanha sua jornada para se tornar o rei de seu país e também um herói de seu povo.

Killmonger é de longe um dos melhores vilões da Marvel trazendo com ele um motivo justo para tudo que ele planejou durante sua chegada a Wakanda. É justo esconder a tecnologia e o vibrânio do resto do mundo? Uma pena que ele escolhe um péssimo caminho para atingir seus objetivos.

Animação não pode faltar. “Mogli: O menino lobo” é um filme de 1967 que conta a história de um garoto que foi criado por lobos e que vive em uma floresta. Há também uma versão Live action lançada em 2016. Shere Khan é um vilão clássico da Disney que deixa todos os expectadores irritados, mas seu ponto de vista talvez não seja tão ruim assim. O personagem sabe o que os humanos já causaram na floresta e tem medo de uma nova ameaça.

Para finalizar mais um violãozinho da Marvel. “Vingadores Guerra infinita (2018)” e “O Ultimato (2019)” são filmes da franquia “Os vingadores” que conta a história de uma equipe de heróis que tem que lutar não só para salvar o Planeta Terra, mas todo o universo.

Não demora muito e o objetivo de Thanos fica explícito provocando ódio em todo mundo. A preocupação do gigante da Marvel era real e seu pensamento similar a de muitos cientistas na linha do tempo. Será que estalar os dedos e exterminar metade da vida na Terra é mesmo a melhor saída?

Questões como racismo ambiental, crise da biodiversidade e desigualdade social são temas frequentes nos enredos dos vilões. Enquanto a gente se diverte na sessão pipoca também refletimos sobre as motivações por trás das atitudes anti-heróicas. Vai dizer que você nunca se perguntou o que você teria feito no lugar deles. Gostaram das indicações? É fã de algum desses vilões?

Fontes:

Imagem em destaque: The reader by Grzegoz Kopycinski