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RELATÓRIO TÉCNICO 1

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RELATÓRIO TÉCNICO 2

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RELATÓRIO TÉCNICO 3

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Relatório Técnico – Sudoeste Baiano

Relatório técnico Formacampo

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Publicações 2021

 


ROTEIROS DE APRENDIZAGENS: PROPOSTAS PARA ESTUDOS EM CASA 

Organização de Livro: Janille da Costa Pinto e outros


O USO EDUCATIVO DA GAMIFICAÇÃO DO TRÂNSITO: UMA ANÁLISE DE JOGOS DE TRÂNSITO DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA PLAY STORE

Autoria: Igor Santos Góes, Janille Costa Pinto, Verônica Bastos Nascimento, Cátia Regina Conceição dos Santos


CULTURA CORPORAL LUTAS: DA UNIVERSIDADE À EDUCAÇÃO BÁSICA

Autoria: Deise Bastos de Araújo


A TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO REMOTO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS DO INTERNACIONAL AO LOCAL

Autoria: Igor Tairone Ramos dos Santos, Geysa Novais Viana Matias, Arlete Ramos dos Santos


O USO DAS TIC’S NA EFETIVAÇÃO DO ENSINO REMOTO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA

Autoria: Janille da Costa Pinto, Rosilene Vila Nova Cavalcante, Adenilson Souza Cunha Júnior, André Luiz Barbosa Ramos


A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS MOVIMENTOS DE LUTAS PELO RESPEITO À DIVERSIDADE NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autoria: Jaqueline Braga Morais Cajaiba, Catiana Nogueira dos Santos, Arlete Ramos dos Santos


EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE MACAÚBAS-BAHIA

Autoria: Maísa Dias Brandão Souza


EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Autoria: Ana Débora Costa do Nascimento Mascarenhas, Arlete Ramos dos Santos, Hete Teixeira Leal e Geysa Novais Viana Matias.


A EDUCAÇÃO EM ILHÉUS (BA) DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19 – AÇÕES E DESAFIOS

Autoria: Janille Pinto, Adenilson Souza Cunha Júnior,  Luciane Cunha da Costa


Educação do campo e políticas públicas na Bahia: Desafios e perspectivas em tempos de COVID-19

Autoria: Antônio Domingos Moreira, Jamile de Souza Soares, Arlete Ramos dos Santos, Queziane Martins da Cruz


 

Publicações anteriores – 2020


A FORMAÇÃO CONTINUADA DO (A) PROFESSOR (A) EM MEIO A PANDEMIA DO COVID 19

Autoria: Janille da Costa Pinto, Cristiane Venturin, Luciane Cunha Costa


O USO DO PODCAST PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES:um estudo de caso na rede municipal de Ilhéus-Ba

Autoria: Janille Costa Pinto e Daniela de Jesus Lima


A PRINCESINHA DO SUL DA BAHIA: Ilhéus e sua relação com o 02 de Julho

Autoria: Janille da Costa Pinto


REFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS – BAHIA

Autoria: Janille Da Costa Pinto, Cláudia Celeste Lima Costa Menezes e Luciane Cunha Da Costa


AS TIC’ S NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE OS MUNICÍPIOS DE ILHÉUS, ITABUNA E VITÓRIA DA CONQUISTA / TIC’S IN FIELD EDUCATION: REFLECTIONS ON THE MUNICIPALITIES OF ILHÉUS, ITABUNA AND VITÓRIA DA CONQUISTA

Autoria: Janille da Costa Pinto


As TIC’ S na educação do campo: reflexões sobre os municípios de Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista

Autoria: Janille da Costa Pinto, Arlete Ramos dos Santos, Adenilson Souza Cunha Júnior, Cátia Regina Conceição dos Santos, Jussara de Lima Clement Ferreira, Cristiane de Leal Venturin


O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E  COMUNICAÇÃO – TIC NO ENSINO FUNDAMENTAL DIRECIONADO À EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Autoria: Cátia Regina Conceição dos Santos


A COVID-19 e os desafios da educação do campo no município de Riacho de Santana/BA

Relação entre a distorção idade-série nas escolas do campo e as politicas de avaliação.

Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais.

Dissertação de Mestrado – Avaliações que educam: um estudo sobre Avaliação Formativa mediada por Tecnologias Digitais no Instituto Federal da Bahia.

Formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos-campo em Itabuna-Bahia

Formação para professores da educação de jovens e adultos do campo: Um estudo realizado no grupo de estudos e pesquisas movimentos sociais, diversidade e educação do campo e cidade (GEPEMDECC)

Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão

Relações étnico-raciais e educação: o estado do conhecimento a partir de quatro periódicos das regiões Norte-Nordeste

La educación escolar Quilombola desde la perspectiva del hombre del campo: el Campesino Quilombola

As TIC’ S na educação do campo: reflexões sobre os municípios de Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista

O Pronera como política pública educacional na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Por uma educação do Campo emancipatória: a Distorção idade-série em pauta

O perfil dos alfabetizadores do programa todos pela alfabetização (topa) na área de abrangência da UESC

Reformas educativas y redes globales para la educación latinoamericana

Educação do Campo como categoria temática em revistas (2015-2020)

Organizações Internacionais e a Soberania Alimentar: o protagonismo da Via Campesina

Interlocuções entre a Educação Popular e a Educação de Jovens e Adultos: formação de professores e o campo curricular como forma de luta e de resistência

Internacionalização da pesquisa e produção do conhecimento sobre educação do campo da área da educação na região Nordeste (2013-2020)
Relação entre a distorção idade-série nas escolas do campo e as políticas de avaliação

Publicações anteriores


FORMAÇÃO CONTINUADA DO (A) PROFESSOR (A): PANORAMA CRÍTICO SOBRE AS AÇÕES DO PNAIC NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS

Autoria: Janille da Costa Pinto, Lisandra Oliveira Matos Raad, Luciane Cunha da Costa


RETROSPECTIVA DAS AÇÕES DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS

Autoria: Janille Costa Pinto


A noção de Diversidade Cultural nas pesquisas sobre formação de professores.

A formação continuada dos professores do campo em Vitória da Conquista/ba: encontros e desencontros.

Trabalho docente: caminhos e desafios encontrados pelos professores do Ensino Médio no Colégio Estadual Sinésio Costa.

A formação continuada de professores das escolas do campo no PAR da rede municipal de ensino do município de Itagibá-BA: impactos, avanços e retrocessos.

A formação inicial do educador do campo: uma análise sobre a construção de uma educação do Campo como paradigma contra hegemônico.

A visão crítica da formação docente: uma análise na perspectiva da Educação do Campo.

Caminhos e desafios da formação docente: como trabalhar Educação do Campo e Agroecologia em tempos de retrocesso?

A trajetória ocupacional das mulheres negras quilombolas da Lagoa de Maria Clemência.

Educar para a vida: espaços de formação humana e emancipação, um desafio constante.

O processo de fechamento das escolas no campo.

O trabalho docente na conjuntura de crise no sistema de ensino no Brasil: os impactos da extinção das políticas públicas para Educação do Campo.

Educação do Campo e Educação Popular: por uma educação emancipadora e um novo conceito de pensar.

Processos formativos e educativos: a educação ambiental como viés agroecológico no Colégio Estadual Sinésio Costa (CESC), no município de Riacho de Santana/Ba.

Educação do Campo e Agroecologia: um processo histórico de caminhos e desafios enfrentados para a emancipação de direitos.

Rural Education and Agroecology: a historical process of pathways and challenges for the emancipation of rights.

A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva na Educação do Campo.

Educação do Campo: perspectivas quanto as concepções, práticas e políticas.

A criança e seu caminho da escrita: níveis conceituais.

Educação do Campo no contexto brasileiro e a implementação de políticas públicas: desafios e perspectivas.

A formação de professor no contexto do Brasil Colônia e do Brasil Império: avanços e desafios.

A formação dos professores que atuam na Educação Infantil do Campo na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista-Bahia.

Educação Escolar Quilombola no município de Vitória da Conquista: relatos sobre o Primeiro Seminário sobre Políticas Municipais e Formação Docente.

A ludicidade e a tecnologia no ensino de idioma a partir da BNCC.

A Gestão Escolar e o Bolsa Família: uma política de assistência estudantil.

Implantação da educação em tempo integral em uma Escola do Campo no município de Itapetinga – Bahia.

O processo formativo do educador de jovens e adultos no Brasil: trajetória e realidade.

Educação do Campo e Meio Ambiente: possibilidades, caminhos e interatividade.

Trabalho e Alienação: a categoria docente e a perda do sentido do trabalho.

Identidade e pertencimento: o caso da escola do campo Antônio Carlos Magalhães e as contradições acerca de sua fidedigna identidade campesina.

Formação continuada do (a) professor (a): panorama crítico sobre as ações do PNAIC na Rede Municipal de Educação de Ilhéus.

Educação popular e do Campo: forças que se unem para o enfrentamento ao projeto hegemônico da elite brasileira.

Conflitos e demarcações territoriais na dimensão do campo.

Trabalho docente e formação continuada na modalidade da EJA-campo em Itabuna-BA.

A gestão educacional democrática na contemporaneidade: limites e possibilidades no contexto educacional.

A política do Agronegócio e seus reflexos antagônicos para a educação e as escolas do campo.

O planejamento como ferramenta da prática educativa.

Educação do Campo e Políticas Públicas: contextos e contradições.

O desafio da elaboração de materiais didáticos-pedagógicos contextualizados com a identidade étnico-racial dos quilombolas do campo no município de Vitória da Conquista-BA.

A Educação do Campo nos planos municipais de educação de Ilhéus: da invisibilidade à baixa efetividade.

Didática no Ensino Superior: uma abordagem sobre ensino nos cursos de licenciatura.

A Educação do Campo na perspectiva da Educação Popular e suas inter-relações.

A Educação de Jovens e Adultos na Educação do Campo: Campesinato X Movimentos Sociais.

As políticas públicas e a permanência das famílias no campo: um olhar direcionado à educação e a Agricultura Familiar.

Movimentos sociais da atualidade, Capital, Escolarização do Negro e participação no Mercado de Trabalho

O Plano de Ações Articuladas (PAR) em Escolas do Campo na Bahia?

Public policies for education of/in the field and the school environment in a settlement of the MST: the intimate relationship with the pedagogical policy

Reformulação de cursos de licenciatura na Bahia: interesses e desafios subjacentes

O Pronera como política pública educacional do campo: contextos e contradições

A implementação de políticas públicas para a educação infantil dos municípios de Ilhéus e Itabuna – BA

Políticas Públicas Educativas en el contexto de América Latina. Una perspectiva de la educación rural/educación del campo en Venezuela y Brasil

Literatura de cordel e Educação de Jovens e Adultos: de repente juntos no processo de letramento

O público e o privado na educação brasileira: um estudo de parcerias realizadas na Bahia
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a prática pedagógica em Ibirataia-BA

Programa Nacional de Alimentação Escolar e educação quilombola: a rede municipal de ensino de Vitória da Conquista/BA

A prática pedagógica dos professores que lecionam a EJA no município de Ibirataia/BA

Gestão escolar democrática: um olhar sobre as escolas do campo do município de Itabuna – BA

Políticas públicas educativas campesinas en el contexto de América Latina: apontamentos sobre Brasil y Venezuela

Formação, currículo e prática pedagógica: desafios na contemporaneidade

Os impactos do PAR na educação infantil do campo: um estudo exploratório

A formação em educação do campo no município de Ilhéus-BA com base nos indicadores do PAR: análise da política educacional

As políticas públicas educacionais do PAR para a formação do professor do campo em Vitória da Conquista/BA

A racionalidade coletiva como paradigma organizativo do MST

O MST e a Reforma Agrária do Consenso

Os impactos do PAR nos municípios de Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna (2013/2017)

Os movimentos sociais do campo e a Reforma Agrária do Consenso

Aliança inédita e decadência ideológica no campo: a reforma agrária do consenso

Políticas públicas educativas en Latinoamérica: el contexto brasileño y el venezolano

Educação do Campo e agronegócio: território de disputa

Formação docente na perspectiva da educação do campo e em confronto com a educação rural

Um estudo das relações entre a EJA e a educação do campo