Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Paulo Roberto Pinto Santos
Reitor – UESB
Maria Madalena Souza dos Anjos Neta
Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários – PROEX.
Adriano Rodrigues Brandão Correia
Pró-Reitor Administrativo

Marilza Ferreira do Nascimento
Diretora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – DCSA.
José Antônio Gonçalves Santos
Coordenador do Colegiado de Economia.

Projeto de Extensão – Indicadores Econômicos de Vitória da Conquista – BA.
Coordenação:
Delza Rodrigues de Carvalho
Vice coordenação:
Maíra Ferraz de Oliveira Silva

Estagiários/Bolsistas da UESB:

Ana Carolina de Almeida V. Soares (Colaboradora)
Andressa Silva de Oliveira
Beatriz Pires Lima
Carolina Matias Amorim
Rodolfo Santana Sousa
Victor Gabriel Carvalho dos Santos

Site da Cesta Básica: Desenvolvido por ASCOM/CHP
Programador: Jaime Freire de Souza
Designer: Éric Oliveira Santos

Boletim Nº 31 – Em Vitória da Conquista – BA a Cesta Básica apresentou aumento de 3,27% no mês de abril/2017 comparado a março/2017.

A ração essencial mínima, definida pelo Decreto lei 399, de 30 de abril de 1938, que estabelece 12 produtos alimentares (feijão, arroz, farinha de mandioca, pão, carne, leite, açúcar, banana, óleo, manteiga, tomate e café) e suas respectivas quantidades, passou a custar R$ 334,11 em abril de 2017, representando um acréscimo de 3,27% quando comparado com o mês de março de 2017. Os principais produtos responsáveis por esse aumento foram: Tomate (46,49%), Café-moído (2,16%), Manteiga (1,78%), Leite (1,17%) e Carne (0,43%).

Tabela
Ração Essencial Mínima
Quantidade, custo médio, gasto mensal e variação mensal.
Vitória da Conquista abril de 2017

Tabela Fonte: UESB, Indicadores Econômicos: Cálculo da Cesta Básica Mensal de Vitória da Conquista – BA.

Dos 12 produtos que compõem a ração essencial mínima, cinco registraram variações positivas: Tomate (46,49%), Café-moído (2,16%), Manteiga (1,78%), Leite (1,17%) e Carne (0,43%).
Por sua vez, sete produtos registraram variação negativa: Feijão (-10,80%), Banana-prata (-6,89%), Açúcar (-3,43%), Pão francês (-1,99%), Arroz (-0,84%), Óleo (-0,67%) e Farinha de mandioca (-0,63%).
No mês em análise, o tempo de trabalho necessário para se obter a cesta básica foi de 85 horas e 15 minutos¹, e o trabalhador comprometeu 38,76% do salário mínimo líquido² para adquirir os 12 produtos da cesta.

Gráfico
Participação do Custo da Cesta Básica no Salário Mínimo
Vitória da Conquista – BA, abril de 2017.

Gráfico Fonte: UESB, Indicadores Econômicos: Cálculo da Cesta Básica Mensal de Vitória da Conquista – BA.
___________________________ ¹Tempo de trabalho necessário baseado em 220 horas mensais.
²Referente à renda efetivamente gasta no mês após a contribuição previdenciária (R$ 862,04).