UESB - Campus de Vitória da Conquista - 28 de março de 2024

Uesb
Governo da Bahia

Apresentação – Boletim Anual – Cesta Básica

O Programa de Extensão Indicadores Econômicos de Vitoria da Conquista constitui uma ação de extensão de caráter contínuo, coordenada por docentes da Área de Economia e vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da UESB, com o objetivo realizar a pesquisa de preços, o cálculo e a divulgação dos indicadores econômicos Cesta Básica Mensal e Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Vitória da Conquista.

Esta ação de extensão realizada sob a gestão institucional da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), produz e divulga, mensalmente, índices econômicos que caracterizam-se como um parâmetro para que a população conquistense possa avaliar seus ganhos, perdas e necessidades futuras de aumento de rendimento para manter seu padrão de vida.

A Cesta Básica de Vitória da Conquista é calculada a partir da pesquisa de preços de 12 itens de alimentação, com a finalidade de acompanhar a evolução mensal dos preços dos doze produtos definidos pelo decreto Lei nº 399 de 1938, além de outros indicadores produzidos a partir deste índice.

Os relatórios produzidos pelo Programa Indicadores Econômicos de Vitória da Conquista são organizados de acordo com o padrão adotado nos relatórios de divulgação utilizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) na divulgação de resultados da cesta básica.

Sob a gestão institucional da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, Bahia, são publicados, em português, Boletins de periodicidade mensal e anual, com o principal objetivo de informar à população de Vitória da Conquista, Bahia, resultados deste indicador referente ao custo de vida no município.

NOSSA EQUIPE E PARCEIROS INSITUCIONAIS

• Diretora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA)
Marilza Ferreira do Nascimento
• Coordenador do Colegiado de Ciências Econômicas