ASSESSORIA DE INTERCÂMBIO UESB

Carta de Motivação: O que você precisa saber.

Por: Carolina Cordeiro.

Ponto chave da segunda fase do processo seletivo de bolsas parciais para mobilidade estudantil, a carta de motivação é também pedida como método de avaliação em diversas seleções para bolsas de intercâmbio ou como critério de aceite em universidades estrangeiras. Por ser um documento pouco pedido no Brasil, os estudante têm algumas duvidas sobre o que torna uma carta de motivação boa.

Podendo ser chamada de essay ou personal statement, a carta deve conter os objetivos, habilidades e justificativas do estudante, mas de modo mais pessoal que um currículo. Ao escreve-la o aluno deve refletir sobre seus interesses, tanto acadêmicos quanto profissionais, e estar atento aos pré-requisitos, como a estrutura e tamanho do texto, fonte e  etc, da instituição para qual está aplicando. A Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) tem os seguintes requisitos:  as cartas devem  ter no máximo uma lauda, no canto superior direito da carta deve ser colocado um cabeçalho contendo o nome do aluno, curso e instituição de destino desejada.

Cuide da apresentação da sua carta, mesmo que não seja requerido fonte, margem e espaçamento especifico, preste atenção às margens e escolha uma fonte legível e bem apresentável. Tome cuidado para não haver fontes diferentes e se atente para a proporção e regularidade do tamanho da fonte.

Deve-se também prestar atenção nas expectativas da comissão avaliativa com relação ao candidato, como quais os interesses pessoais e características curriculares e acadêmicas os avaliadores estão interessados em saber. Geralmente essas informações estão presentes no próprio site da instituição. A comissão que avaliará as cartas dos estudantes da UESB é composta por representantes da PROEX , PROGRAD E PRAE.

A referida comissão verificará na carta a adequação entre as expectativas do estudante, a proposta do programa e o que a instituição estrangeira pode de fato oferecer,  qualificações acadêmicas, informações adicionais sobre o candidato que não estejam evidentes no histórico e explicação da relação entre as disciplinas selecionadas, a área de graduação na UESB e o direcionamento profissional pretendido pelo estudante.

Nos pontos mais gerais em relação ao que é preciso para escrever uma boa carta de motivação, é importante se manter objetivo e autentico, cuidando para que a carta transpasse as características pessoais interessantes aos avaliadores. Para aqueles que foram chamados para a segunda fase do processo seletivo da ASI, lembrem-se que as informações contidas em sua carta serão usadas para conduzir sua entrevista.

Alguns sites de intercâmbio com bons artigos sobre o tema:

Dicas para fazer uma boa carta de motivação

Como escrever uma boa carta de motivação?

BUSCA

Acesse as notícias da Assessoria de Intercâmbio da Uesb

Perguntas Frequentes

1. Qual é a principal função da Assessoria de Intercâmbio? Quanto aos candidatos: dar suporte administrativo e acadêmico aos estudantes da UESB e de outras universidades que escolheram...

Veja as perguntas mais frequentes

Mais Informações

Além de, obviamente, um intercâmbio proporcionar o conhecimento de outra cultura e ampliar nossa visão de mundo, também é uma chance de buscar o que há de melhor no exterior para aplicar no Brasil.

Depoimento-1

Monyke Fonsêca – Física

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Representar a Universidade em outro país e mostrar o que temos de bom aqui é algo que me deixa muito orgulhoso.

Depoimento-2

Ueslei Medeiros – Agronomia

Intercambista na UDCA, Bogotá - Colômbia

Antes de viajar, a ansiedade gera até um pouco de medo, pois vamos viver em um país desconhecido com outra língua e outra cultura, mas tenho certeza que esta é uma etapa muito enriquecedora na minha vida e na de qualquer estudante.

Depoimento-3

Samile Gonçalves – Agronomia

Intercambista na UAS, Sinaloa - México

Desde que optei por fazer a mobilidade acadêmica, a Assessoria de Intercâmbio me apoiou muito, passando todas as informações referentes aos documentos necessários, me orientando sobre todos os procedimentos e, o melhor, me motivando a realizar esse sonho.

Depoimento-4

Fabrício Santos – Odontologia