ASSESSORIA DE INTERCÂMBIO UESB

Facebook

Intercâmbio

A Internacionalização é um movimento no qual, universidades do mundo inteiro estão logrando esforços para se engajar. Esse movimento visa o reconhecimento internacional de uma universidade perante as outras, valorizando o que é produzido nos campos técnico, científico e cultural, bem como permitindo a interação de diferentes instituições de ensino superior – IES (nacionais ou internacionais) nesses campos para que as atividades desenvolvidas possam cada vez mais avançar, atendendo melhor a comunidade acadêmica e as demandas da sociedade.

Uma das atividades do movimento de internacionalização é o programa de Intercâmbio, o qual na UESB está em fase de estruturação e a Assessoria de Intercâmbio Internacional é responsável por suscitar discussões em relação a Política de Intercâmbio, bem como desenvolver atividades de tramitação e acompanhamento de projetos e convênios na modalidade Acordos de Cooperação.

I – Intercâmbio na UESB

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, busca expandir seus horizontes em relação ao conhecimento através de experiências vivenciais de seus alunos de graduação. Atualmente a UESB integra importantes consórcios de cooperação acadêmico-científica com países da América Latina, Caribe e Europa buscando, sobretudo, desenvolver a colaboração recíproca nas áreas de novas tecnologias, ensino, pesquisa e extensão.

II – Assessoria de Intercâmbio Internacional da PROEX/UESB

A Assessoria de Intercâmbio Internacional é um setor que existe desde 2014 e está vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PROEX. Uma de suas principais atividades é desenvolver e coordenar as políticas de intercâmbio acadêmico internacional dentro da UESB.

A Assessoria apresenta-se como um suporte técnico da PROEX, com o objetivo de promover a articulação, elaboração e acompanhamento de projetos e convênios de cooperação científica, técnica e cultural, com instituições estrangeiras e brasileiras, junto à Assessoria de Relações Internacionais da UESB.

Sua missão é inserir a UESB no cenário internacional, para que se fortaleça a interação com instituições do exterior, enquanto espaço específico para intermediar as relações da UESB com outras instituições universitárias fora do país. A Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) vem somando esforços estratégicos voltados à indução da internacionalização, trabalhando na execução das ações de extensão que viabilizem a cooperação internacional nos Programas de Mobilidade Acadêmica, sendo também responsável pelo processo de candidaturas, inscrição e seleção dos alunos, bem como pela acolhida de estudantes internacionais e nacionais na UESB.

III – Áreas de atuação

  • Construção de parcerias de qualidade com instituições nacionais e estrangeiras;
  • Captação, implementação e acompanhamento de acordos, convênios e programas interuniversitários nacionais e internacionais;
  • Gerenciamento de programas de intercâmbio internacional, nos quais a UESB se encontra inserida;
  • Divulgação de oportunidades acadêmicas internacionais junto à comunidade interna da UESB.

IV – Programas de Mobilidade Acadêmica na UESB

Alunos de graduação têm participado de programas acadêmicos, convênios e intercâmbios internacionais. Atualmente a Assessoria de Intercâmbio Internacional gerencia convênios com diversas Universidades de diferentes países ibero americanos, bem como da América Latina e Caribe, assim como recepciona, anualmente, estudantes de universidades estrangeiras.

BUSCA

Notícias

Acesse as notícias da Assessoria de Intercâmbio da Uesb

Perguntas Frequentes

  1. Qual é a principal função da Assessoria de Intercâmbio? Quanto aos candidatos: dar suporte administrativo e acadêmico aos estudantes da UESB e de outras universidades que escolheram...

Veja as perguntas mais frequentes

Mais Informações

Além de, obviamente, um intercâmbio proporcionar o conhecimento de outra cultura e ampliar nossa visão de mundo, também é uma chance de buscar o que há de melhor no exterior para aplicar no Brasil.

Depoimento-1

Monyke Fonsêca – Física

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Representar a Universidade em outro país e mostrar o que temos de bom aqui é algo que me deixa muito orgulhoso.

Depoimento-2

Ueslei Medeiros – Agronomia

Intercambista na UDCA, Bogotá - Colômbia

Antes de viajar, a ansiedade gera até um pouco de medo, pois vamos viver em um país desconhecido com outra língua e outra cultura, mas tenho certeza que esta é uma etapa muito enriquecedora na minha vida e na de qualquer estudante.

Depoimento-3

Samile Gonçalves – Agronomia

Intercambista na UAS, Sinaloa - México

Desde que optei por fazer a mobilidade acadêmica, a Assessoria de Intercâmbio me apoiou muito, passando todas as informações referentes aos documentos necessários, me orientando sobre todos os procedimentos e, o melhor, me motivando a realizar esse sonho.

Depoimento-4

Fabrício Santos – Odontologia

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Parceiros de Intercâmbio

 

Conheça a Uesb

Contato Rápido

+55 77 3425-9374

intercambio.proex@uesb.edu.br

Estrada do Bem Querer, km 4 – Bairro Universitário
CEP.: 45.031-900
Vitória da Conquista – BA