ASSESSORIA DE INTERCÂMBIO UESB

Facebook

Convênios

A UESB tem acordos de cooperação tanto com instituições quanto com grupos de associações universitárias, veja nossos acordos vigentes e aguarde a saída dos editais e abertura das inscrições:

→ Universidade de Oviedo (Espanha)

Em acordo de cooperação da UESB com a Universidade de Oviedo temos o programa de Convenios Internacionales. Esse programa oferece mais de 70 vagas em universidades da Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, China, EEUU, França, Itália, México, Nova Zelandia, Perú, Rusia, Taiwán e Túnez, que tenham convênios de cooperação com a Universidade de Oviedo e que permitam cursar parte dos estudos nelas.

Sobre a Universidade de Oviedo: A Universidade de Oviedo é uma instituição pública de ensino superior e pesquisa, localizada no Principado das Astúrias, tem mais de 400 anos de história e participa dos principais programas internacionais de mobilidade, liderando vários projetos europeus para fomentar o intercâmbio de alunos. Busca facilitar a informação e o apoio que os seus estudantes precisam para participar dos programas de mobilidade, solicitando concessões que lhes facilitem a possibilidade de completar sua formação em uma universidade estrangeira.

Site oficial: http://www.uniovi.es/internacional/estudiantes

→ Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (Portugal)

A UESB e a UTAD tem como parceria um acordo de cooperação científica, tecnológica e cultural, em áreas especializadas, bem como no desenvolvimento conjunto de trabalhos e projetos científicos e tecnológicos com vantagens mútuas.

Sobre a UTAD: A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro é uma instituição que se orienta para a criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência através da articulação do ensino, da investigação e do desenvolvimento experimental. Desenvolvendo a atividade científica nas suas Escolas e Centros de Investigação, procurando aprofundar o conhecimento e desenvolver tecnologias capazes de responder problemas de âmbito global, nacional ou regional, num quadro de modernidade.

Site oficial: http://www.utad.pt/vPT/Area2/autad/Paginas/autad.aspx

→ Universidade do Porto (Portugal)

O convênio de cooperação técnico-científica entre a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e a Universidade do Porto promove a mobilidade de estudantes e permite a obtenção de títulos oficiais de nível universitário com validade em todo o território de seus respectivos Países.

Sobre a Universidade do Porto: A Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal. Classificada entre as 150 melhores universidades europeias em alguns dos mais importantes rankings internacionais de Ensino Superior, a instituição combina um ensino de qualidade, focado nas vocações individuais e nas necessidades do mercado, carregando o estatuto de maior “berço” científico de Portugal.

Site oficial: https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=home_

→ Grupo COIMBRA

A UESB é uma das 77 IES associadas ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), que atua juntamente com diversas instituições e redes para o estabelecimento de mobilidade estudantil nacional e internacional. Com diversos programas e projetos (que são destinados a estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento) permanentes bem como alguns periódicos.

Sobre o GCUB: O Grupo Coimbra, associação civil de direito privado e sem fins lucrativos, com caráter acadêmico, científico e cultural, promove, desde 2008, relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, agindo por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais, com atividades desenvolvidas em parceria com Organizações Internacionais, Universidades, Redes Universitárias, Conselhos de Reitores e Órgãos Governamentais de mais de cem países.

Site oficial: http://www.grupocoimbra.org.br/

→  International Federation of Medical Students’ Association – IFMSA

O curso de medicina da UESB está entre as 95 escolas médicas brasileiras que possuem Comitês Locais ativos da IFMSA. Esses comitês realizam atividades de representatividade estudantil; educação médica; promoção de saúde; produção científica; capacitação em gestão de recursos e intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais, clínico-cirúrgicos e de pesquisa.

Sobre o IFMSA: A IFMSA Brazil é parte da comunidade mundial da IFMSA – International Federation of Medical Students’ Association –, maior organização estudantil do planeta, que reúne acadêmicos de medicina de mais de 120 países, em missão de promover impacto positivo na sociedade, viabilizando estudantes de medicina para que descubram e desenvolvam seus potenciais, para que liderem ações e realizem intercâmbios, nos quais poderão vivenciar a medicina praticada ao redor do mundo.

Site oficial: http://ifmsabrazil.org/

 

 

BUSCA

Notícias

Acesse as notícias da Assessoria de Intercâmbio da Uesb

Perguntas Frequentes

  1. Qual é a principal função da Assessoria de Intercâmbio? Quanto aos candidatos: dar suporte administrativo e acadêmico aos estudantes da UESB e de outras universidades que escolheram...

Veja as perguntas mais frequentes

Mais Informações

Além de, obviamente, um intercâmbio proporcionar o conhecimento de outra cultura e ampliar nossa visão de mundo, também é uma chance de buscar o que há de melhor no exterior para aplicar no Brasil.

Depoimento-1

Monyke Fonsêca – Física

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Representar a Universidade em outro país e mostrar o que temos de bom aqui é algo que me deixa muito orgulhoso.

Depoimento-2

Ueslei Medeiros – Agronomia

Intercambista na UDCA, Bogotá - Colômbia

Antes de viajar, a ansiedade gera até um pouco de medo, pois vamos viver em um país desconhecido com outra língua e outra cultura, mas tenho certeza que esta é uma etapa muito enriquecedora na minha vida e na de qualquer estudante.

Depoimento-3

Samile Gonçalves – Agronomia

Intercambista na UAS, Sinaloa - México

Desde que optei por fazer a mobilidade acadêmica, a Assessoria de Intercâmbio me apoiou muito, passando todas as informações referentes aos documentos necessários, me orientando sobre todos os procedimentos e, o melhor, me motivando a realizar esse sonho.

Depoimento-4

Fabrício Santos – Odontologia

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Parceiros de Intercâmbio

 

Conheça a Uesb

Contato Rápido

+55 77 3425-9374

intercambio.proex@uesb.edu.br

Estrada do Bem Querer, km 4 – Bairro Universitário
CEP.: 45.031-900
Vitória da Conquista – BA