ASSESSORIA DE INTERCÂMBIO UESB

Facebook

Benefícios da experiência de intercâmbio

Aqueles que mudaram de suas cidades para estudar na UESB sabem do impacto que esse deslocamento teve em suas vidas. As responsabilidades com a casa, o gerenciamento dos horários, a adaptação ao clima, as impressões sobre a cidade e seus habitantes. Cada uma dessas experiências foi moldando o seu jeito de ver o mundo. Imagine ir para outro estado do Brasil? Ou para outro país? Estas diferenças estarão ainda mais acentuadas e entrar em contato com elas é permitir um crescimento pessoal sem precedentes. Quantas pessoas você conhece que há anos possuem o mesmo emprego, moram no mesmo bairro e nunca visitaram mais do que três cidades? Reflita o que você está perdendo quando não aproveita as oportunidades de ir para outra universidade por um semestre acadêmico. Estas perdas não são apenas suas, mas da UESB também, porque você, futuro estudante intercambista, será o intermediário de inovações tecnológicas, da melhoria da qualidade de nosso atendimento aos estudantes à medida que volta dessa experiência com informações valiosas.

O filósofo, Michel de Montaigne, diz que para ser feliz é necessário três fatores: amigos, reflexão diária sobre a vida e viajar para perceber e se libertar de preconceitos. Um outro estudioso, Bourdie diz que o capital cultural é parte fundamental do sucesso de um estudante. Ir para intercâmbio é aumentar esse capital cultural.

Vale ressaltar que estudos apontam que ao retornar da experiência de intercâmbio os estudantes tornam-se mais autoconfiantes, as notas melhoraram, sua percepção do mercado de trabalho amplia para além das fronteiras do Brasil. Aprender uma nova língua abre as portas para uma imersão cultural, a medida que permite acesso ao que é escrito e falado por bilhões de pessoas que não falam português. Os profissionais que sabem mais de um idioma são atrativos para as empresas nesse mundo cada vez mais globalizado.

Leiam o artigo Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico.

BUSCA

Notícias

Acesse as notícias da Assessoria de Intercâmbio da Uesb

Perguntas Frequentes

  1. Qual é a principal função da Assessoria de Intercâmbio? Quanto aos candidatos: dar suporte administrativo e acadêmico aos estudantes da UESB e de outras universidades que escolheram...

Veja as perguntas mais frequentes

Mais Informações

Além de, obviamente, um intercâmbio proporcionar o conhecimento de outra cultura e ampliar nossa visão de mundo, também é uma chance de buscar o que há de melhor no exterior para aplicar no Brasil.

Depoimento-1

Monyke Fonsêca – Física

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Representar a Universidade em outro país e mostrar o que temos de bom aqui é algo que me deixa muito orgulhoso.

Depoimento-2

Ueslei Medeiros – Agronomia

Intercambista na UDCA, Bogotá - Colômbia

Antes de viajar, a ansiedade gera até um pouco de medo, pois vamos viver em um país desconhecido com outra língua e outra cultura, mas tenho certeza que esta é uma etapa muito enriquecedora na minha vida e na de qualquer estudante.

Depoimento-3

Samile Gonçalves – Agronomia

Intercambista na UAS, Sinaloa - México

Desde que optei por fazer a mobilidade acadêmica, a Assessoria de Intercâmbio me apoiou muito, passando todas as informações referentes aos documentos necessários, me orientando sobre todos os procedimentos e, o melhor, me motivando a realizar esse sonho.

Depoimento-4

Fabrício Santos – Odontologia

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Parceiros de Intercâmbio

 

Conheça a Uesb

Contato Rápido

+55 77 3425-9374

intercambio.proex@uesb.edu.br

Estrada do Bem Querer, km 4 – Bairro Universitário
CEP.: 45.031-900
Vitória da Conquista – BA