ASSESSORIA DE INTERCÂMBIO UESB

Facebook

Estudantes de saída (out)

Para que estudantes de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista conheçam o Programa de Intercâmbio sem precisar deslocar-se das suas residências fizemos esse site, a página no Facebook e também estaremos realizando eventos e Assessorias Itinerantes ao longo do ano em todos os campi. As informações contidas neste site pretendem permitir que os estudantes explorem o Universo do Intercâmbio, revelando os benefícios, apontando oportunidades, bem como evidenciando as etapas: preparação, estadia e retorno.

 

Perguntas frequentes

Você e outros estudantes possuem as mesmas dúvidas. Portanto, leia a guia perguntas frequentes. Nos ajude a torná-la mais eficiente enviando e-mail para intercambio.proex@uesb.edu.br com as dúvidas que não conseguir dissolver ao ler essa guia.

Segue  exemplo de questão que você pode encontrar nesta guia.

– O aluno pode realizar intercâmbio  mais de uma vez durante a sua graduação?

Sim, contanto que depois do primeiro intercâmbio com bolsa de cobertura ampla as bolsas recebidas posteriormente sejam de cobertura parcial.

Preparação

Oportunidades

Leia a guia modalidades de intercâmbio para entender e aproveitar melhor as oportunidades. Entretanto, vale salientar que existe uma diversidade de Instituições ofertando intercâmbio e isso amplia muito as chances dos estudantes conseguirem bolsas. Caso não consigam bolsas, podem realizar intercâmbio por empresas. Dessa forma todo estudante pode vivenciar esta experiência.

No momento estão abertos editais em Universidades de todo o Brasil que fazem parte do Programa de Mobilidade Nacional da ABRUEM, e, editais de Fundações e Governos.

Inscrição

Cada edital possui especificidades, leia cuidadosamente e organize todos os documentos. Atenção para não perder o prazo, os editais não costumam ser prorrogados e as instituições desconsideram as inscrições com documentação incorreta.

Abaixo critérios comuns aos editais:

1- Solicitação de um exame que ateste a sua proficiência no idioma que o seu curso é ensinado,o idioma do curso e não do país, pois até mesmo em universidades de Portugal alguns cursos são ministrados inteiramente em Inglês. Caso você deseje ir para Holanda, Alemanha, Noruega, o inglês também pode ser solicitado, apesar de não ser o idioma oficial destes países. Portanto faça o exame TOEFL (oferecido gratuitamente pelo Programa Idioma sem Fronteiras) ou IELTS, Cambridge e obtenha o certificado com sua pontuação. Esses exames possuem datas definidas para serem aplicados e elas podem não ser compatíveis com o prazo do edital que você quer concorrer. Dessa forma faça previamente. Para o alemão DAF, Espanhol Salamanca, Francês.

2- Projeto no idioma solicitado pelo edital. Caso seja um edital de seleção da UESB, seguir este modelo.

3- Carta de motivação – pesquise na internet e encontrará muitos modelos, escolha o mais apropriado para cada situação.

4-Carta de recomendação – professores da UESB poderão escrever no máximo duas cartas de recomendação para cada edital.

5-Histórico escolar – alguns programas são rígidos e aceitam apenas candidatos com média geral  8,0 ou superior.

6- Declarações de veracidade das informações; ou da porcentagem do curso que deve estar estar 30% à 75% concluído.  (cada edital terá um modelo)

7- Plano de curso – que consiste numa análise prévia dos conteúdos programáticos das disciplinas que o estudante deseja cursar na universidade de destino. Essa análise prévia é uma forma de aumentar a probabilidade das disciplinas serem aproveitadas.

Passaporte

Só é necessário fazer o passaporte se você for selecionado em um dos editais.

Quem não possui passaporte pode adquiri-lo seguindo os passos:

1- entrar no site da Polícia Federal e preencher o formulário.

2- pagar a taxa de R$257,25.

3- ir até o SAC no 1°andar do shopping Conquista Sul, com os documentos originais e ser fotografado.

4- aguardar 15 dias

O passaporte terá duração de 10 anos.

Visto

O visto deverá ser solicitado nos consulados. Visto de países que fazem parte do acordo do Mercosul são mais fáceis para brasileros, como turistas não precisam pagar taxas, contudo para estudar é necessário, e as taxas variam de país para país. Coloque esse custo no seu planejamento.

Caso o período de seleção seja próximo ao período de embarque, providencie o passaporte mesmo sem a certeza de ser selecionado no edital. Os vistos podem demorar até 60 dias para serem liberados depois de entregue toda a documentação necessária. No momento apropriado, nós da Assessoria de Intercâmbio auxiliaremos no processo.

 Seguro saúde

Somente será permitida a saída de um estudante do país com o Seguro Saúde. Quando em território estrangeiro o seguro saúde permite que o estudante seja atendido em questões de emergência e em alguns casos de consulta.  Estudantes da UESB que utilizaram o Seguro Saúde relataram que  receberam atendimento médico domiciliar.  Os seguros são calculados  de acordo com o tempo de permanência no exterior. Inclua também esse gasto em seu planejamento.

A UESB não arca com este custo, portanto, faça economias. Alguns bancos e empresas oferecem esse serviço. Em Vitória da Conquista podemos citar empresas como a  Egali e Maxtour.

Passagem aérea

O setor de intercâmbio não é responsável por emitir passagens aéreas. O estudante deve concorrer a editais do PRAE.

Cultura – Pesquise sobre os costumes, tradições e regras de boa convivência nos países de interesse. Seu comportamento pode abrir portas a medida que os residentes locais percebem você como respeitoso. Ao fazer isso, você, como representante do Brasil, também trás credibilidade ao nosso povo. Acessem os site já fez as malas,  egali e brasileiros no mundo.

Status de Mobilidade Acadêmica no SAGRES – é necessário que os Estudantes antes de saírem verifiquem se na Secretaria Geral de Cursos foi alterado seu Status de matrícula para “em mobilidade acadêmica”

Estadia

Primeiro mês – Apesar da bolsa de cobertura ampla cobrir as despesas com alojamento e alimentação as universidades depositam no final do mês. Sendo assim, é conveniente possuir uma reserva financeira para o primeiro mês.

Custo de Vida – Acessem o site numbeo e verifiquem o  custo de vida aproximado em cada um dos países que você possui interesse de ir.

Alojamento – pesquise sites de imobiliárias na cidade de destino e verifiquem na página das universidades que você pretende realizar intercâmbio, na maioria delas existem links que te auxiliam a encontrar alojamento.

Movimentação financeira no exterior – Esse serviço é geralmente prestado por casas de câmbio,  mas é possível, também, a retirada de dinheiro com cartões de bandeiras Visa e Mastercard em caixas eletrônicos. As taxas de retirada são fixas, independente do valor sacado. Em alguns caixas as taxas são mais caros do que outros. Seus familiares podem depositar quantias mensais e realizar retiradas controladas. Verifique com cuidado.

  •  Casas de Câmbio nas cidades sede dos campi da UESB: Em Jequié , a Operadora Money Gram Banco Itau, localizada na Rua Francisco Alves Meira, número 320, opera como local de recebimento de dinheiro e a Operadora de Western Union Banco Do Brasil, localizada na Rua Da Itália, número 28, presta serviços de transferência de fundos, Quick Pay e é, também, local de recebimento de dinheiro. Em Itapetinga, a FX Casa De Cambio, localizada no Itapê Shopping, opera em diversos segmentos do mercado financeiro. Em Vitória da Conquista, há uma agência da Western Union, localizada no Shopping Conquista Sul, que oferece diversos serviços financeiros e de comunicação.

Procuração – O Calendário Acadêmico da UESB pode ser diferenciado da Instituição de destino, portanto deixe uma procuração com alguém de confiança para que este faça a sua matrícula no período solicitado.

Suspensão do recebimento de Bolsas – durante o período do intercâmbio algumas instituições como CAPES e CNPQ não permitem o recebimento de bolsas, já que os estudantes estão fora do país e dificilmente conseguiriam realizar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão nessa condição.

Retorno

Comprovantes de gastos – Bolsas Santander exigem comprovantes de gastos com hospedagem e alimentação, contudo, caso não gaste toda a quantia percebida não é exigida devolução.

Relatório de intercâmbio – O preenchimento desse relatório é obrigatório, pois as informações contidas nele nos auxiliarão a planejar as atividades, melhorando cada vez mais nossas ações. Esse site é fruto de observações coletadas nos relatórios.

Atividade de devolutiva – Como nem todos os estudantes da UESB irão para uma experiência de intercâmbio, as atividades de devolutiva permitirão que um pouco do conhecimento adquirido seja compartilhado.

Participação de eventos da Assessoria de Intercâmbio – Os estudantes ao retornarem de sua mobilidade acadêmica poderão ser convocados para participar de eventos relatando suas experiências de intercâmbio.

Outras informações

Acessem os sites:

Ranking Universidades América Latina

Ranking das universidades Mundo

Brasileiros no Mundo

10 motivos para você começar a viajar sozinho

 

 

BUSCA

Notícias

Acesse as notícias da Assessoria de Intercâmbio da Uesb

Perguntas Frequentes

  1. Qual é a principal função da Assessoria de Intercâmbio? Quanto aos candidatos: dar suporte administrativo e acadêmico aos estudantes da UESB e de outras universidades que escolheram...

Veja as perguntas mais frequentes

Mais Informações

Além de, obviamente, um intercâmbio proporcionar o conhecimento de outra cultura e ampliar nossa visão de mundo, também é uma chance de buscar o que há de melhor no exterior para aplicar no Brasil.

Depoimento-1

Monyke Fonsêca – Física

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Representar a Universidade em outro país e mostrar o que temos de bom aqui é algo que me deixa muito orgulhoso.

Depoimento-2

Ueslei Medeiros – Agronomia

Intercambista na UDCA, Bogotá - Colômbia

Antes de viajar, a ansiedade gera até um pouco de medo, pois vamos viver em um país desconhecido com outra língua e outra cultura, mas tenho certeza que esta é uma etapa muito enriquecedora na minha vida e na de qualquer estudante.

Depoimento-3

Samile Gonçalves – Agronomia

Intercambista na UAS, Sinaloa - México

Desde que optei por fazer a mobilidade acadêmica, a Assessoria de Intercâmbio me apoiou muito, passando todas as informações referentes aos documentos necessários, me orientando sobre todos os procedimentos e, o melhor, me motivando a realizar esse sonho.

Depoimento-4

Fabrício Santos – Odontologia

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Parceiros de Intercâmbio

 

Conheça a Uesb

Contato Rápido

+55 77 3425-9374

intercambio.proex@uesb.edu.br

Estrada do Bem Querer, km 4 – Bairro Universitário
CEP.: 45.031-900
Vitória da Conquista – BA