ASSESSORIA DE INTERCÂMBIO UESB

Facebook

Modalidades de Intercâmbio

 

Programas de Bolsas em parceria com a UESB:

Acordos de Cooperação – são convênios firmados diretamente com uma Universidade estrangeira ou brasileira no âmbito científico, técnico e cultural do qual podem usufruir servidores, docentes  e discentes, sejam estes  graduandos, mestrandos ou doutorandos. Entrem na guia Convênios e vejam nossos acordos vigentes e o público alvo de cada um deles. Os acordos preveem bolsas de cobertura parcial e bolsas de cobertura ampla.

“O programa de convênios internacionais oferece formas muito flexíveis de mobilidade internacional como os cursos de verão e permite, em alguns casos, obter o título da Universidade de destino”. Estes convênios oferecem estudos oficiais (graduação, mestrado universitário o doutorado) e garantem seu pleno reconhecimento acadêmico.

É uma instituição e tem interesse em se conveniar com a UESB? Encontre aqui a Minuta de convênio e entre em contato pelo E-mail: intercambio.proex@uesb.edu.br

Redes – é a  modalidade na qual universidades se afiliam a uma determinada Instituições que tem o objetivo de formar redes que permitem mobilidade de estudantes, servidores e professores. Estas redes podem ser nacionais ou internacionais.

Dentre as nacionais podemos destacar a ABRUEM, formada por 45 universidades brasileiras. Atualmente possui um Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional,  que a cada edição mais e mais universidades filiadas a ABRUEM estão aderindo, ampliando, dessa maneira, as escolhas dos estudantes por todo o território brasileiro.

No âmbito internacional a UESB é parceira da Unión de Universidades de America Latina y El Caribe – UDUAL, que originou o o Programa Acadêmico de Mobilidade Educativa (PAME), uma estratégia integral de internacionalização das principais funções universitárias (ensino, pesquisa, divulgação e sensibilização ou projeção social), melhorando a educação superior latino-americana.

Bolsas que não dependem da UESB:

Para alguns países,  estimular o intercâmbio é uma ação estratégica, portanto investem em programas que ofertam bolsas de cobertura ampla. Acesse nossa página Bolsas de Governos e Fundações para saber mais.

Existem também diversas Fundações e empresas como Rotary,  HumboldtFUNIBER e Bayer que estimulam intercâmbio. Para concorrer a todas as bolsas citadas basta o estudante preencher os formulários e enviar os documentos no prazo.

Empresas privadas e ONGs – existem muitas empresas que oferecem a custos variados pacotes de intercâmbio com o objetivo de aprendizado de idioma em escolas especializadas no país onde a língua de interesse é falada ou voltados para estágios. Em vitória da Conquista existe a Egali

Existem também Organizações Não Governamentais -ONGs que acreditam nos benefícios da aprendizagem intercultural para os jovens e adultos, a AFS é uma  delas. Há 60 anos no Brasil, envia e recebe adolescentes que moram e estudam de 6 meses à um ano, em uma Host Family de um dos 102 países que a ONG atua, essa família é selecionada criteriosamente para integrar em sua rotina o intercambista. Maiores de 18 anos podem participar de programas de voluntariados diversos países e atividades.

CAEP –  É uma entidade com o intuito de proporcionar intercâmbio nas áreas Agrícola, Estudos e Viagens Técnicas.  Acesse o site

AISEC – Organização que auxilia no desenvolvimento de competências para liderança através de intercâmbio. No ano de 2014 a AIESEC no Brasil atingiu a marca de 5 mil intercâmbios realizados em menos de um ano.

Fiquem atentos!! Entrem na nossa página do Facebook e vejam os posts de diversas oportunidades de intercâmbio. Vale salientar que as oportunidades são ofertadas o ano inteiro, com maior concentração no início e meio do ano. Como são muitas as instituições que disponibilizam bolsas existem sites que trabalham constantemente publicando informações destas oportunidades.

http://goo.gl/36qTMP
http://www.estudarfora.org.br/bolsas-de-estudos/
http://bolsas.universia.com.br/
http://goo.gl/ZnIA0a
http://aulp.org/Bolsas

 

 

BUSCA

Notícias

Acesse as notícias da Assessoria de Intercâmbio da Uesb

Perguntas Frequentes

  1. Qual é a principal função da Assessoria de Intercâmbio? Quanto aos candidatos: dar suporte administrativo e acadêmico aos estudantes da UESB e de outras universidades que escolheram...

Veja as perguntas mais frequentes

Mais Informações

Além de, obviamente, um intercâmbio proporcionar o conhecimento de outra cultura e ampliar nossa visão de mundo, também é uma chance de buscar o que há de melhor no exterior para aplicar no Brasil.

Depoimento-1

Monyke Fonsêca – Física

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Representar a Universidade em outro país e mostrar o que temos de bom aqui é algo que me deixa muito orgulhoso.

Depoimento-2

Ueslei Medeiros – Agronomia

Intercambista na UDCA, Bogotá - Colômbia

Antes de viajar, a ansiedade gera até um pouco de medo, pois vamos viver em um país desconhecido com outra língua e outra cultura, mas tenho certeza que esta é uma etapa muito enriquecedora na minha vida e na de qualquer estudante.

Depoimento-3

Samile Gonçalves – Agronomia

Intercambista na UAS, Sinaloa - México

Desde que optei por fazer a mobilidade acadêmica, a Assessoria de Intercâmbio me apoiou muito, passando todas as informações referentes aos documentos necessários, me orientando sobre todos os procedimentos e, o melhor, me motivando a realizar esse sonho.

Depoimento-4

Fabrício Santos – Odontologia

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Parceiros de Intercâmbio

 

Conheça a Uesb

Contato Rápido

+55 77 3425-9374

intercambio.proex@uesb.edu.br

Estrada do Bem Querer, km 4 – Bairro Universitário
CEP.: 45.031-900
Vitória da Conquista – BA