ASSESSORIA DE INTERCÂMBIO UESB

Facebook

Programa de Mobilidade Nacional – ABRUEM

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que atua diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 45 universidades associadas, busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

A Abruem é defensora da causa da internacionalização, promovendo anualmente diversas ações que envolvem missões ao exterior, acordos de cooperação, encontros diplomáticos e muito mais. Ao adotar tais estratégias, a Abruem justifica plenamente sua razão de existir, sempre em favor da sociedade, em especial das regiões mais carentes e junto às camadas da população que mais necessitam de apoio do sistema estadual e municipal de Educação Superior.

O Programa de Mobilidade Nacional – PMN promove o intercâmbio de estudantes de graduação das instituições públicas estaduais e municipais afiliadas a ABRUEM, dentro do âmbito dos estados da federação.

O PMN abre editais semestralmente, dando a oportunidade, àqueles interessados em fazer o intercâmbio nacional, de vivenciar diferentes métodos pedagógicos e didáticos, conhecer diferenças e costumes regionais, participar de atividades estudantis complementares e adentrar em projetos de extensão e pesquisa em diferentes centros educacionais distribuídos em todo o território nacional.

Que tal cursar um semestre em outra Universidade do Brasil?

Confira no edital a lista de todas as universidades participantes do Programa de Mobilidade Nacional da ABRUEM. Para se inscrever, os estudantes da UESB interessados na mobilidade nacional devem identificar quais das universidades oferecem os cursos nos quais eles estão atualmente matriculados para, então, entregar, na Assessoria de Intercâmbio, os documentos exigidos para participar do Programa Nacional de Mobilidade (PNM).

Devem ser apresentados um plano de estudos aprovado pelo coordenador do curso de origem, bem como uma carta de recomendação assinada pelo departamento da universidade de origem, para a IES escolhida. A seleção seguirá a ordem de recebimento das inscrições. As inscrições para os alunos começam no dia 14 de Novembro e terminam em 30 de Novembro.

Leia aqui o edital de inscrições para 2018.1 e baixe aqui o Plano de Estudos a ser entregue. Dúvidas sobre os documentos necessários para candidatura, bolsa auxílio ou aproveitamento de disciplinas? Clique aqui e confira a prancheta da ABRUEM para entender.

Quer cursar um semestre na UESB?

A UESB não está oferecendo vagas de Mobilidade Nacional para o semestre de 2018.1, mas fique atento à futuros editais.

 

Verifiquem nossa página de Moradia e hospedagem para melhor planejamento de sua estadia.

BUSCA

Notícias

Acesse as notícias da Assessoria de Intercâmbio da Uesb

Perguntas Frequentes

  1. Qual é a principal função da Assessoria de Intercâmbio? Quanto aos candidatos: dar suporte administrativo e acadêmico aos estudantes da UESB e de outras universidades que escolheram...

Veja as perguntas mais frequentes

Mais Informações

Além de, obviamente, um intercâmbio proporcionar o conhecimento de outra cultura e ampliar nossa visão de mundo, também é uma chance de buscar o que há de melhor no exterior para aplicar no Brasil.

Depoimento-1

Monyke Fonsêca – Física

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Representar a Universidade em outro país e mostrar o que temos de bom aqui é algo que me deixa muito orgulhoso.

Depoimento-2

Ueslei Medeiros – Agronomia

Intercambista na UDCA, Bogotá - Colômbia

Antes de viajar, a ansiedade gera até um pouco de medo, pois vamos viver em um país desconhecido com outra língua e outra cultura, mas tenho certeza que esta é uma etapa muito enriquecedora na minha vida e na de qualquer estudante.

Depoimento-3

Samile Gonçalves – Agronomia

Intercambista na UAS, Sinaloa - México

Desde que optei por fazer a mobilidade acadêmica, a Assessoria de Intercâmbio me apoiou muito, passando todas as informações referentes aos documentos necessários, me orientando sobre todos os procedimentos e, o melhor, me motivando a realizar esse sonho.

Depoimento-4

Fabrício Santos – Odontologia

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Parceiros de Intercâmbio

 

Conheça a Uesb

Contato Rápido

+55 77 3425-9374

intercambio.proex@uesb.edu.br

Estrada do Bem Querer, km 4 – Bairro Universitário
CEP.: 45.031-900
Vitória da Conquista – BA