ASSESSORIA DE INTERCÂMBIO UESB

Facebook

Programa PAME/UDUAL

O Programa Acadêmico de Mobilidade Educativa (PAME), iniciativa da União das Universidades da América Latina e do Caribe (UDUAL) da qual a UESB é parceira, configura-se como uma estratégia integral de internacionalização das principais funções universitárias (ensino, pesquisa, divulgação e sensibilização ou projeção social), melhorando a educação superior latino-americana.

O programa oferece bolsas que podem ser de cobertura parcial, quando a instituição de destino exime o estudante do pagamento de taxas de matrícula e mensalidade (muitas instituições no exterior são privadas e mesmo as que não são, cobram taxas), e bolsa de cobertura ampla, quando a instituição de destino é isenta a cobrança de taxas, e também garante hospedagem e alimentação aos estudantes. A quantidade de vagas oferecidas aos estudantes segue o princípio da reciprocidade, ou seja, quando a UESB oferece duas vagas de cobertura ampla e oito bolsas de cobertura parcial terão direito a mesma quantidade de bolsas ofertadas.

Sobre o PAME/UDUAL: Nascido da iniciativa da UDUAL de organizar programas de mobilidade entre suas universidades afiliadas iniciou-se em 2003, como um estudo piloto que se desenrolou durante três semestres, o Programa Acadêmico de Mobilidade Educativa (PAME), que a partir de 2006 se estabeleceu como um programa permanente. O programa tem como objetivo promover a internacionalização e a integração entre as universidades afiliadas à União e contribuir com o desenvolvimento de uma experiência internacional para enriquecer a formação dos estudantes de graduação, assim como o fortalecimento institucional mediante o estabelecimento de alianças estratégicas.

A partir de 2011, se incluiu a mobilidade de estudantes de pós-graduação e, desde 2013, o PAME se incorporou às orientações estratégicas do Sistema de Avaliação, Acreditação e Certificação de Ensino Superior na América Latina e no Caribe (SEACESALC) cujo projeto visa promover os sistemas nacionais e regionais de avaliação, acreditação e certificação profissional universitária, com o estabelecimento de programas que tenham possibilidade de equivalência, reconhecimento e transferência de atividades acadêmicas do intercâmbio e da mobilidade de estudantes e docentes, a criação de colegiados que envolvam instituições de ensino superior de diferentes países, na América Latina e no Caribe, e de reconhecimento internacional de diplomas e graduações.

 

BUSCA

Notícias

Acesse as notícias da Assessoria de Intercâmbio da Uesb

Perguntas Frequentes

  1. Qual é a principal função da Assessoria de Intercâmbio? Quanto aos candidatos: dar suporte administrativo e acadêmico aos estudantes da UESB e de outras universidades que escolheram...

Veja as perguntas mais frequentes

Mais Informações

Além de, obviamente, um intercâmbio proporcionar o conhecimento de outra cultura e ampliar nossa visão de mundo, também é uma chance de buscar o que há de melhor no exterior para aplicar no Brasil.

Depoimento-1

Monyke Fonsêca – Física

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Representar a Universidade em outro país e mostrar o que temos de bom aqui é algo que me deixa muito orgulhoso.

Depoimento-2

Ueslei Medeiros – Agronomia

Intercambista na UDCA, Bogotá - Colômbia

Antes de viajar, a ansiedade gera até um pouco de medo, pois vamos viver em um país desconhecido com outra língua e outra cultura, mas tenho certeza que esta é uma etapa muito enriquecedora na minha vida e na de qualquer estudante.

Depoimento-3

Samile Gonçalves – Agronomia

Intercambista na UAS, Sinaloa - México

Desde que optei por fazer a mobilidade acadêmica, a Assessoria de Intercâmbio me apoiou muito, passando todas as informações referentes aos documentos necessários, me orientando sobre todos os procedimentos e, o melhor, me motivando a realizar esse sonho.

Depoimento-4

Fabrício Santos – Odontologia

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Parceiros de Intercâmbio

 

Conheça a Uesb

Contato Rápido

+55 77 3425-9374

intercambio.proex@uesb.edu.br

Estrada do Bem Querer, km 4 – Bairro Universitário
CEP.: 45.031-900
Vitória da Conquista – BA