ASSESSORIA DE INTERCÂMBIO UESB

Facebook

Bolsas de Governos e Fundações

 

Programas de Bolsas de Estudos

Confira aqui informações sobre programas que independem da UESB e oferecem oportunidades a nossos alunos periodicamente.

 

Programa CAPES/DFATD

 

O Programa Capes-DFATD promove o apoio e a promoção de intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e canadenses e a mobilidade acadêmica entre os dois países, concedendo viagens de curta duração para o coordenador do projeto e/ou de docentes doutores, membros da equipe, com duração mínima de 7 (sete) e máxima de 20 (vinte) dias assim como concede bolsas de estudo de duração de 2 (dois) anos, prorrogável por mais 1 (um) ano em casos especiais, no exterior a estudantes indicados pelos coordenadores para o desenvolvimento de atividades letivas e/ou de pesquisa em área de interesse do projeto.
Como requisito de candidatura aos editais que prevejam a concessão de bolsa no exterior da Diretoria de Relações Internacionais, é necessária a apresentação de teste de proficiência no idioma do país de destino (ou inglês, conforme o caso), bem como a apresentação de código de cadastro no ORCID (orcid.org).

O edital de inscrições para o período letivo de 2018 já fechou.

Site Oficial: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/canada/programa-capes-dfait

Erasmus Mundus

 

O Erasmus Mundus (EM) é um programa de mobilidade e cooperação criado e financiado pela União Européia (UE). As atividades do programa têm como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus e ao mesmo tempo reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo.

O EM abre diversos programas por períodos determinados e a maioria dos consórcios tiveram suas candidaturas abertas para o período letivo de 2018 até 12:00 horas (hora de Bruxelas) de 1 de fevereiro, para projetos com início a 1 de junho do mesmo ano.

A EM disponibiliza a cada ano um Programme Guide, um manual que explica os critérios de elegibilidade e funcionamento de cada ação de mobilidade do programa. Acesse aqui o Programme Guide de 2018 em português.

Site Oficial: http://erasmusmundusnobrasil.webs.com/

Orange Tulip Scolarship

 

O Programa Orange Tulip Scholarship Brazil (OTS) do Nuffic Neso Brazil, oferece bolsas de estudos (integrais ou parciais) destinadas a cobrir o valor da anuidade de uma das universidades holandesas participantes da iniciativa e, em alguns casos, inclui ainda custos adicionais, como visto e seguro. O OTS abrange cursos em diversas áreas de estudo e nos seguintes graus de formação: bacharelado completo, último ano da graduação, MBA e mestrado completo.  Todos os cursos serão ministrados em inglês.

O grande atrativo dessas bolsas, que privilegiam a excelência acadêmica, é a exclusividade para brasileiros, o que aumenta consideravelmente as chances do candidato. Existem diversas opções que financiam 100% do valor do curso e ainda algumas que ofertam também ajuda de custo.

O Orange Tulip Scholarship Brazil tem como foco não só os elegíveis às bolsas do Ciência sem Fronteiras (CsF), mas principalmente os que estão fora das áreas prioritárias ou estão à procura de um curso em outros níveis de estudo, como mestrado. A cada ano, a lista do OTS é renovada quanto às instituições holandesas de ensino superior participantes, aos cursos contemplados e à quantidade de bolsas disponíveis. Geralmente são ofertados cursos de bacharelado completo, de último ano de graduação, de mestrado completo e de MBA.

As inscrições para os períodos letivos de 2018-2019 estão abertas em diversas universidades parceiras, com cursos nas áreas de: Artes, Ciências Biológicas e  Saúde, Exatas, tecnológicas e Humanas. Acesse aqui e veja a relação completa de universidades participantes, cursos oferecidos, valores das bolsas e o prazo de inscrição para cada universidade.

Site oficial: https://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/orange-tulip-scholarship

Bolsas Santander Universidades

 

Programa que oferece bolsas de estudo de um semestre para intercâmbio cultural em universidades em todo o mundo, com o objetivo de aprimorar a formação acadêmica dos alunos e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho e do mundo contemporâneo, que atravessam fronteiras. O Programa oferece bolsas de estudo que abrangem o intercâmbio cultural em mais de 11 países. A UESB já participou dos Programas de Bolsas Ibero-americanas.

Site oficial: https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/Paginas/default.aspx

Ciência sem Fronteiras

 

O Ciência sem Fronteiras (CsF) é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. O projeto objetiva promover o intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. O programa está atualmente congelado.

Site Oficial: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa

ELAP

 

O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) contempla bolsas de curta duração (4-6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá.

O objetivo do programa é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses.

Os candidatos devem ser proficiente na língua de instrução da instituição canadense (inglês ou francês) antes de sua chegada ao Canadá, pois a bolsa de estudos não cobre o treinamento de idiomas; deve estar matriculado em tempo integral em uma instituição de nível superior em um país elegível e pagar todas as propinas reguladas por essa instituição no momento da inscrição e durante toda a duração da troca.

Não são aceitos estudantes: já participantes de um programa de bolsas de intercâmbio financiado pelo Governo do Canadá; que obtiveram cidadania canadense ou que solicitaram residência permanente no Canadá não são elegíveis; já matriculados em um programa de graduação ou diploma em uma universidade ou faculdade canadense não são elegíveis.

Inscrições para os periodos letivos de 2018-2019 estão abertas até dia 17/04.

Clique aqui para saber mais sobre as inscrições, diretrizes, valor e duração da bolsa.

Informação importante:

  • Para candidaturas de faculdades e de graduação, é obrigatória uma colaboração institucional por escrito e um acordo de intercâmbio estudantil ou um memorando de entendimento entre a instituição canadense e a instituição de origem do candidato.
  • Para aplicações de graduação, um acordo interinstitucional é desejável, mas não obrigatório. Se não houver um acordo de intercâmbio existente, os pedidos de pós-graduação que envolvam uma colaboração nova ou estabelecida entre professores de uma instituição canadense e a instituição de origem do candidato serão aceitos.
  • As inscrições enviadas diretamente por um candidato ou por sua instituição de origem não serão aceitas.
  • Bolsas de estudo não podem ser adiadas e não são renováveis.
  • Será dada prioridade a candidatos que não tenham recebido anteriormente uma bolsa de estudos no âmbito do Programa de Bolsas de Estudo em Liderança Canadá-CARICOM, Programa de Liderança do Corpo Canadá-CARICOM, Bolsa de Intercâmbio de Liderança Canadá-Chile ou Programa Líderes Emergentes nas Américas.
  • Bolsas de estudo não são tributáveis ​​nem para a instituição canadense nem para o beneficiário da bolsa.

 

Site Oficial: http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/highlights-faits/bolsas.aspx?lang=por

Programa Chevening

 

As bolsas de estudo Chevening são concedidas desde 1983 pelo governo britânico para alunos de mais de 160 países, incluindo o Brasil, que tenham sido aprovados em universidades do Reino Unido. Em geral, as bolsas são concedidas para programas de pós-graduação de um ano (mestrado ou MBA). Candidatos das mais diversas áreas (humanas, exatas e biológicas) podem concorrer.

As inscrições para o período 2018/2019 fecharam dia 7 de Novembro, mas o periodo de inscrições para 2019/2020 abre em Agosto de 2018.

Site Oficial: http://www.chevening.org/

 

Bolsas oferecidas por Governos ou Fundações

Para alguns países,  estimular o intercâmbio é uma ação estratégica, portanto investem em programas que ofertam bolsas de cobertura ampla. Os Governos da AlemanhaChina, Japão,  União Européia, Inglaterra, França,  Holanda, Estados UnidosCanadá  e Austrália oferecem anualmente bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Se Você é egresso da UESB ou de outra universidade brasileira, são vastas as oportunidades após a graduação, pesquisem!

Existem também diversas Fundações e empresas como Rotary,  HumboldtFUNIBER e Bayer que estimulam intercâmbio. Para concorrer a todas as bolsas citadas basta o estudante preencher os formulários e enviar os documentos no prazo.

Bolsas para professores e pesquisadores da Organização Fullbright

 

A Organização Fulbright tornou públicas seleções de bolsas para professores e pesquisadores de diversas áreas passarem entre quatro meses e um ano desenvolvendo projetos, estudando ou ministrando cursos em universidades norte-americanas.

BOLSAS COM INSCRIÇÕES PARA ABRIR EM BREVE:

MESTRADO EM ROTEIRO DE CINEMA NOS EUA – MASTER IN FINE ARTS (MFA): PREVISÃO MAIO 2018

Oferece bolsa para cursar mestrado em roteiro de cinema nos Estados Unidos, uma modalidade de pós-graduação específica da área de cinema e audiovisual, que não encontra similar no Brasil. São concedidas até 2 (duas) bolsas com duração de até 21 meses. Para informações sobre critérios elegibilidade e etc acesse: http://fulbright.org.br/edital/mfa/

Site Oficial: http://fulbright.org.br/

Bolsa para ensinar português na França

 

Um dos programas do Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (CIEP), operador público de cooperação em educação e treinamento do Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Pesquisa, o Programa de Intercâmbio de Assistentes Linguísticos, com um total de 60 países parceiros, permite que quase 6.500 jovens partam para um ano letivo no exterior para ajudar um professor de línguas e compartilhar sua cultura com os alunos.

São elegíveis ao programa:  graduados matriculados em uma universidade brasileira no momento da aplicação, ter entre 20 e 30 anos,  tendo obtido um grau equivalente ao 2 e ano License Course (L2)  e bom conhecimento da língua francesa (B1 na escala do Quadro Europeu Comum de Referência para Idiomas)

A campanha para o ano letivo 2018-2019 está com processo de candidatura encerrado.

Para saber mais sobre acessem: http://www.ciep.fr/assistants-etrangers-france

Bolsas na Austrália

 

O Programa de Bolsas Endeavour  é um programa do Governo Australiano, em parceria com diversas Nações, dentre elas o Brasil, que prove a oportunidade, tanto de estudantes australianos estudarem,desenvolverem pesquisas ou profissões em outros países, quanto de estudantes estrangeiros fazerem o mesmo na Austrália.

Os bolsistas podem tanto cursar um mestrado ou doutorado como adquirir experiência profissional ou fazer um estágio executivo sênior com ajuda financeira do governo australiano.

As inscrições para o período letivo de 2018 já estão encerradas e o resultado sai em dezembro de 2017, mas as inscrições para 2019 estão marcadas para serem abertas em Abril de 2018.

As bolsas para pós-graduação têm duração de 2 anos para mestrado e 4 anos para doutorado, com suporte financeiro de 272,5 mil dólares (doutorado) e 140,5 mil dólares (mestrado)  para o período completo. O Estágio Executivo Sênior, com duração de 1 a 4 meses, concede até 18,5 mil dólares.

Já o programa de Educação e Formação Profissional (VET) pode durar de 1 a 2 anos e meio, com subsídio de 131 mil reais.

Além disso, todos os participantes receberão entre 3 e 4,5 mil dólares em subsídios para viagens, 2 a 4 mil dólares para moradia, até 3 mil dólares mensais para as despesas, e seguro saúde e viagem.

De acordo com o site da embaixada australiana, não há um número certo de  bolsas que serão concedidas aos países parceiros. Os interessados em concorrer a uma das oportunidades de bolsa devem preencher a ficha de inscrição até 30 de junho. Saiba mais neste link.

Confiram: https://www.studyinaustralia.gov.au/brazil

Bolsas de Doutorado na Europa

 

O projeto Be Mundus, ligado ao programa Erasmus Mundus, está recebendo candidaturas de estudantes de Doutorado das áreas de Engenharia e Tecnologia que desejem realizar mobilidades de 6 meses para uma de suas 9 universidades europeias parceiras, distribuídas por países como Itália, Portugal, Bélgica, Reino Unido, Croácia e Polônia. A bolsa inclui benefícios como passagens, seguro-saúde e taxas da universidade, além de um auxílio mensal de €1.500 (mil e quinhentos) euros. O edital atual venceu, mas fique atento ao site para informações sobre datas de reabertura de inscrições.

Instituições de destino:

  • Vrije Universiteit Brussel (Bélgica)
  • University of Zagreb (Croácia)
  • Karlsruhe Institute of Technology (Alemanha)
  • Sapienza University of Rome (Itália)
  • Università degli Studi di Roma “Tor Vergata” (Itália)
  • Silesian University of Technology (Polônia)
  • Universidade do Porto (Portugal)
  • Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
  • Cardiff Metropolitan University (Reino Unido)

Mais informações: http://www.bemundus.eu/about?lang=pt

Programa EPOS: Bolsas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável

 

A cada dois anos são abertas as inscrições de bolsas de estudos do Programa EPOS, as últimas abriram em 2016 e as próximas abrirão em 2018. Esse programa oferece a possibilidade de realizar cursos de pós-graduação na área de desenvolvimento sustentável em universidades alemãs. Podem candidatar-se jovens formados há no máximo seis anos que tenham ao menos dois anos de experiência profissional. As bolsas podem ter de 12 a 36 meses de duração, dependendo do programa e nível de formação pretendidos. As candidaturas devem ser enviadas diretamente à universidade alemã pretendida e os prazos variam de acordo com os programas. Os requisitos de admissão, inclusive linguísticos, devem ser consultados diretamente no site do curso na universidade alemã.

Site Oficial: https://www.daad.org.br/pt/

Bolsas parciais de Graduação e Pós-Graduação na Irlanda

 

As universidades irlandesas ofertam uma ampla gama de auxílios disponíveis para estudantes brasileiros. As universidades oferecem bolsas parciais de até €35 mil euros para alunos interessados em cursar a graduação ou a pós-graduação na Irlanda. As oportunidades são oferecidas pelas seguintes instituições: National College of Ireland, Trinity College Dublin, University College Dublin, Maynooth University, University of Limerick, Griffith College, Dublin City University, Dublin Business School, University College Cork, e Waterford Institute of Technology.

Confira o Site: https://www.estudarfora.org.br/10-bolsas-de-para-estudar-na-irlanda/

Bolsas de Pós-Graduação do CNPq

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  oferece bolsas de estudos nas categorias Doutorado pleno no Exterior (GDE), Pós-Doutorado (PDE), Doutorado Sandwich (SWE) e Estágio Sênior (ESN). As condições e prazos de inscrição de cada chamada devem ser consultadas no site do Conselho.

Site Oficial: http://cnpq.br/apresentacao13/#130809

Bolsas de Mestrado e Doutorado Erasmus Mundus

 

A fundação Erasmus Mundus tem  116 programas de Mestrado (Erasmus Mundus Joint Master Degrees) e os 29 programas conjuntos de Doutorado EM (Erasmus Mundus Joint Doctorates) com possibilidades de bolsas. A solicitação de bolsa deve ser feita no site de cada mestrado e doutorado, pois cada um deles tem seu próprio programa de bolsas. A maioria dos consórcios requerem que o estudantes submetam as candidaturas entre outubro e janeiro, para cursos iniciados no próximo ano acadêmico. É aconselhável o contato direto com o coordenador de cada programa de mestrado ou doutorado (seus dados de contato se encontram-se no site de cada um dos programas).

Para pedir uma bolsa de Mestrado, confira a lista completa das ofertas.

 

 

 

BUSCA

Notícias

Acesse as notícias da Assessoria de Intercâmbio da Uesb

Perguntas Frequentes

  1. Qual é a principal função da Assessoria de Intercâmbio? Quanto aos candidatos: dar suporte administrativo e acadêmico aos estudantes da UESB e de outras universidades que escolheram...

Veja as perguntas mais frequentes

Mais Informações

Além de, obviamente, um intercâmbio proporcionar o conhecimento de outra cultura e ampliar nossa visão de mundo, também é uma chance de buscar o que há de melhor no exterior para aplicar no Brasil.

Depoimento-1

Monyke Fonsêca – Física

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Representar a Universidade em outro país e mostrar o que temos de bom aqui é algo que me deixa muito orgulhoso.

Depoimento-2

Ueslei Medeiros – Agronomia

Intercambista na UDCA, Bogotá - Colômbia

Antes de viajar, a ansiedade gera até um pouco de medo, pois vamos viver em um país desconhecido com outra língua e outra cultura, mas tenho certeza que esta é uma etapa muito enriquecedora na minha vida e na de qualquer estudante.

Depoimento-3

Samile Gonçalves – Agronomia

Intercambista na UAS, Sinaloa - México

Desde que optei por fazer a mobilidade acadêmica, a Assessoria de Intercâmbio me apoiou muito, passando todas as informações referentes aos documentos necessários, me orientando sobre todos os procedimentos e, o melhor, me motivando a realizar esse sonho.

Depoimento-4

Fabrício Santos – Odontologia

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Parceiros de Intercâmbio

 

Conheça a Uesb

Contato Rápido

+55 77 3425-9374

intercambio.proex@uesb.edu.br

Estrada do Bem Querer, km 4 – Bairro Universitário
CEP.: 45.031-900
Vitória da Conquista – BA