ASSESSORIA DE INTERCÂMBIO UESB

Facebook

Aprendizado de Idiomas

Domínio Intermediário de Idiomas

Dentre os critérios de seleção dos editais de Intercâmbio o domínio intermediário do Espanhol e do Inglês serão exigidos, portanto aproveitem as oportunidades de aprender esses idiomas.

Conheça as atividades de ensino de idiomas oferecidas pela UESB para seus alunos:

O ensino de idiomas na UESB ocorre com ações do CAALE, cursos livres de Espanhol e Inglês do PRAE e o curso de Espanhol para Intercambistas da Assessoria de Intercâmbio (informações abaixo).

Centro de Aprendizagem Autônoma de Línguas Estrangeiras – CAALE

O CAALE  promove diversas atividades dentre elas:

SINGING ALONG:

“Trata-se de um projeto de extensão da UESB, gratuito, voltado para a prática das línguas: inglês, espanhol, francês e libras por meio do uso de músicas. A cada encontro são realizadas atividades diversas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades em uma daquelas quatro línguas. Por não se caracterizar como um curso regular, o público pode variar”.

Não é exigido conhecimento prévio e 29 encontros estão previstos até o final de 2016, com realização uma vez por semana, alternando quinta-feira (das 9 às 10h) e sexta-feira (das 18 às 19h).

Let’s Talk Culture

Proporcionar um espaço para aprimoramento da habilidade comunicativa, da leitura e da informação sobre a cultura estadunidense, entendendo que uma língua não deve ser dissociada de sua cultura. Essa é a proposta do projeto de extensão “Let’s Talk Culture”, criado em 2015, pela professora Sueid Fauaze, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), que também coordena as ações. O objetivo é a prática da língua inglesa, por meio da conversação e da leitura de textos, resultando na interação com outros falantes.

O CAALE está localizado no 1º. andar do Módulo de Laboratórios Profª. Amélia Barreto, o telefone de contato é (77) 3425-9334 .

Curso Reading in English.

Esse Curso tem caráter instrumental com carga horária de 20h/aula e objetiva capacitar os participantes para lerem textos de diversas áreas em língua inglesa, principalmente pessoas que vão se submeter a exames de proficiência em língua estrangeira (inglês).

Fique atento para a data de saída do próximo edital, contendo as informações referentes ao processo de inscrição, de seleção, às vagas, aos pré-requisitos dos candidatos e à realização da atividade.

O CAALE está localizado no 1º andar do Módulo de Laboratórios Profª. Amélia Barreto, o telefone de contato é (77) 3425-9334 .

Cursos livre do Programa de Assistência Estudantil – PRAE

São disponibilizados cursos de nível básico e intermediário de Espanhol e Inglês nos três Campi. Para conhecer os requisitos e prazos acesse abaixo link das últimas chamadas:

Vitória da Conquista – Inglês níveis II, III e leitura e interpretação de texto; Espanhol Nível I

Itapetinga –  Inglês Instrumental para Exames de Proficiência

Jequié – Inglês introdutório e leitura e interpretação de texto

Espanhol para Intercambista

É um curso apenas para alunos que estão interessados em realizar intercâmbio. O curso visa apresentar a cultura dos principais destinos de intercâmbio para hispanohablantes, observando os regionalismos idiomáticos, costumes e valores. Confira aqui os critérios de seleção, carga horária e horários.

CONFIRA O MY ENGLISH ONLINE E APRENDA INGLÊS DE GRAÇA PELA PLATAFORMA:

Curso de inglês oferecido pelo MEC e Capes, o My English Online é baseado na ferramenta para ensino de idiomas MyELT, que oferece aos usuários um pacote completo de atividades interativas para o estudo da língua inglesa em qualquer horário e em qualquer lugar. O usuário terá acesso a livros interativos, leituras graduadas (National Geographic), exercícios de gramática (com correção imediata), dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. Podem se inscreve no curso:  Alunos matriculados em cursos de graduação de instituições públicas; Alunos matriculados em cursos de graduação de instituições privadas, que obtiveram nota maior ou igual a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir de 2009; Alunos com matrícula regular em curso de pós-graduação de instituições públicas e instituições privadas, em cursos recomendados pela Capes. Professores e técnicos das Universidades Federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Site oficial: http://myenglishonline.com.br/saiba-mais

CERTIFICADOS DE PROFICIÊNCIAS:

ESPANHOL: Grande parte dos nossos estudantes pleiteiam vagas de intercâmbio em países cujo idioma oficial é o espanhol. Apesar das similaridades com o português as discrepâncias podem dificultar a comunicação, tanto na compreensão da informação, quanto na transmissão. Para amplificar sua experiência da intercâmbio aprimorando o idioma é necessário que o estudante compreenda as bases da gramática e fonética.

INGLÊS: O domínio intermediário do inglês pode ser um dos critérios de seleção, mesmo se você estiver concorrendo a uma bolsa na China ou Portugal. Para comprovação da proficiência do idioma inglês um dos certificados aceitos é o TOEFL. O Ministérios da Educação criou o Programa Idioma sem Fonteiras no qual os estudantes universitários de instituições públicas ou particulares podem se cadastrar para ter acesso a aulas online de Inglês, Francês e Italiano, inscrevam-se no link http://isf.mec.gov.br/.  Por este Programa também é possível fazer gratuitamente a avaliação do TOEFL (particular custa $250, aproximadamente R$900,00). Para os estudantes da Bahia um dos locais de realização da avaliação é a UFBA de Salvador.

 

 

 

 

 

 

 

BUSCA

Notícias

Acesse as notícias da Assessoria de Intercâmbio da Uesb

Perguntas Frequentes

  1. Qual é a principal função da Assessoria de Intercâmbio? Quanto aos candidatos: dar suporte administrativo e acadêmico aos estudantes da UESB e de outras universidades que escolheram...

Veja as perguntas mais frequentes

Mais Informações

Além de, obviamente, um intercâmbio proporcionar o conhecimento de outra cultura e ampliar nossa visão de mundo, também é uma chance de buscar o que há de melhor no exterior para aplicar no Brasil.

Depoimento-1

Monyke Fonsêca – Física

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Representar a Universidade em outro país e mostrar o que temos de bom aqui é algo que me deixa muito orgulhoso.

Depoimento-2

Ueslei Medeiros – Agronomia

Intercambista na UDCA, Bogotá - Colômbia

Antes de viajar, a ansiedade gera até um pouco de medo, pois vamos viver em um país desconhecido com outra língua e outra cultura, mas tenho certeza que esta é uma etapa muito enriquecedora na minha vida e na de qualquer estudante.

Depoimento-3

Samile Gonçalves – Agronomia

Intercambista na UAS, Sinaloa - México

Desde que optei por fazer a mobilidade acadêmica, a Assessoria de Intercâmbio me apoiou muito, passando todas as informações referentes aos documentos necessários, me orientando sobre todos os procedimentos e, o melhor, me motivando a realizar esse sonho.

Depoimento-4

Fabrício Santos – Odontologia

Intercambista na UNIOVI, Oviedo - Espanha

Parceiros de Intercâmbio

 

Conheça a Uesb

Contato Rápido

+55 77 3425-9374

intercambio.proex@uesb.edu.br

Estrada do Bem Querer, km 4 – Bairro Universitário
CEP.: 45.031-900
Vitória da Conquista – BA