E-books


1 - Capa

Filosofias do Suicídio - Quando o Corpo tem Vez

Trata-se de um trabalho que oferece mais uma opção reflexiva sobre o suicídio, buscando na experiência de cada área do saber representada, a possibilidade de um novo olhar, ou de um novo ângulo de se olhar para um mesmo ponto, vislumbrando novas possíveis arestas, retomadas, ou mesmo rupturas e reformulações teóricas sobre um tema gerador de tantas discussões, independente do tempo e do espaço que se encontra os indivíduos que se dedicam a pensar sobre o suicídio, como mais uma condição de possibilidade entre tantas na existência humana.



Capa

Outras Palavras: O nó na rede - Anais do I Encontro Foucault e Discurso na Bahia

Foucault esteve na Bahia, em 1976, na Faculdade de Filosofia na UFBA e proferiu sobre as malhas que tecem o poder nos nossos tempos. Discutir sobre as redes dos discursos, entre sujeitos e poderes, é celebrar a voz de Foucault, que ecoou em meio a um sufocamento de plena ditadura naquela época. Queremos com o I Encontro Foucault e Discurso na Bahia. Outras palavras: o nó na rede retornar à história do sujeito cotidiano para reencontrar novas formas de atualidade e fatos do discurso contemporâneo que evocam a coragem dos dizeres e das imagens, hoje, 40 anos depois, em 2016. Os Anais do I Encontro Foucault e Discurso na Bahia reúnem todos os trabalhos apresentados no curso do evento realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. 



Capa-Outros-corpos-espacos-outrosOutros corpos, espaços outros é um fruto das interações entre o Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – LABEDISCO/CNPq/UESB – e outros Grupos de Pesquisa com foco em estudos discursivos sobre o corpo tanto no âmbito nacional quanto no internacional. Aqui, literatura e materialidades audiovisuais apresentam variados substratos para discussão do corpo, enquanto discurso, em sua existência histórica, como estatuto material e nas reconfigurações dos posicionamentos dos sujeitos.


Foucault e Nietzsche – o discurso da tragédia
capaFoucault e Nietzsche - o discurso da tragédia  Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo lança o e-book "Foucault e Nietzsche - o discurso da tragédia" organizado pelos professores  Cecília Barros-Cairo e  Nilton Milanez. O trabalho é resultante de uma Jornada de Estudos realizada em 2011 que fomentou muitas discussões, debates e análises entre pesquisadores do Laboratório e de outras universidades e grupos de pesquisa, mas que somente encontrou solo fértil para uma produção textual mais consistente neste momento. As convergências teóricas estudadas e estabelecidas entre Foucault e Nietzsche são aqui apresentadas sob a forma de muitas análises pertinentes e de interesse amplo, percorrendo tanto uma esfera dos estudiosos que já se dedicam aos dois teóricos, como daqueles que iniciam seus trabalhos de leitura e pesquisa no âmbito do discurso e da tragédia, da linguagem e da subjetividade, temas que atravessam a produção desses dois grandes nomes da história do pensamento. Para acessar o e-book, clique aqui.  


Capa Modalidades da Transgressão
Modalidades da transgressão: discursos na literatura e no cinema quer, então, apontar por meio da escolha léxica ‘modalidades’ as formas e os meios pelos quais a transgressão pode se dar a ver, os espaços pelos quais ela percorre, os corpos que ela afeta, as normas sobre às quais ela atua, as desordens que ela provoca e os limites que impõem. Nesse encadeamento, o estudo da transgressão aqui proposto toca o espaço, o corpo, a norma, a desordem e o limite, de uma maneira geral. Em específico, analisaremos essas modalidades em objetos literários e cinematográficos, a fim de evidenciar que tipos de discursos, ou seja, quais produções histórico-sociais atravessam o sujeito de hoje na formatação da maneira como agimos e pensamos.

 


03 Entre a Memória e o Discurso
Entre o Discurso e a Memória é o segundo volume que compõe a Coleção Discursividades e reúne pesquisadores que se aventuram a pensar o cotidiano em tramas diversas, perpassando pelos caminhos da memória que se cruzam com suas materialidades discursivas. Assim se constrói o sentido a que (re)monta essa coleção: tracejando pressupostos e dialogando com os vieses do discurso que se presentificam nos silêncios das lembranças, se transformam pelos sentidos do esquecimento e ressurgem nas movências e acontecimentos dos trabalhos aqui entrelaçados.


02 Análise do Discurso: Objetos, Sujeitos e Olhares
Esta revista apresenta um cenário de olhares díspares a partir de lugares estabelecidos no discurso midiático, jurídico, literário e cinematográfico. Certamente, investidas discursivas cuja regularidade tem em seu seio a constituição de sujeitos e deslocamentos que ajudam a compor uma fotografia da nossa forma de viver e se comportar diante dos fatos da vida, hoje.


01 Estudos do Discurso – Diálogos entre Nietzsche e Foucault
Os textos que compõem este caderno, sob o título Estudos do Discurso:diálogos entre Nietzsche e Foucault, são o resultado das discussões em torno das Considerações Intempestivas: da utilidade e desvantagem da história, de Nietzsche, e da Arqueologia do Saber, de Foucault. A inquietação acerca desse intrincamento discursivo faz parte do projeto Análise do Discurso e Corpo: diálogos entre Nietzsche e Foucault, desenvolvido na UESB, pelo de grupo de pesquisa Grudiocorpo/CNPq – Grupo de Estudos sobre o Discurso e o Corpo - e do Labedisco/UESB – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo.