O corpo é discurso

O Corpo é Discurso é uma publicação mensal do Labedisco com selo da Editora Marca de Fantasia, da Universidade Federal da Paraíba e pode também ser visualizado pelo site da Editora no endereço www.marcadefantasia.com. Sua primeira publicação data de março de 2011. O objetivo de O Corpo é Discurso é popularizar a ciência. Falamos em linguagem acessível à comunidade acadêmica e ao público em geral sobre as atividades do Labedisco e de Grupos de Pesquisa no Brasil. Apresentamos, ainda, resenhas de artigo, levando em consideração que as práticas de escrita e leitura de livros e periódicos destacam produções diversas e individuais. Pioneira na atitude de publicação de resenha de artigos e formas de popularização da ciência por parte de Grupos de Pesquisa em formato de jornal eletrônico, O Corpo é Discurso faz proliferar as discussões mais recentes sobre os estudos discursivos, em geral, e sobre o corpo enquanto discurso, em particular.

Propomos a nossos leitores e leitoras que nos enviem breve texto sobre suas pesquisas, eventos e encontros, seguida de foto de divulgação a fim de atualizar os interessados em discurso sobre o que acontece nesse campo no Brasil.

Divulgamos, também, seu Grupo de Pesquisa e os resumos de monografias, de dissertações e teses. Procurem-nos para maiores informações.

 

Aqui estão as Normas para submissão de Resenhas.

 

Normas para a submissão de Resenhas de Artigos para O Corpo é Discurso

  1. A resenha deve ter o limite máximo de 570 palavras (contando com o título, o nome do autor da resenha e as referências);
  2. As referências devem seguir as Normas da ABNT em vigência;
  3. O artigo resenhado deve versar, em específico, sobre a) o tema do Corpo no quadro dos estudos discursivos ou, em geral, sobre b) questões de Linguagem tratadas sob a perspectiva discursiva;
  4. A resenha deve contemplar artigos de até os últimos dois anos.
  5. A resenha pode ser submetida apenas por um autor.
  6. A resenha pode ser submetida pelos vários segmentos universitários como técnicos, estudantes de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu e professores.

 

Todas as resenhas serão submetidas ao Conselho Editorial de O Corpo é Discurso.

 

 

O corpo é discurso – nº 63

 

A edição 63 de O Corpo é Discurso abre suas seções com o Pockets Comix: Discursos de uma espécie que caminha para a extinção. Em seguida, o Espaço Caymmi de Poesia apresenta: “Retrato do meu pai em dia de domingo”. O primeiro artigo dessa edição é de autoria do nosso editor Prof. Dr. Nilton Milanez: “Obcecados — o sujeito neurótico-obsessivo no cinema e na tv”. Logo depois, uma entrevista sobre música, poesia e Gilberto Gil. No segundo artigo, a leitura tem como título: “Transferência e prática hospitalar: o caso de P.”. Temos uma dica de vídeo a respeito das materialidades da ansiedade. Por fim, uma nota de até breve… Boa leitura!

capa62

O corpo é discurso – nº 62

A edição 62 de O Corpo é Discurso abre suas seções com o Pockets Comix: Nós, o amor. Em seguida, uma poesia: (entrem, parênteses). O primeiro artigo dessa edição trata do universo ficcional de Machado de Assis. Convidamos a todxs para a leitura do e-book “Filosofias do suicídio: quando o corpo tem vez”. No segundo artigo, a leitura tem como título: “O futuro de uma ilusão cisnormativa: corpos que sofrem transfobia no carnaval de Salvador”. Por fim, a dica de leitura do livro “Corpo, imagens e discursos híbridos”. Boa leitura!

Jornal n.61

O corpo é discurso – nº 61

A edição 61 de O Corpo é Discurso abre suas seções com o Pockets Comix: Temer, jamais. Em seguida, uma poesia: da minha aldeia coletiva. O primeiro artigo dessa edição trata de questões discursivas e históricas a respeito da internete. Convidamos a todxs para assistir o segundo episódio da web-série “Análise do Discurso com Michel Foucault”, que traz uma discussão sobre o conceito foucaultiano de “dispositivo de poder”. No segundo artigo, a leitura permeia a temática do sofrimento e da aprendizagem. Por fim, a dica de leitura do livro “A Linguística no século XXI: convergências e divergências no estudo da linguagem”. Boa leitura!

capadojornal60

O corpo é discurso – nº 60

A edição 60 de O Corpo é Discurso inaugura suas seções com o Pockets Comix: a vida vai além de duas opções. Em seguida, um texto: vida e morte. O artigo dessa edição trata da perda da visão e suas semelhanças com o processo de morte/morrer de Elizabeth Kübler-Ross. Apre-sentamos o convite para o I Encontro Foucault e Discurso na Bahia – Outras palavras: o nó na rede. A advogada Bertolina Carneiro entrevista a assistente social Luciana Botelho: Estatuto da Pessoa com Deficiência e Desigualdades Sociais. Convite para o X SEPEL- Seminário de Pesquisa em Literatura que acontecerá na UFU – Universidade Federal de Uberlândia. A Seção de Litera-tura apresenta o artigo: Um Ensaio para Deformar. Dica de vídeo-aula no canal do Labedisco no Youtube. Por fim, a dica de leitura da Dissertação de Mestrado “A língua portuguesa no Vestibu-lar dos Povos Indígenas no Paraná: conflitos e contradições entre políticas linguísticas e sociais de inclusão”, com autoria de Luana de Souza Vitoriano. Boa leitura!

jornal59

O corpo é discurso – nº 59

A edição 59 de O Corpo é Discurso inaugura suas seções com o Pockets Comix: barreiras e separações na modernidade. Em seguida, uma poesia: dos clássicos orgasmos. O artigo dessa edição trata do discurso e identidades na publicidade de um refrigerante… é o Guaraná Jesus. Convite imperdível para o I Encontro Foucault e Discurso na Bahia – Outras palavras: o nó na rede. O grupo de pesquisa Labedire – Laboratório de Estudos do Direito e do Discurso apresenta seus objetivos e seus componentes. A psicóloga Layanne Mussy entrevista a psicóloga Ana Cândida Lôbo: domínios do adoecimento e conhecimento de si. Convite para o X SEPEL- Seminá- rio de Pesquisa em Literatura que acontecerá na UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Dica de vídeo-aula no canal do Labedisco no Youtube. Por fim, a dica de leitura do livro “Michel Foucault: a Literatura e as Artes”, organizado por Philippe Artières. Boa leitura!

Corpo é Discurso 58

O corpo é discurso – nº 58

A edição 58 de O Corpo é Discurso inaugura suas seções com o Pockets Comix: Inspiração. Em seguida, um conto: A espreita do fim do mundo. O primeiro artigo trata dos mecanismos cinematográficos em discurso. Convite imperdível para o I Encontro Foucault e Discurso na Bahia— Outras palavras: o nó na rede. O hermafroditismo e a virilidade da mulher entra em discussão no segundo artigo. Sexo com Foucault e Freud é a temática principal do próximo simpósio que acontece no Labedisco/Uesb. O grupo de pesquisa Infância e Educação Infantil apresenta seus afazeres e suas componentes. A doutoranda Samene Batista entrevista a professora de dança Lorena Albuquerque: o corpo no ballet clássico. Dica de vídeo-aula no canal do Labedisco no Youtube. Por fim, a dica de leitura do livro “O cânone visual: As belas-artes em discurso” do Prof. Dr. Renan Mazzola. Boa leitura!

jornal-57

O corpo é discurso – nº 57

A edição 57 de O Corpo é Discurso abre suas seções com o Pockets Comix: “Sou uma mulher do século XXI… Em que era estamos?”. Em seguida, uma poesia do cotidiano. O primeiro artigo trata do Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão, que foi um frade franciscano, teólogo, pregador e autor de vários livros. A Obscena Senhora D, obra produzida por Hilda Hilst, é tomada para análise da concepção de loucura. O LEDUNI – Laboratório de Estudos do Discurso da Unicentro, nos conta sobre seus fazeres enquanto pesquisadores. Tem texto direto de Paris: L’Alien de R. Scott. O mes-trando George Lima entrevista o Professor Doutor Adilson Ventura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Na seção de Literatura, a Casa Tomada, de Júlio Cortázar se faz presente. O Corpo é Discurso traz um convite para o Seminário Querido Hermafrodita na Uesb. Por fim, a dica de leitura do livro “A inquietude do discurso literário infantil de Clarice Lispector – Sob a ótica da Análise do Discurso” da Prof. Drª Roselene de Fatima Coito. Boa leitura!

jornal 56

O corpo é discurso – nº 56

 

A edição 56 de O Corpo é Discurso abre suas seções com o Pockets Comix tratando das paixões sem padrões estabelecidos de beleza. Logo depois, três poemas: fotografias, existência e milhares de ruas. O artigo a seguir, vai mostrar a atuação da Comissão Nacional da Verdade a respeito da violação dos direitos indígenas. A psicologia vem para problematizar a arte da escuta na era da técnica moderna. O mestrando Vilmar Prata entrevista a Professora Doutora Marina Massimi do Departamento de Psicologia da USP. Temos a dica de vídeo sobre o primeiro episódio da web série “Análise do Discurso com Michel Foucault”. Na seção de Literatura, vem à tona questões pertinentes à censura no século XXI. Na seção de Ensino e Tecnologia, avaliação de recursos didáticos para o ensino de inglês instrumental. O Corpo é Discurso traz um convite para o Seminário Querido Hermafrodita na Uesb. Por fim, a dica de leitura dos anais do evento “I Encontro Foucault e Discurso no Brasil”. Boa leitura!

jornal 55

O corpo é discurso – nº 55

A edição 55 de O Corpo é Discurso inaugura suas seções com o Pockets Comix discursando: mais amor, por favor! Logo depois, um conto: O cativo Norturnal. O artigo a seguir, vai mostrar os con-flitos postos ao povo Aikewára: entre o português e o tupi. O cinema aparece em uma análise discursiva do filme “Que horas ela volta”; corpo e desejo com boas pitadas de psicanálise. Temos a dica de vídeo produzido pelo Labedisco: “O corpo alhures”. Inaugurando nossas duas novas seções, em Literatura, e em Ensino e Pesquisa, sob a coordenação das Doutorandas Jamille da Silva Santos e Jaciane Ferreira, respectivamente, temos dois artigos produzidos com maestria a respeito das referidas temáticas. O Corpo é Discurso traz um convite para o I Encontro Foucault e Discurso no Brasil — 20 anos do Geada. Por fim, a dica de leitura dos livros “História dos sabe-res psicológicos” e “Silêncio e Interdito: discursos em movimento”. Boa leitura!

Jornal n.54

O corpo é discurso – n° 54

A edição 54 de O Corpo é Discurso abre suas sessões com o Pockets Comix mostrando a força da mulher: “somos maravilhas”. Em seguida, um conto de Antonio Neto: “Olhos em mim” e na leitura dessa sessão tão agradável. O artigo de Edjane Assis apresenta uma análise para o corpo utilizado como instrumento de resistência ao poder que legitima verdades, ratifica estereótipos, impõe estratégias para (re)afirmar um lugar. O artigo de Vilmar Prata trata das problemáticas do corpo, da memória e da morte em Brás Cubas. O Corpo é Discurso traz dois convites: um para o Ciclo de Estudos no Labedisco, e outro para o I Encontro Foucault e Discurso no Brasil — 20 anos do Geada. Por fim, a dica de leitura da Revista Eletrônica Moara da UFPA. Boa leitura!

jornal

 

O corpo é discurso – n° 53

A edição 53 de O Corpo é Discurso abre suas sessões com o Pockets Comix abordando alguns dos dois pesos, duas medidas existentes em nossa sociedade. Em seguida, duas poesias: Pés de eito e Metamorfose, para fingir um pouco, ou quem sabe, completamente. O artigo de Guilherme Duran aborda a leitura a partir da perspectiva da Linguística Enunciativa. O Corpo apresenta o vídeo e texto produzido pelo professor Dr. Nilton Milanez, baseados na sua apresentação no grupo PSYNÉMA em Paris. O artigo de Kátia Santos trata da espetacularização e gozo nos casos de infanticídio divulgados na mídia. Por fim, a dica de leitura do livro “O devir da memória no discurso midiático”, de Edjane Gomes de Assis. Boa leitura!

Sem título-1

 

O Corpo é Discurso – Nº 52

Ano novo, novas discussões. Bom dia, boa noite, obrigada: empatia. A poesia vem, mais uma vez, abrilhantar o Espaço Caymmi: “É sempre do corpo que se trata”. Paris, com suas luzes, dá o ar da graça em uma entrevista sobre estágio-sanduíche na França e outras experiências. Em seguida, a 52º edição de O Corpo é Discurso tem a honra de apresentar um artigo do seu editor-chefe, o Dr. Nilton Milanez. O professor titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em SABÁTICA (2015-2016) no Departamento de Psicologia da USP/Ribeirão Preto e no Département de Psychanalyse de Paris 8, apresenta uma discussão a respeito do entrecruzamento do cinema com a psicanálise. Por fim, uma ótima dica de livro no âmbito da Análise do Discurso. Boa leitura!

 

Sem título

O corpo é Discurso – Nº 51

2015 vai chegando ao fim, e para fechar o ano mais uma edição de O Corpo é Discurso. Foi um ano intenso com muitas publicações interessantes e que contribuíram para o fortalecimento do nosso Periódico enquanto popularizador de produções científicas. A edição 51º abre com o pockets comix (re)afirmando as diferenças. Que bom assim! O GPEA – Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas mostra sua arte e seu fazer nos últimos anos. Por falar em arte, a segunda parte do Euzabor para vocês: “[…] o vento fresco percorre seu corpo soprando da terra em direção ao céu, aquele é o fim, seu objetivo fora alcançado, ele havia chegado ao topo da montanha luminosa.” Desenvolvimento de jogos digitais no mundo da educação em uma entrevista muito legal. Para tudo isso, a discussão sobre diagnóstico de TDAH: patologizar e medicalizar a educação infantil? Tem Milanez com vídeo novo de um projeto sensacional em libras. E, ainda, dicas de leituras: vai ter sujeito homoafetivo, sim. E nessa mistura de discursos, o corpo sempre presente. Por fim, a equipe de O Corpo é Discurso deseja alegrias e bons encontros nas festas de fim de ano e um Feliz 2016!

Sem título

O corpo é Discurso – Nº 50

A voz, o pensamento, o homem… o corpo. A discursividade mais uma vez está presente   em O Corpo é Discurso. Em uma ciranda de cores e texturas, a pluralidade do corpo vai tomando forma. O homem que já está em dúvida quanto ao que está acontecendo, fica ainda mais perdido, não entende onde o dono da voz quer chegar. E o corpo? Em um contínuo, a saúde mental e suas medicalizações aparecem para silenciar a voz. Mas, o corpo grita sua voz. Daí, a memória retoma seu percurso histórico em meio a infinitas condições de existências. Um corpo black bloc. Dando as mãos na ciranda, aparece Foucault com seus posicionamentos sobre o sujeito e seus discursos. Com muito corpo. E, ainda, tem livro sobre vertentes do insólito ficcional. Venham bailar com a gente!

capajornal

O Corpo é Discurso – Nº 49

O corpo com seus contornos físicos e subjetivos estão em primeiro plano. A dança floral do corpo, dos corpos, dos corpos sobre os corpos, marcam o desfile pela Olívia Flowers. Em seguida, Kierkegaard aparece afirmando não fazer uma distinção entre corpo e alma, entre espírito e matéria, isso porque, para superar todo peso da tradição ocidental que vem de Platão, onde o corpo é a origem de todos os males e desgraças, o filósofo usa o termo subjetividade, que significa a totalidade de tudo àquilo que constitui essa singularidade. Assim, não há definição, não se apresenta conceito e é proposital. Como é possível definir o que só existe em movimento? É no aparecimento de cada palavra citada dos nossos colaboradores no decorrer do nosso jornal que apresentamos mais uma edição de O Corpo é Discurso.

 

capa48

  O Corpo é Discurso – Nº 48 

Os holofotes estão voltados para o corpo! As camuflagens e tatuagens registradas ao longo da história de um corpo ultrapassam todas as fronteiras da linguagem, abrindo um leque de saberes que ora se camuflam de poesia, ora se tatuam de filosofia e se molduram em teorias que enriquecem o conhecimento. Poemas que desconstroem verdades, textos que tatuam traçados precisos na imprecisão do nosso tempo sobre peles férteis e áridas de múltiplos saberes. É no compasso de cada palavra citada dos nossos colaboradores no decorrer do nosso jornal que apresentamos mais uma edição, onde os saberes se escamoteiam e se imprimem em diversas facetas da linguagem.

capa47

  O Corpo é Discurso – Nº 47

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta um Pocket Comix por Renato Lima, da Belas Artes—UFRJ. O Corpo traz sua mais nova sessão: “Espaço Caymmi de Poesia” com três poemas de Marco Antônio Jardim e apresenta o Grupo de Pesquisa “Observatório do Discurso.” Além disso, traz entrevista realizada por Gessica Soares com a Profª Drnda Virgínia Moraes e um artigo escrito por Rogério Modesto, doutorando pela Universidade de Campinas. O Corpo é Discurso traz também a divulgação do II DCIMA e dica de leitura.

ddaksk

  O Corpo é Discurso – Nº 46

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta a crônica “Hoje, um dia decisivo! Ou não…” escrita por Smailly Cristian, pela Universidade Estadual da Bahia. Além disso, o Corpo traz um artigo escrito por Paula Chiaretti, pela Universidade do Vale do Sapucaí, e um artigo por Welisson Marques e Doris Day Rodrigues Marques, pela Universidade Federal de Uberlândia e pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O Corpo é Discurso traz também um Pocket Comix por Renato Lima e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

Sem Título-1


  O Corpo é Discurso – Nº 45

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta informações sobre o quarto e quinto encontro do curso “Lampejo do Sentido”, organizado pelo LABEDISCO. Além disso, o Corpo traz um artigo escrito por Karina Luiza de Freitas Assunção e Dayane Bezerra Lima, ambas da Universidade do Estado de Minas Gerais, e um artigo escrito por Ronaldo Nezo, da Universidade Estadual de Maringá. Ainda, o Corpo traz a crônica “Com a Palavra…” escrita por Ana Valéria Fink. O Corpo é Discurso traz também um Pocket Comix por Renato Lima e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

corpo

  O Corpo é Discurso – Nº 44

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta o Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva. Além disso, o Corpo traz um artigo de Cleudemar Alves Fernandes, pela Universidade Federal de Uberlândia, um artigo de Jamille da Silva Santos, pela Universidade Estadual do Sudoete da Bahia, e um artigo de Rafael de Souza Bento Fernandes, pela Universidade Estadual de Maringá. Ainda, o Corpo traz alguns poemas que compõem o livro “Bocoió” do Prof. Alexandre Filordi. O Corpo é Discurso traz também um Pocket Comix por Renato Lima e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

jornal43

O Corpo é Discurso – Nº 43

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta o que aconteceu nos primeiros encontros do  curso “O Lampejo do Sentido”, realizado pelo Labedisco. Além disso, o Corpo traz um artigo de Adilson Ventura dos Santos, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ainda, o Corpo traz um artigo por Rilmara Rôsy Lima, pela Universidade Federal de São Carlos. O Corpo é Discurso traz também um Pocket Comix por Renato Lima e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

Sem título-2

  O Corpo é Discurso – Nº42

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta um artigo por Milena Maria Sarti, da Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC. Além disso, o Corpo traz um artigo por Luana de Souza Vitoriano, da Universidade Estadual de Maringá, UEM. O Corpo é Discurso traz também um Pocket Comix por Renato Lima e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

Jornal 41

  O Corpo é Discurso – Nº 41

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta uma entrevista com a Prof. Carla Luzia Caneiro Borges, Lider do Linsp e Professora pela UEFS. Além disso, o Corpo traz um artigo por Claldemir Sousa e Regina Baracuhy, ambos pela Universidade Federal da Paraíba, e um artigo por Demóstenes Dantas Vieira e Luan Talles de Araújo Brito, ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Ainda, o Corpo traz uma Carta às pessoas SEXUAIS por Joanne Nahla Sousa dos Santos, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O Corpo é Discurso traz também um Pocket Comix por Renato Lima e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.


O Corpo é Discurso – Nº 40

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta uma entrevista com Lohan Lage Pignone, organizador do evento “Concurso de Poesia Autores S. A.”. Além disso, o Corpo traz um artigo de Ana Shirley Penaforte Cardoso, pela Faculdades Integradas Ipiranga, e um artigo de Eder Amaral, pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Ainda, o Corpo traz um poema de Herton Gustavo Gomes, traz também um Pocket Comix por Renato Lima e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

o-corpo-e-discurso-6

Nesta 6ª edição especial, O Corpo é discurso apresenta os resultados do Seminário “Metamorfoses do Corpo”, organizado pelo Prof. Nilton Milanez e pela Profa. Renata Celina Brasil, realizado no período entre o dia 20 de Agosto a 24 de Setembro de 2014. O curso teve como objetivo a discussão do trabalho de Bruce Clarke em sua obra “Posthuman Metamorphosis: Narrative and Systems”. Os conceitos foucaultianos foram a base para a compreensão e deslocamentos das ideias de Clarke para se problematizar o corpo, suas transformações e seus aspectos metamórficos.

postagem

O Corpo é Discurso – Nº39

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta uma entrevista com Érica Danielle Silva, da Universidade Estadual de Maringá, feita por Alex Pereira de Araújo, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Além disso, o Corpo traz um artigo escrito por Karina Luiza de Freitas Assunção, da Universidade Federal de Uberlândia. Ainda, o Corpo é Discurso traz também um Pocket Comix por Renato Lima e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

o-corpo-05

 

O Corpo é Discurso – Nº 05  – 

 

Nesta 5ª edição especial, O Corpo é discurso apresenta os resultados do Seminário “Foucault e o Cinema”, organizado pelo professor Nilton Milanez e realizado no período entre o dia 05 de Junho a 08 de Agosto de 2014, tendo como objetivo o estudo das articulações do dispositivo audiovisual e das materialidade fílmicas, tomando as problematizações de Michel Foucault sobre o corpo e o discurso.

jornal

 

O Corpo é Discurso – Nº38

 

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta uma entrevista com o diretor de cinema e roteirista Edson Bastos, realizada por Ricardo Amaral, Psicólogo Clínico integrante do Labedisco. Além disso, o Corpo traz um artigo de Alexandre Filordi de Carvalho, pela Universidade Federal de São Paulo, e um artigo de Francisco Vieira da Silva, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Ainda, o Corpo traz um conto de Antonio Felipe Cechi Neto, da Universidade de Franca, e o curta-metragem “Caminho Encantado” realizado
pelo Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo (Labedisco). O Corpo é Discursotraz também um Pocket Comix por Renato Lima e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

Imagem1

O Corpo é Discurso – Nº37

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta o Grupo de Pesquisa Semiologia e Discurso
(CNPq – UNIFESP). Além disso, o Corpo traz um artigo de Suani de Almeida Vasconcelos, da Universidade Estadual de Feira de Santana, um artigo de Palmira Heine, da Universidade Estadual de Feira de Santana, e um artigo de Victor Pereira Sousa, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ainda, o Corpo traz uma entrevista com a poetisa Marília Lima e, em seguida, alguns de seus poemas. O Corpo é Discurso traz também um Pocket Comix por Renato Lima e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

jornal

O Corpo é Discurso – Nº36

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta o Grupo de Pesquisa Discurso & Cidade.
Além disso, o Corpo traz um artigo escrito por Raimundo de Araújo Tocantins, pela Universidade da Amazônia, e um artigo escrito por Antonio Carlos Fausto da Silva Júnior e pela Profª. Regina Lúcia Alves de Lima, ambos pela Universidade Federal do Pará. Ainda, o Corpo traz um poema escrito por Caio Teles Resende, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O Corpo é Discurso traz também uma entrevista com o cartunista Renato Lima, da Escola de Belas Artes – UFRJ, um Pocket Comix e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

jornal35

O Corpo é Discurso – Nº35

 

Nesta edição, O Corpo é Discurso apresenta o grupo de pesquisa LINSP – Linguagem,
Sociedade e Produção de Conhecimento. Além disso, o corpo traz um artigo escrito pela
Profª. Dr. Ivânia dos Santos Neves e pela Mestranda Vívian de Nazareth Santos Carvalho,
da Universidade Federal do Pará, um artigo escrito por Gesiel Prado, da Faculdade de
Ciências e Letras de Araraquara, e um artigo escrito pela Profª Dr. Leticia Tavares de
Faria e pelo Prof. Dr. Alexandre Ferreira da Costa, da Universidade Estadual Paulista
Júlio de Mesquita Filho e da Universidade Federal de Goiás. Ainda, o Corpo inaugura sua
seção de crônicas de terror trazendo uma crônica por Daniel Lemos, da Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia. O Corpo é Discurso traz também Pocket Comix por Renato
Lima, da Escola de Belas Artes – UFRJ, a cobertura dos últimos encontros acontecidos
no Seminário “Foucault e o Cinema” e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise
do Discurso, no Brasil.

 

corpoédiscurso

O Corpo é Discurso – Nº34

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta o GED – Grupo de Estudos Discursivos. Além disso, o Corpo traz um artigo de Alexandre Alves da Silva, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Um Pocket Comix por Renato Lima, da Escola de Belas Artes – UFRJ, um artigo de Dilermando Gadelha de Vasconcelos Neto, da Universidade Federal do Pará,
a cobertura dos encontros acontecidos no Seminário “Foucault e o Cinema” e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

jornal

 

O Corpo é Discurso – Edição Especial. 

Nesta edição especial, O Corpo é discurso apresenta os resultados do Curso “Cinema, vídeo, Godard: sujeitos do cinema, procedimentos do discurso”, organizado pelo professor Nilton Milanez e por Ceres Luz, integrante do Labedisco e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que teve como objetivo o estudo das articulações do dispositivo audiovisual a partir dos diálogos entre o cineasta Godard e os estudos foucaultianos.

jornal

O Corpo é Discurso – Nº.33. Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta o GRINPRALED – Grupo de Investigações sobre Narrativas, Práticas Letradas e Discurso. Além disso, o Corpo traz um artigo de Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago e Nathanne Ciriaco Pereira, da Universidade Federal de Goiás, o relatório das atividades ocorridas na Jornada do Grupo “A análise do discurso e suas interfaces”: Bloomsday, um artigo de Renan Carlos dos Anjos Silva, da Universidade Federal do Pará, um Panorama do I Colóquio de Estudos Discursivos Foucaultianos Perspectivas Arqueológicas apresento por Karina Luiza de Freitas Assunção, da Universidade Federal de Uberlândia. Nesta edição, o Corpo traz também a coluna de charge “Acrílico sobre os corpos” pelo cartunista  denivaldo Brito, uma entrevista com a Prof. Edvania Gomes da Silva, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, uma reportagem sobre o escritor conquistense Alberto Marlon e suas obras, a cobertura dos primeiros encontros acontecidos no Seminário “Foucault e o Cinema” e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

jornal32

O Corpo é Discurso – Nº.32. Nesta edição, O Corpo é discurso traz a cobertura do evento ―(RE)VISÕES DO FANTÁSTICO: DO CENTRO ÀS MARGENS, CAMINHOS CRUZADOS‖, acontecido durante os dias 28 a 30 de abril de 2014. Além disso, o Corpo traz um artigo de Ederson Luís Silveira, da Universidade Federal de Santa Catarina, um artigo de Nirvana Ferraz Santos Sampaio, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UESB e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

 

corpo31

O Corpo é Discurso Nº.31. Nesta edição, O Corpo é discurso traz a cobertura do que de melhor aconteceu no Colóquio
“30 ANOS COM FOUCAULT”, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Além disso, O Corpo traz um artigo de Karina Luiza de Freitas Assunção, da Universidade
Federal de Uberlândia, assim como notícias e divulgações ligadas ao universo acadêmico
e da Análise do Discurso, no Brasil.

 


corpo30O Corpo é Discurso –  N º30. Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta o GEDUEM – Grupo de Estudos em Análise do Discurso, da Universidade Estadual de Maringá. O Corpo traz, também, uma resenha de Camila de Freitas Vieira, do Instituto Federal do Mato Grosso; um artigo de Lícia Frezza Pisa, Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo; um artigo de Amanda Braga, doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, além de notícias do mundo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

Sem título

 

               O Corpo é Discurso – Nº.29

Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta o GPELD – Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso. Além disso, O Corpo traz uma entrevista com Adilson Ventura, professor do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, um artigo de Karoline Machado e Regina Baracuhy, da Universidade Federal da Paraíba, um artigo de George Lima, da Universidade do Estado da Bahia, um artigo de Edgley Freire Tavares e Francisco Paulo da Silva, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

cdiscursoO Corpo é Discurso – Edição EspecialNesta edição especial, O Corpo é discurso apresenta os resultados do Curso A construção do sujeito em Kant – As luzes de Foucault, organizado pelo professor Nílton Milanez e por Jamille Silva Santos, integrante do Labedisco e mestrada do Programa de Pós-Graduação em Linguística, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

 

28O Corpo é Discurso – N º.28 Nesta edição, O Corpo é discurso apresenta o SLOVO – Grupo de Estudos do Discurso, da Unesp de Araquara; traz uma entrevista de Nílton Milanez com Jean-Jacques Courtine; traz um artigo de Gustavo Silveira, graduando em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; traz um artigo de Íris Nunes de Souza, professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, além de notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do discurso no Brasil.

27O Corpo é Discurso – N º.27 Nesta edição, O corpo é discurso traz um artigo de Welisson Marques, da Universidade Federal de Uberlândia; um artigo de Josuelene da Silva Souza e Rubens Edson Alves Pereira, da Universidade Estadual de Feira de Santana e um artigo de Regina Lucia Alves de Lima e Dilermando Gadelha de Vasconcelos Neto, da Universidade Federal do Pará. Além disso, O Corpo divulga o volume 2, número 2 da REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo, assim como notícias ligadas à Análise do Discurso e do universo acadêmico, no Brasil.

26

 O Corpo é Discurso – Nº.26

Nesta edição, O Corpo é discurso divulga o grupo de pesquisa GPEA, da Universidade
Federal de Uberlândia. O Corpo traz, também, um artigo de Danilo Vizibeli e Maria Regina
Momesso, da Universidade de Franca; Um artigo de Edileide Godoi, da Universidade Federal
da Paraíba; Uma entrevista com Consuelo de Paiva Godinho Costa, docente e pesquisadora
da UESB; Uma resenha de Clara Marques Dulce Pereira e Emias Oliveira da Costa,
da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; Informações sobre o lançamento do
segundo volume da REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo,
além de notícias do universo acadêmico e da Análise do Discurso, no Brasil.

Labo

 

O Corpo é Discurso – Nº.25

Nesta edição, O Corpo é discurso traz uma entrevista de Nilton Milanez com Jean- Jacques Courtine, um artigo de Joel Pantoja da Silva, mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura, pela UNAMA; um artigo de Helder Santos Rocha, mestrando pelo programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, da UESB, além de notícias do universo acadêmico e da Análise do discurso no Brasil. 

 

Jornal4  O Corpo é Discurso – Nº.24

Nesta edição, O corpo é discurso traz um artigo de Milena Pereira Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da UESB; Uma resenha de Analyz Pessoa-Braz, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da UESB; um artigo do psicólogo e aluno especial do mestrado em Ciências Sociais da UFBA, Marcelo Oliveira, além de notícias do universo acadêmico e da Análise do Discurso no Brasil.

 

 

 

Jornal3O Corpo é Discurso  – Nº. 23

Nesta edição, O corpo é discurso traz informações sobre o grupo de pesquisa LABOR, da Universidade Federal de São Carlos; uma resenha de José Josemir Domingos, doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba; um artigo de Atilio Butturi Junior e Yan Kaue da Silva Brasil, da Universidade Federal da Fronteira Sul; um artigo de Kauana Candido Romeiro, graduanda em História pela Universidade Estadual de Londrina; um artigo de Alita Carvalho Miranda Paraguassú e Eliane Marquez da Fonseca Fernandez, da Universidade Federal de Goiás; uma resenha de Emmanuele Monteiro e Regina Baracuhy, da Universidade Federal da Paraíba, além de notícias ligadas ao universo acadêmico e da Análise do Discurso.

BruA

 O Corpo é Discurso – Especial

Nesta edição especial, O corpo é discurso divulga o primeiro e-book produzido pelo Publicações Independentes Labedisco , do Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo , cujo título é “Modalidades da transgressão: discursos na literatura e no cinema”, organizado por Nilton Milanez e Jamille Santos e convida a todos os interessados a participarem do lançamento e da discussão da obra, com os autores.

Nesta edição, O corpo é discurso traz informações sobre o grupo de pesquisa LEDIF, da Universidade Federal de Uberlândia; um artigo curto de Rony Petterson Gomes do Vale, doutorando em Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Minas Gerais; a resenha da obra “O Abraço”, de Lygia Bojunga, escrita por Lilian Lima Maciel, Mestranda em Letras, na Universidade Federal de Uberlândia; um resumo expandido de Cândido Samuel Fonseca de Oliveira, doutorando em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais, bem como demais informações do mundo da Análise do Discurso, no Brasil.

Nesta edição, O corpo é discurso traz um texto do professor  da Universidade Federal de Uberlândia, Cleudemar Alves Fernandes, informações sobre o grupo de pesquisa Cidadi, da UFPB, a resenha da obra “Metamorfoses do gordo”, de  Georges Vigarello, escrita por Tânia Augusto Pereira, da UFPB/UEPB, um artigo curto de Karina Luiza de Freitas Assunção, da UFU, bem como demais informações do que acontece na Análise do Discurso, no Brasil.

Nesta edição, O corpo é discurso traz informações sobre o grupo de pesquisa CEAD-PB, da Universidade Federal da Paraíba, uma resenha de artigo da estudante de Letras Vernáculas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Silmara Brito, bem como informações sobre cursos e eventos próximos no âmbito da Análise do Discurso.

Nesta edição, O corpo é discurso traz o resumo da dissertação que será defendida por Danilo Corrêa Pinto, da Universidade Federal de Uberlândia, além de uma resenha de artigo de Mirtes Tavares Marinho, estudante de Filosofia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a divulgação do GEDAI – Grupo de Estudos Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas, e notícias sobre o III Colóquio de Estudos em Narrativas, evento que será realizado em Março desse ano.

Esta edição especial de O Corpo é discurso traz o lançamento do Caderno de Estudos do Discurso e do Corpo – CEDISCO – em seu Volume Inaugural com a temática “Brasilidade, Subjetividades, Corpo: em torno da literatura de Túlio Henrique Pereira”. Este Caderno, periódico semestral do LABEDISCO – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo, é resultado da Journée Internationale “Brésilienneté, subjectivités, corps: autor de la littérature de Túlio Henrique Pereira”, que aconteceu em junho de 2011 em Paris. Hoje, portanto, vocês conhecerão o CADERNO e encontrarão uma retrospectiva da JORNADA que o originou. Boa leitura!

Nesta edição, O corpo é discurso faz uma retrospectiva do que melhor aconteceu em 2012, sobre os cursos e eventos realizados pelos projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos no LABEDISCO, além de uma resenha de artigo da mestranda em Linguística e Língua Portuguesa do programa de pós-graduação da UNESP, Camila Cristina de Oliveira Alves.

Em sua décima sétima edição, O corpo é discurso publica mais duas resenhas que falam sobre corpo e divulga informações acerca de eventos relacionados à Análise do Discurso. Também neste número, fazemos a apresentação do que aconteceu no curso Pensar com Foucault, que está sendo realizado pelo Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo – Labedisco.

Em sua décima sexta edição, O corpo é discurso publica mais duas resenhas que falam sobre corpo a partir de diferentes perspectivas e divulga informações acerca de eventos relacionados à Análise do Discurso. Também neste número, fazemos a apresentação do curso Pensar com Foucault, que está sendo realizado pelo Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo – Labedisco.

Nesta edição, O corpo é discurso publica dois textos sobre corpo: “Um corpo na fotografia, de Simone Tiemi Hashiguti”, escrito por Jaciane Martins Ferreira; e “Passeio entre lambidas em corpos de textos: resenha de ‘corporeidades em minidesfile’, de Luiz Orlandi”, por Leonardo Araújo Oliveira. Também neste número, informações sobre o III Colóquio Internacional de Análise do Discurso – III CIAD.

Neste número, O corpo é discurso publica mais três resenhas de textos cujos temas referem-se a corpo. Também nesta edição, o jornal apresenta os resultados do GT em análise do discurso fílmico, bem como fala do encerramento dos seminários Os domínios do discurso na contemporaneidade: questões investigativas e do curso Materialidades do Discurso Fílmico: som e imagem.

Nesta edição, O corpo é discurso publica três textos que discutem corpo a partir de diferentes perspectivas teóricas e apresenta os resultados dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo – Labedisco. Ainda neste número, divulgamos a realização do VII Seminário de Pesquisa em Estudos da Linguísticos – SPEL pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Em sua edição de aniversário, O corpo traz textos que apresentam discussões sobre o corpo a partir de diferentes linhas teóricas e divulga os resultados da participação de pesquisadores do Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo – Labedisco no SePEL.UERJ – Seminário Permanente de Estudos Literários da UERJ, ocorrido no mês de junho, nos dias 4, 5 e 6, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ainda neste número, divulgamos, também, trabalhos que estão sendo desenvolvidos dentro dos quadros de pesquisa do laboratório e que estão vinculados ao projeto de pesquisa Materialidades do Corpo e do Horror e ao projeto de extensão Análise do Discurso Fílmico.

Em sua décima primeira edição, O CORPO traz um artigo sobre a língua Guarani-Mbyá, produzido pela pesquisadora Ivana Pereira Ivo, e uma resenha do texto A expressividade fônica e o trabalho do professor de língua portuguesa, de Edson Carlos Romualdo (2011), produzida por Flávio Brandão Silva (UNESPAR-FAFIPA). Neste número, O CORPO também divulga os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo – Labedisco, referentes ao projeto Materialidades do corpo e do horror e do projeto de extensão Análise do discurso fílmico, bem como informações acerca do encerramento do curso de introdução à análise do discurso fílmico.

Em sua décima edição, O CORPO apresenta os resultados da participação do Labedisco na 2ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º Encontro Internacional da Imagem em Discurso. Trazemos, ainda, uma resenha escrita pelo pesquisador Jefferson Gustavo dos Santos Campos acerca do texto Mídia e estratégias de governamentalidade do corpo deficiente: políticas públicas afirmativas e identidade em tela, de Érica Danielle Silva e Ismara Tasso. E, também neste número, as dicas de O CORPO, divulgando eventos, publicações e materiais relacionados às discussões do Labedisco.

Nesta edição, O CORPO divulga trabalhos que discutem o espaço ficcional e o efeito de estranho como elementos que constituem as construções de horror, a partir dos textos de Marisa Gama-Khalil e Sigmund Freud. Também neste número, apresentamos os resultados do curso Tópicos Sobre Discurso e Horror e do trabalho de pesquisa do professor Eleandro Prado, ambos desenvolvidos no interior do projeto Materialidades do corpo e do horror, no Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo – Labedisco. Ao final desta edição, seguem as tradicionais dicas de O CORPO.

Em sua oitava edição, O CORPO divulga trabalhos de pesquisa desenvolvidos dentro da AD e que têm, como corpus, materialidades fílmicas, trazendo também mais informações acerca da 2ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso – 2ª JIED e sobre o 1º Encontro Internacional da Imagem em Discurso – EIID. Ainda neste número, informes a respeito dos cursos oferecidos pelo Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo – Labedisco, bem como da retrospectiva do cinema de horror brasileiro promovida pela Cinemoteca Brasileira, além, claro, de nossas tradicionais dicas.

A sétima edição de O CORPo destaca as discussões em torno da virilidade, trazendo informações acerca da publicação do terceiro tomo da coleção Histoire de la virilité – La virilité en crise? XXe-XXIe siècle, organizado por Alain Corbin, Jean-Jacques Courtine e GeargesVigarello (2011). As imagens que acompanham os textos publicados nessa edição de O CORPO em torno da temática da virilidade são parte constituinte do livro em questão. Há ainda, neste número, informações sobre o Curso de Especialização em “Discurso e Leitura de Imagem”, coordenado pela Profa. Dra. Nádea Regina Gaspar, e sobre a 2ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso – 2ª JIED, que acontece em Maringá nos dias 28, 29 e 30 de março de 2012. Boa leitura!

Esta edição de O CORPO traz os resultados da Jornada de Estudos Arqueologia da Tragédia – discursos entre Nietzsche e Foucault, promoção do Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo – LABEDISCO/UESB, com apresentação de textos dos conferencistas participantes tratando das temáticas debatidas durante o encontro. Este sexto número do jornal eletrônico apresenta também os resultados do I EPED – Encontro de Pesquisadores em Estudos Discursivos realizado na UFPB e divulga trabalhos recentes e importantes nas áreas de diálogo da Análise do Discurso. Confira tudo isso aqui! Boa leitura!

Neste número, O CORPO apresenta os resultados da Jornada Internacional de Estudos Brasilidade, subjetividades e corpo – Em torno da obra de Túlio Henrique Pereira, realizada pelo LABEDISCO em Paris. Aqui estão os registros e relatos das conferências que aconteceram nessa jornada e também as informações sobre o I Encontro do E-L@adis e NEPPI Informação e(m) discurso, da USP de Ribeirão Preto, divulgada na edição passada de O CORPO. Ao final deste número, seguem as sugestões do nosso jornal eletrônico. Boa leitura!

Neste número, O CORPO reúne notícias sobre o encerramento do Ciclo Horror à brasileira – discurso, corpo, cinema promovido pelo LABEDISCO em Paris e sobre a I Jornada do grupo A Análise do Discurso e suas Interfaces, coordenado pela Profa. Dra. Leda Verdiani Tfouni, da FFCLRP-USP, evento divulgado no número anterior dessa newsletter. Seguem relatos sobre as conferências das professoras Drnda. Maria Aparecida Conti (UFU) e Dra. Sophie Benoist (Sorbonne/ Paris VIII) no ciclo do LABEDISCO em Paris. Também nesta edição, O CORPO divulga a Jornada de Estudos Brasilidade, subjetividades e corpo – em torno da obra de Túlio Henrique Pereira, mais um evento internacional realizado pelo Labedisco/UESB e Grudiocorpo/CNPq em colaboração com a Sorbonne Nouvelle – Paris e a Maison du Brésil. Boa leitura!

O CORPO traz neste número o resultado da sequência de conferências realizadas no Ciclo Internacional “Horror à brasileira – discurso, corpo, cinema”, em Paris, em abril de 2011, com os professores Dndo. João Marcos Kogawa (UNESP/Paris III), Dnda. Carolina Natal (Unicamp/ Paris VIII) e Dra. Beatriz de las Heras Herrero (Carlos III/Madri). Podem ser vistos também nesta edição o trabalho realizado no curso “Fundamentos e Conceitos da Análise do Discurso: Corpo e Sujeito” do Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo (UESB) e a discussão da professora Dra. Marisa Gama-Khalil sobre a Teoria Literária e a Análise do Discurso. Boa leitura!

Este segundo número de O CORPO apresenta o resultado de outras três conferências realizadas no Ciclo Internacional “Horror à brasileira – discurso, corpo, cinema”, em Paris, em março de 2011, com os professores Dr. Alexandre Filordi (UNIFESP), Dra. Marisa Gama-Khalil (UFU) e Msanda. Cecília Barros-Cairo (UESB/ParisIII). Seguem também resultados das oficinas de leitura que acontecem no Labedisco (campus da UESB de Vitória da Conquista) no curso “Fundamentos e Conceitos da Análise do Discurso: Corpo e Sujeito”. Por fim, nesta edição, mais sugestões de estudos e pesquisas. Boa leitura!

Esta é a primeira edição de O corpo, arquivo eletrônico que divulga e discute as atividades realizadas pelo Labedisco/UESB – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo e pelo Grudiocorpo/CNPq – Grupo de Estudos sobre o Discurso e o Corpo. Os estudos em torno das materialidades discursivas verbais e não-verbais tomando o corpo nas suas relações de força e posições sócio-históricas são a proposta central de nossas investigações.