PSINEMA: corpo,audiovisualidades e psicanálise.

O PSINEMA: corpo,audiovisualidades e psicanálise se constitui como Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, e tem em sua dupla fundação o intercâmbio entre o Laboratório de Estudos de Discurso e do Corpo,LABEDISCO/CNPq, e o AD-Interfaces/CNPq, liderados respectivamente pelo Prof. Dr. Nilton Milanez do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, e pela Profa. Dra. Leda Verdiani Tfounido Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Nosso objetivo é discutir, problematizar e analisar o corpo enquanto objeto simbólico e imaginário a partir do arcabouço teórico-psicoanalíticodo campo freudiano e lacaniano, considerando a materialidade de audiovisualidades desde câmeras de vigilâncias às produções vidiáticas do youtube, vídeos que circulam em whatsapp aos gifs, compreendendo também filmes, documentários e curta-metragens brasileiros e internacionais. O PSINEMA: corpo, audiovisualidades e psicanálise é um espaço de formação em Pesquisa, Ensino e Extensão, que se firma sobre as bases da divulgação da ciência, sob a forma de difusão nas redes sociais, produção de vídeos de acesso gratuito dos encontros e publicações.

Para mais informações, clique aqui.